Universidade Estadual de Goiás realiza segunda etapa do maior evento de propagação de tecnologias livres do interior goiano
Será realizado em Anápolis, no próximo sábado (03/09), a segunda etapa do Circuito Goiano de Software Livre (CGSL). Para esta edição, que será realizada em Anápolis, são esperados aproximadamente 200 inscritos, dentre professores, estudantes, profissionais de TI e comunidade em geral.
O CGSL é um evento que percorrerá os municípios sede das dez regiões de planejamento do Estado de Goiás, com o objetivo de disseminar o Software Livre e descentralizar as discussões sobre as tecnologias livres e a atuação das comunidades no interior goiano, além de potencializar as políticas públicas voltadas para o setor de Tecnologia da Informação (TI).
O coordenador de tecnologia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), André Luiz Soares, conta que esta ação é motivada pela lei no 15.425, de 18 de outubro de 2005. “A Universidade está se antecipando as orientações que advirão, e projetos como o Circuito Goiano de Software Livre são um espaço a mais de discussão técnica, política e social sobre o assunto em Goiás”, argumentou.
Além da discussão técnica, o Circuito Goiano de Software Livre é considerando também uma maneira de difundir as comunidades pelo interior do Estado, e desta forma potencializar negócios baseados em Software Livre. A analista de sistemas na UEG, Melina Dias, acredita que o evento é estratégico, “pois oferece para todas as regiões de Goiás uma gama de atividades pouco comuns, como palestras, exposições e oficinas, além de investir na qualificação e conhecimento local e descentralizado”, acredita.
O Circuito Goiano de Software Livre é realizado pela UEG em parceria com a Associação Software Livre de Goiás (ASL-GO). Nesta edição, o evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Anápolis, Revista Espírito Livre e da comunidade Anapolivre.
As inscrições para todas as etapas do Circuito são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal do Software Livre de Goiás, no endereço www.softwarelivre.goias.gov.br