Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Crescimento da comunidade Linux no mundo é tema de palestra

3 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 443 vezes

A história e o crescimento da comunidade Linux em todo o mundo foram o tema da palestra do chefe de conhecimento e administrador da empresa Matrix.net, Peter Salus, na manhã deste sábado (04), último dia das atividades que reuniram cerca de três mil pessoas no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, durante o III Fórum Internacional de Software Livre.

Salus comemorou a grande participação no evento ao lembrar que a primeira reunião sobre software livre, realizada em 1996, que reuniu menos de 100 pessoas para discutir a difusão dos programas com códigos abertos e compartilhar informações. "Este encontro demonstra o crescimento da comunidade Linux e do software livre", afirmou. Ele reforçou a filosofia dos de fensores deste tipo de tecnologia. "Não guardamos nosso conhecimento num cofre, nós queremos dividi-lo". Em setembro, o Linux completa 11 anos de sua criação.

O início da era da computação e o surgimento das primeiras empresas e programas na área têm como marco a segunda metade da década de 50, relembrou Salus, quando um computador ocupava uma sala inteira. Ele destacou que em 1955 a IBM promoveu a primeira reunião entre usuários para trocar informações sobre software e hardware. "Essa idéia de compartilhamento é fundamental para a evolução da tecnologia e é para isto que estamos aqui hoje" afirmou o administrador. Para Salus, o envolvimento dos usuários foi peça fundamental no desenvolvimento dos computadores nos últimos 25 anos.

Em sua palestra, Salus falou sobre o surgimento do programa Unix, em 1969, um sistema criado por um grupo de programadores, com uma linguagem bem mais simplificada e acessível e que podia ser rodado em computadores de pequeno porte. O uso em uma escala maior deste programa ocorreu um ano após seu lançamento, com uma demanda do departamento jurídico de um grande laboratório americano que precisava de um programa que funcionasse como um editor de texto, substituindo as máquinas de escrever. A partir de um encontro de usuários de Unix em 1974, realizado para resolver os problemas que o programa apresentava, a rede de usuários começou a expandir para diversas parte do mundo.

O debate sobre software livre surgiu, de acordo com Salus, a partir de uma nova reunião da associação de usuários de Uniux, em 75, no Canadá, quando foi discutido os altos preços cobrados pelas licenças dos programas. Em 1991, foi lançado o Linux 0,01. Para Peter Salus, uma das principais vantagens do Linux é a possibilidade que este programa oferece de ser modificado e usado por qualquer pessoa.

Através de metáforas e transparências com fotos de pingüins - símbolo do Linux - Salus afirmou que o programa tem grandes inimigos, mas que nem isso impediu o crescimento dos seus adeptos e dele tornar-se um negócio rapidamente.


Tags deste artigo: fisl2002
Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/400

Eventos de Software Livre no Brasil