A Mozilla Foundation, empresa criadora do popular navegador Firefox, anunciou hoje (26) que começará a desenvolver um sistema operacional focado para o mundo móvel. O embrionário sistema se chamará Boot to Gecko (B2G).
A proposta do sistema é dar foco maior aos padrões abertos da web, criando lojas e aplicações que não sejam obrigatoriamente úteis em apenas um sistema operacional, como é o caso do iOS, da Apple, e do Android, do Google. Para a Mozilla, as ferramentas abertas podem ser uma alternativa competitiva ao formato atual, que depende de kits de desenvolvimento fornecidos pelas empresas.
Segundo Andreas Gal, engenheiro da Mozilla que vai liderar o projeto, o B2G ainda está em fase inicial e ainda há poucos detalhes sobre como ele será desenvolvido. "Algumas ideias ainda estão apenas em nossas cabeças", escreveu Gal na mensagem que abre o site do B2G.
* fonte: Folha de S. paulo
1Um comentário
Não é um SO para dispositivos móveis
É a mesma idéia do Java (depois copiada pelo .NET): criar uma Virtual Machine que rode a partir do navegador, expondo as APIs nativas dos dispositivos uniformemente para o desenvolvedor.
Repito: NÃO É UM SO PARA SMARTPHONES E TABLETS