Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Fórum discute aplicações e destino do software livre

3 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 592 vezes

da Folha Online

Em meio a 3.000 participantes envolvidos com tecnologia da informação, programação e internet, um tema chamou a atenção na terceira edição do Fórum Internacional de Software Livre, que aconteceu em Porto Alegre na semana passada: urnas eletrônicas.

Para Evandro Oliveira, consultor da ONU para assuntos eleitorais, o software utilizado na votação eletrônica brasileira, de código fechado, contribui para tornar inseguro o processo eleitoral.

Durante o Fórum, Oliveira ministrou a palestra "La Garantia Soy Yo - Sistemas de Alto Risco e os Programas de Código Aberto: o Caso do Sistema Eleitoral Brasileiro". Para ele, se a urna eletrônica usasse software de código aberto e qualquer um tivesse acesso às suas linhas de programação, as eleições seriam mais transparentes.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a urna eletrônica tem um sistema operacional que não pode ter suas linhas de programação reveladas por ser um programa comercial.

Outros assuntos debatidos incluíram as vantagens do software livre do ponto de vista econômico, tecnológico e filosófico, além de temas técnicos como programação em PHP e Java.

Entre os palestrantes, estavam grandes nomes do mundo da tecnologia da informação, como Bob Chassell, fundador da Free Software Foundation, e Patrick Staken, da Nasa (agência espacial norte-americana).


Tags deste artigo: fisl2002
Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/411

Eventos de Software Livre no Brasil