Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

fisl11 Sucesso da Implantação do Broffice no Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso

23 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 975 vezes
O evento comunitário conduzido por Edmar Marangon, Gustavo Pacheco e Claudio Ferraz apresentou o caso da migração para Broffice no TCE-MT. Desde 2002 o TCE vem substituindo os programas proprietários de escritório pelo Broffice, e segundo Edmar Marangon, com um grau muito alto de sucesso. Os pontos críticos foram a resistência dos usuários às mudanças, o que requereu muita capacitação e treinamento, e a possibilidade de contar com o apoio direto da comunidade Broffice.org. Segundo Gustavo Pacheco, a parceria foi benéfica para ambos, uma vez que o TCE também contribui com código, tendo criado uma extensão para inserção de imagens em lotes, em documentos, e que hoje esta disponível para instalação no repositório de extensões do próprio Broffice.

O especialista em Broffice Claudio Ferraz, do TCE, é a pessoa responsável pelo suporte à suíte dentro do TCE. Quando o problema a ser resolvido vai além do conhecimento adquirido pela equipe do próprio TCE, o Tribunal recorre à comunidade Broffice. Segundo Edmar Marangon, o modelo tem sido bem sucedido e o Tribunal pretende tornar-se um centro de excelência em software livre na administração pública.

AddPics - Adicione figuras em documentos opendocument

A extensão está disponível em http://extensions.services.openoffice.org/pt-br/project/AddPics. É licenciada pela LGPL e permite a inserção de páginas escaneadas em orientação retrato ou paisagem em documentos do Broffice, mantendo a orientação correta para cada página.

Por Bruno Buys, Dicas-L

Data de Publicação: 22 de Julho de 2010


Tags deste artigo: fisl2010

Eventos de Software Livre no Brasil