Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Arrastão em Fotos

SECTI-BAHIA

redirection forbidden: http://www.secti.ba.gov.br/index.php?format=feed&type=rss -> https://www.secti.ba.gov.br/index.php?format=feed&type=rss

Nenhum artigo selecionado ainda.

Pensar Filmes

Tela cheia
 Feed RSS

Semana Cultural de Pintadas 2010

10 de Abril de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

De 03 a 09 de maio de 2010

As Semanas Culturais fazem parte do calendário cultural do município e da região pela intensidade de atores que vem envolvendo direto e indiretamente na comunidade local e em mais 30 municípios que participaram das últimas edições.

Início dia 03 de maio de 2010, às 9h. Encerramento dia 09 de maio à noite com o Bando Virado no MóHi de Coentro.


Programação da Semana Cultural de Pintadas

20 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Sexta-feira, 07 de maio de 2010

Das 9h às 17h - Oficina Artística de Hip Hop

9h - Feira e Exposição de Arte - Rede Pintadas

9h - Módulo Prático do Curso de Cinema Pensar Filmes

19h - 6º Festival Regional de Sambadores e Sambadeiras - Grupos: Grupo Alto do Capim – Quixabeira; Roda de Samba Gavião Cultura Viva – Gavião; Sambadores de Pintadas; Grupo Azulão – Pintadas; Sambadores de São José do Jacuípe; Grupo Pavão Dourado – Serrinha; e, Sambadores de Nova Fátima.

____________________________________________________________________

Sábado, 08 de maio de 2010

9h - Feira e Exposição de Arte

9h - Módulo do Curso de Cinema Pensar Filmes

18h - Canto do Boi Roubado

19h - 6º Festival Regional de Sambadores e Sambadeiras - Grupos: João de Sabino e Grupo – Mairi; Sambadores de Pé de Serra; Sambadores de Baixa Grande; Samba Riachão - Riachão do Jacuípe; Cavaquinho de Ouro - Capela do Alto Alegre; e, Grupo União – Ipirá,

____________________________________________________________________

Domingo, 09 de maio de 2010

8h - Apresentação dos resultados da Oficinas de Hip Hop, Percussão, Artes Plásticas e Teatro;

9h - 7º Fórum Regional de Cultura e Comunicação com participações confirmadas: Márcio Meireles – Secretário de Cultura da Bahia, Edmundo Filho – Coordenador de Rádio da Agecom, Pola Ribeiro – Diretor Geral do Irdeb, Neusa Cadore – Deputada Estadual, Del Feliz – músico, Valcyr Rios – Prefeito de Pintadas e Presidente do Codes da Bacia do Jacuípe.

9h - Feira e Exposição de Arte

19h - Shows de Encerramento: Bando Virado no Móhi de Coentro, Dinho Oliveira & Raciocínio Lento, Afro Minha Cor, e a Percussão Pintadas Cultura Viva do Ponto de Cultura;

  • Todas as atividades serão na Praça 2 de Julho, na sede da Companhia de Artes Cênicas Rheluz

  • Atualizada em 06 de abril, às 22h - a programação ainda poderá sofrer alterações



Bando Virado No Móhi de Coentro fará o encerramento da Semana Cultural de Pintadas

15 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Bando Virado No Mói de Coentro

O bando Virado no Mohi de Coentro será a atração de encerramento da 8ª Semana Cultural de Pintadas no dia 9 de maio, aniversário do município.

Em meados de 2001, o “Bando” nasceu com a proposta de difundir a cultura musical do Nordeste, mantendo a legitimidade melódica, mas incorporando instrumentos que propõem uma releitura da tradicional música nordestina, dando ênfase aos pífanos e a guitarra.



Rheluz divulga VT do Festival de Sambadores

15 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
VT 6º Festival Regional de Sambadores em Pintadas

VT de divulgação do 6º Festival Regional de Sambadores em Pintadas
Data: 07 a 09 de maio de 2010

Imagens: Arquivo Pensar Filmes
Roteiro e direção: Vandelson Gonçalves
Edição: Leandro Mendes
Narração: Paulo Marcos

Assista o VT

 

Últimos Vídeos do Pensar Filmes:

Reportagens
Text-htmlReportagens do Carnaval de Várzea do Poço 2010
Text-html400 estudantes participam da primeira turma do Centro Educacional de Ciências de Serrinha
Text-htmlArtesanato transforma-se em fonte de renda na comunidade de Peixe em Capim Grosso
Text-htmlMulheres de diversos países trocam experiências em Pintadas
Text-htmlBanda de Latas de Pé de Serra ensina música e cidadania para crianças e adolescentes do Sertão da Bahia
Text-htmlFestival de Violeiros movimenta o cenário cultural em Capela do Alto Alegre
Text-htmlRHELUZ se prepara para os desafios dos próximos anos

Vídeo: Festival de Música movimenta a cultura em Pintadas

Até o mês de setembro os músicos do município de Pintadas poderão participar do 1º Festival de Música Canto da Terra.

