Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

ASL e Prefeitura lançam o 11º Fórum Software Livre

14 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 966 vezes

4c3e0ec7e48a63O 11º Fórum Internacional Software Livre - fisl11, que ocorrerá de 21 a 24 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS, foi lançado nesta quarta-feira, 14, em solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal. Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o município e a Associação de Software Livre.org (ASL.org), organizadora do evento, além de um convênio com a Procempa, que irá garantir a conectividade do evento. (Veja fotos) (Veja vídeo)

O prefeito José Fortunati destacou a importância da parceria para a realização do maior evento sobre software livre da América Latina. “É o momento para a atualização dos conhecimentos sobre o uso de software de código aberto em diversas áreas. O fórum tem a capacidade de pensar o presente e projetar o futuro, ajudando no desenvolvimento e transformação da cidade”, afirmou.

Fortunati ressaltou ainda o interesse de Porto Alegre de ser uma cidade inovadora. “É impossível pensar o futuro sem pensar nas novas tecnologias da informação”, destacou. O prefeito citou como exemplo a inclusão das escolas municipais, como a Marcirio Loureiro, que faz parte do Projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares, da Secretaria Municipal de Educação (Smed). “O projeto propicia o cruzamento da educação com a comunicação por meio da utilização de tecnologia digital”, disse Fortunati.

A solenidade contou com a presença do embaixador do fisl, Sady Jacques, da  coordenadora da ASL.org, Virgínia Ferreira, do diretor-presidente da Procempa, André Imar, dos secretários municipais de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto; da Cultura, Sergius Gonzaga; do Turismo, Luiz Fernando Moraes; do Meio Ambiente, Professor Garcia; do Gabinete de Inovação e Tecnologia (InovaPOA), Newton Braga Rosa; da Companhia Carris Porto-Alegrense, João Pancinha; da Educação, Cleci Jurach; e do Gabinete de Comunicação Social, Flávio Dutra. 

Termo de Cooperação Técnica - O documento prevê que serão disponibilizados espaços culturais na Usina do Gasômetro; o plantio de 500 mudas no Calçadão do Lami como compensação ambiental; quatro viagens da Linha Turismo, no dia 23 de julho, com saída do local do evento, desconto de 20% na compra do ingresso no estande da prefeitura, além de 20 cortesias que serão sorteadas; mapas da cidade e das linhas de ônibus, com funcionários prestando informações. Toda a participação da prefeitura pode ser acompanhada no estande que será montado no evento.

Para garantir a conectividade do fisl, a Procempa vai disponibilizar a hospedagem de servidores virtualizados em seu DataCenter, a transmissão da Rádio e da TV Software Livre e a conexão do sinal wireless Procempa Livre e Gratuita para todos os participantes do fórum. Ao total, serão oferecidos até 50 Mbps (megabits por segundo) de banda de acesso à Internet, sendo 20 Mbps exclusivos para o local do evento.

Histórico - Desde 2000, o Fórum Internacional Software Livre (fisl) proporciona aos participantes uma discussão política, social e técnica sobre software livre. Neste ano, chega à 11ª edição reunindo palestras, discussões e novidades do mundo do software de código aberto. É considerado o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo.

A maioria dos principais nomes do software livre no mundo estará presente no fisl11, entre eles o administrador de sistemas do Google na Suíça, Michael Hanselmann, que trabalha no desenvolvimento do projeto Ganeti, e Carlos Donizete (Coringao), que falará sobre o Ubuntu. Acompanhe as notícias pelo site www.fisl.org.br


Tags deste artigo: fisl2010

Eventos de Software Livre no Brasil