Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Brasil ganha portal de curso de inglês a distância para TI, e gratuito!

3 de Setembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5152 vezes

O déficit de profissionais de tecnologia da informação (TI) no mercado brasileiro, atualmente estimado em mais de 70 mil pelo Observatório Softex (Unidade de Estudos e Pesquisas da Sociedade), fez com que a IBM Brasil desse mais um passo no sentido de contribuir para a formação de mão-de-obra. A empresa, bem como o mercado brasileiro, enfrentam não só a falta de profissionais especializados, mas também um outro problema: a carência de profissionais que falam inglês.

Diante deste cenário, a IBM decidiu investir na criação de um curso de inglês à distância. Chamado de ‘English4Smart’, é totalmente gratuito e feito especificamente para estudantes de TI. O curso, assim como temas ligados à área, ficarão hospedados no portal ‘TI Smart’ (www.ti-smart.com.br), lançado pela companhia com apoio de parceiros.

O ‘English4Smart’ é voltado ao inglês utilizado no mundo dos negócios e seu conteúdo foi desenvolvido pelo instituto de idiomas União Cultural Brasil Estados Unidos, que também irá disponibilizar certificados digitais aos participantes.

“Para ingressar em uma empresa globalmente integrada como a IBM não basta que o candidato conheça tecnologia, é necessário estar ao menos no nível intermediário de inglês. Uma das áreas que mais geram oportunidades de emprego na IBM é a de exportação de serviços. Por isso, o conhecimento do inglês é fundamental. É importante acelerar a formação dos profissionais para acompanhar o crescimento do mercado”, afirma Edson Luiz Pereira, gerente de parcerias educacionais da IBM Brasil.

Para que esse não fosse apenas mais um curso à distância e atingisse o público-alvo desejado, os parceiros adotaram diversas medidas e enfrentaram desafios. O primeiro foi desenvolver um aplicativo, software de e-learning com reconhecimento de voz, adequado aos equipamentos das instituições de ensino brasileiras.

A ferramenta, nomeada de Ivela - Internet Voice e-Learning Application -, foi construída pela UFC (Universidade Federal do Ceará) em plataforma aberta, com distribuição livre. Outro diferencial deste projeto é que ele será vinculado a parcerias com instituições de ensino que oferecem cursos de TI, justamente para atingir o público-alvo da IBM e do próprio mercado. A primeira instituição a fechar acordo com a IBM foi o Centro Paula Souza, referência em cursos técnicos e tecnológicos no nível médio e superior.

De acordo com Edson Luiz Pereira, o Centro Paula Souza é um parceiro estratégico, já que possui mais de 35 mil alunos em cursos de TI. "Os estudantes poderão fazer o curso de inglês como uma atividade complementar ao conteúdo que já é oferecido pela instituição de ensino, e chegar muito mais preparado ao mercado”. Por meio de uma senha individual, o aluno poderá acessar o conteúdo a partir de qualquer localidade, seja em sua residência ou em lan houses.

A empresa pretende firmar parcerias com outras instituições de ensino em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Entre os critérios adotados para selecionar as universidades parceiras está a necessidade da instituição oferecer um curso de formação profissional para o setor de TI de qualidade e atualizado.

O portal ‘TI-Smart', além de hospedar o curso de inglês online, também terá atrativos como: Depoimento de profissionais que atuam na área, estudos de casos de soluções e anúncios de vagas de empregos da IBM e de parceiros de negócios. Os interessados nas ofertas de vagas poderão, inclusive, cadastrar seus currículos no próprio portal. O site também disponibilizará cursos de ensino à distância em TI, em diversas modalidades, sendo que alguns são abertos ao público em geral (nível básico), e outros de acesso restrito que necessitam de senha (nível avançado).

Ambos os projetos foram idealizados para usufruir de benefícios de leis de incentivos fiscais. Tanto o portal quanto o curso de inglês foram desenvolvidos em conjunto com a Flextronics, empresa parceira da IBM para fabricação de máquinas, sendo viabilizados pela Lei da Pesquisa e Desenvolvimento. E também o Funcria, fundo criado para proteção de crianças e adolescentes, cuja a intermediadora é a Prefeitura de Hortolândia, cidade na qual está situado o Centro de Tecnologia da IBM Brasil.

Site: www.ti-smart.com.br

* fonte: Convergência Digital


Fonte: Vitorio Furusho

33 comentários

  • Newbuddy minorMachado
    3 de Setembro de 2010, 12:53

    http://www.aprendendoingles.com.br/

    Vale a pena ver o sítio do www.​apre​nden​doin​gles​.com​.br/ que já tá na "estrada" há anos e é mantido por Rubens Q , da dicas-l(com colaboradores?).

    Não é curso, mas tem conteúdo bem prático e útil.


  • B8754ffc8bb0156863430fc82f4c4fe8?only path=false&size=50&d=404Gilberto Cabral(usuário não autenticado)
    3 de Setembro de 2010, 15:05

    Elogios

    Olá! é dessas iniciativas que estamos necessitando no Brasil, a IBM está de parabéns.


  • 218152ec1f7c61f35d04a1c2c5f317ed?only path=false&size=50&d=404Leandro Santos(usuário não autenticado)
    8 de Setembro de 2010, 7:59

    Grande Iniciativa

    Caros, Vejo tud isso com uma grande iniciativa, vejo como uma forma de ampliar mais o mercado de profissionais na área de TI, que ainda precisamos e muitos de profissionais qualificados.


Eventos de Software Livre no Brasil