Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Autoridades destacam a liberdade na abertura oficial do fisl11

22 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1049 vezes

Abertura1O 11º Fórum Internacional Software Livre - fisl 11, foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (21), às 18h30min. A cerimônia teve a participação de várias autoridades, entre elas o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, e a deputada federal Manoela D'Avila.

Em seu pronunciamento de abertura a Coordenadora-Geral da Associação Software Livre.Org, Virgínia Ferreira, entidade organizadora do fisl, destacou o crescimento o que o evento e o software livre tiveram ao longo dos anos. "Que todos encontrem as oportunidades pelas quais buscam e que ao saírem daqui, levem consigo aprendizado e conhecimentos para compartilhar com a sociedade."

A Deputada Federal Manuela D'Ávila parabenizou a organização do evento que conquistou um importante espaço para o debate sobre a utilização do software livre e tecnologias. "Precisamos de tecnologia livre, mas para isso, precisamos antes de uma sociedade livre", salientou.

Representando a Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, o vereador Nelci Tessaro reiterou a importância da luta pela liberdade de informação. "Informação é cidadania e este evento é mais um passo para chegarmos à liberdade total".

Conforme o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, as tecnologias, embora difundidas, ainda não estão popularizadas. "A área tecnológica é fundamental para a transformação democrática de nossa cidade. Queremos avançar para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária".

O presidente do SERPRO, também Coordenador do Comitê de Implementação de Software Livre no Governo Federal, Marcus Mazoni, salientou a evolução do fisl nesses 11 anos, lembrando que "existem pessoas que pensam diferente, de uma forma colaborativa". Para Mazoni, "a partir disso o evento foi transformado numa verdadeira nação de referência no que diz respeito á qualidade no debate do desenvolvimento do software livre".

Também participaram da cerimônia de abertura Corinto Meffe, representando o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fred Maia, do Ministério da Cultura, Antenor Corrêa, do Ministério de Ciência e Tecnologia, professor Alexandre Agustini, da PUCRS, Clarice Copetti, presidente interina da Caixa Econômica Federal, Sérgio Rosa, diretor da COBRA Tecnologia, Geraldo Afonso Dezena da Silva, vice-presidente de Tecnologia do Banco do Brasil, Sady Jacques, embaixador da Associação Software Livre.Org, Júlio César Ferst, secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Antonio Feiten, gerente de TI da Empresa de Correios e Telégrafos.

O fisl11 está sendo realizado no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, até sábado, 24 de julho.

Foto Flávia de Quadros

Por Sérgio Stock


Tags deste artigo: fisl2010

Eventos de Software Livre no Brasil