O evento organizado pela Secretária de Cultura do Município já teve a primeira etapa realizada no dia 10 de abril.

Os artistas locais subiram ao palco para mostrar canções próprias ou de compositores locais.

Assista a reportagem



Rheluz anuncia a realização do 6º Festival de Sambadores

10 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O evento ocorrerá no mês de maio no município de Pintadas e terá a participação de 12 grupos de sambadores da Bacia do Jacuípe e contará com o apoio do Programa BNB de Cultura.

Relise_festival

Pintadas-BA:
A Companhia de Artes Cênicas Rheluz anunciou que o 6º Festival Territorial de Sambadores da Bacia do Jacuípe acontecerá de 07 a 09 de maio de 2010, no município de Pintadas-BA. Com o apoio do Programa BNB de Cultura do Banco do Nordeste e do BNDS. O evento pretende reunir 12 grupos de sambadores, gravar um CD e produzir um vídeo documentário sobre o Samba.

Realizado desde 2004, junto com as Semanas Culturais, o Festival de Sambadores tem sido uma das mais importantes ações de fortalecimento da cultura popular no Território da Bacia do Jacuípe. A iniciativa nasceu da reivindicação da própria comunidade e hoje é um referencial para todos os grupos e sambadores da região que tem legitimado a cada ano a sua importância enquanto um potencial espaço de promoção do Samba Rural.

Nos últimos anos a Companhia Rheluz com a parceria da Secretária Municipal de Cultura de Pintadas também tem realizado Encontros de Sambadores no interior do município promovendo o intercâmbio entre as comunidades e proporcionando o aprimoramento artístico dos grupos locais.

Saiba mais - A Companhia de Artes Cênicas Rheluz é fruto do movimento da juventude protagonista de Pintadas que encontrou na Arte a expressão de seus anseios e sonhos, fazendo dela uma importante ferramenta de intervenção política por uma sociedade participativa, mais humana e justa.

Desenvolve em Pintadas e em outros municípios do Território Bacia do Jacuípe em parceria com outras entidades e principalmente com o Poder Público uma série de ações fomentadoras e revitalizadoras do potencial artístico, cultural e social, explorando tanto as linguagens elaboradas, quanto às manifestações e expressões da cultura popular.

Vídeo: Conheça o Festival Regional de Sambadores em Pintadas

Conheça o Festival Regional de Sambadores em Pintadas

Vídeo produzido pelo Núcleo Pensar Filmes em 2008

Assista



Programa BNB de Cultura apoia o 6º Festival Regional de Samabadores durante a Semana de Cultura de Pintadas

10 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Edição 2010 - Parceria BNDES

Apresentação

O Programa BNB de Cultura foi criado pelo Banco do Nordeste em 2005, com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos disponíveis para financiamento de ações culturais, desenvolvidas em benefício da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, sua área de atuação. Durante suas cinco edições foram patrocinados 873 projetos, beneficiando diretamente 437 municípios.

O Programa BNB de Cultura vem priorizando a cultura do Nordeste e a do norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, considerando que estão inseridas na cultura brasileira e universal. De acordo com as políticas do Governo Federal para a cultura, o programa está focado na facilitação do acesso da comunidade aos bens culturais, na formação de novas platéias e de cidadãos críticos e conscientes, na ampliação e na democratização das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, bem como na promoção e proteção da diversidade das expressões culturais.

O Programa foi estruturado tendo como base quatro princípios básicos: interesse da região, uma vez que o Banco do Nordeste é o principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento do Nordeste; acesso democrático a todos que fazem parte da cadeia produtiva da cultura, com igualdade de possibilidades; transparência do processo de seleção, oferecendo a todos as informações acerca dos critérios de seleção e da metodologia de análise; e finalmente, acompanhamento que permita o cumprimento dos objetivos de cada ação e do programa como um todo.

Foram essas características, bem como os resultados obtidos, que promoveram a aproximação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), hoje copatrocinador do Programa.

Desde 1995 o BNDES utiliza recursos não-reembolsáveis para apoiar projetos culturais, prioritariamente em investimentos na preservação do patrimônio histórico nacional e na produção audiovisual. Hoje, pela regularidade e pelo montante de recursos já investido, o BNDES é o maior investidor do país no segmento de Patrimônio Histórico e o segundo maior no de Audiovisual.

A participação no Programa BNB de Cultura atende à diretriz adotada pelo BNDES de promover a descentralização territorial da oferta de bens culturais, aproveitando a maior capilaridade do Programa no apoio a projetos culturais no Nordeste e demais áreas de atuação do BNB.

Essa parceria contribuirá, sobremaneira, para a ampliação dessa possibilidade de concretização de ações pensadas pelos protagonistas da cultura, situados nos mais diversos municípios da área de atuação do BNB, principalmente naqueles menos providos de atividades culturais.



Tags deste artigo: pintadas semana cultural jacuípe arte