De 03 a 09 de maio de 2010
As Semanas Culturais fazem parte do calendário cultural do município e da região pela intensidade de atores que vem envolvendo direto e indiretamente na comunidade local e em mais 30 municípios que participaram das últimas edições.
Início dia 03 de maio de 2010, às 9h. Encerramento dia 09 de maio à noite com o Bando Virado no MóHi de Coentro.
Programação da Semana Cultural de Pintadas
20 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaSexta-feira, 07 de maio de 2010
Das 9h às 17h - Oficina Artística de Hip Hop
9h - Feira e Exposição de Arte - Rede Pintadas
9h - Módulo Prático do Curso de Cinema Pensar Filmes
19h - 6º Festival Regional de Sambadores e Sambadeiras - Grupos: Grupo Alto do Capim – Quixabeira; Roda de Samba Gavião Cultura Viva – Gavião; Sambadores de Pintadas; Grupo Azulão – Pintadas; Sambadores de São José do Jacuípe; Grupo Pavão Dourado – Serrinha; e, Sambadores de Nova Fátima.
____________________________________________________________________
Sábado, 08 de maio de 2010
9h - Feira e Exposição de Arte
9h - Módulo do Curso de Cinema Pensar Filmes
18h - Canto do Boi Roubado
19h - 6º Festival Regional de Sambadores e Sambadeiras - Grupos: João de Sabino e Grupo – Mairi; Sambadores de Pé de Serra; Sambadores de Baixa Grande; Samba Riachão - Riachão do Jacuípe; Cavaquinho de Ouro - Capela do Alto Alegre; e, Grupo União – Ipirá,
____________________________________________________________________
Domingo, 09 de maio de 2010
8h - Apresentação dos resultados da Oficinas de Hip Hop, Percussão, Artes Plásticas e Teatro;
9h - 7º Fórum Regional de Cultura e Comunicação com participações confirmadas: Márcio Meireles – Secretário de Cultura da Bahia, Edmundo Filho – Coordenador de Rádio da Agecom, Pola Ribeiro – Diretor Geral do Irdeb, Neusa Cadore – Deputada Estadual, Del Feliz – músico, Valcyr Rios – Prefeito de Pintadas e Presidente do Codes da Bacia do Jacuípe.
9h - Feira e Exposição de Arte
19h - Shows de Encerramento: Bando Virado no Móhi de Coentro, Dinho Oliveira & Raciocínio Lento, Afro Minha Cor, e a Percussão Pintadas Cultura Viva do Ponto de Cultura;
-
Todas as atividades serão na Praça 2 de Julho, na sede da Companhia de Artes Cênicas Rheluz
-
Atualizada em 06 de abril, às 22h - a programação ainda poderá sofrer alterações
Bando Virado No Móhi de Coentro fará o encerramento da Semana Cultural de Pintadas
15 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO bando Virado no Mohi de Coentro será a atração de encerramento da 8ª Semana Cultural de Pintadas no dia 9 de maio, aniversário do município.
Em meados de 2001, o “Bando” nasceu com a proposta de difundir a cultura musical do Nordeste, mantendo a legitimidade melódica, mas incorporando instrumentos que propõem uma releitura da tradicional música nordestina, dando ênfase aos pífanos e a guitarra.
Rheluz divulga VT do Festival de Sambadores
15 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaVT de divulgação do 6º Festival Regional de Sambadores em Pintadas
Data: 07 a 09 de maio de 2010
Imagens: Arquivo Pensar Filmes
Roteiro e direção: Vandelson Gonçalves
Edição: Leandro Mendes
Narração: Paulo Marcos
Assista o VT
Últimos Vídeos do Pensar Filmes:
Vídeo: Festival de Música movimenta a cultura em Pintadas
Até o mês de setembro os músicos do município de Pintadas poderão participar do 1º Festival de Música Canto da Terra.
O evento organizado pela Secretária de Cultura do Município já teve a primeira etapa realizada no dia 10 de abril.
Os artistas locais subiram ao palco para mostrar canções próprias ou de compositores locais.
Assista a reportagem
Rheluz anuncia a realização do 6º Festival de Sambadores
10 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO evento ocorrerá no mês de maio no município de Pintadas e terá a participação de 12 grupos de sambadores da Bacia do Jacuípe e contará com o apoio do Programa BNB de Cultura.
Pintadas-BA: A Companhia de Artes Cênicas Rheluz anunciou que o 6º Festival Territorial de Sambadores da Bacia do Jacuípe acontecerá de 07 a 09 de maio de 2010, no município de Pintadas-BA. Com o apoio do Programa BNB de Cultura do Banco do Nordeste e do BNDS. O evento pretende reunir 12 grupos de sambadores, gravar um CD e produzir um vídeo documentário sobre o Samba.
Realizado desde 2004, junto com as Semanas Culturais, o Festival de Sambadores tem sido uma das mais importantes ações de fortalecimento da cultura popular no Território da Bacia do Jacuípe. A iniciativa nasceu da reivindicação da própria comunidade e hoje é um referencial para todos os grupos e sambadores da região que tem legitimado a cada ano a sua importância enquanto um potencial espaço de promoção do Samba Rural.
Nos últimos anos a Companhia Rheluz com a parceria da Secretária Municipal de Cultura de Pintadas também tem realizado Encontros de Sambadores no interior do município promovendo o intercâmbio entre as comunidades e proporcionando o aprimoramento artístico dos grupos locais.
Saiba mais - A Companhia de Artes Cênicas Rheluz é fruto do movimento da juventude protagonista de Pintadas que encontrou na Arte a expressão de seus anseios e sonhos, fazendo dela uma importante ferramenta de intervenção política por uma sociedade participativa, mais humana e justa.
Desenvolve em Pintadas e em outros municípios do Território Bacia do Jacuípe em parceria com outras entidades e principalmente com o Poder Público uma série de ações fomentadoras e revitalizadoras do potencial artístico, cultural e social, explorando tanto as linguagens elaboradas, quanto às manifestações e expressões da cultura popular.
Vídeo: Conheça o Festival Regional de Sambadores em Pintadas
Conheça o Festival Regional de Sambadores em Pintadas
Vídeo produzido pelo Núcleo Pensar Filmes em 2008
Assista
Programa BNB de Cultura apoia o 6º Festival Regional de Samabadores durante a Semana de Cultura de Pintadas
10 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEdição 2010 - Parceria BNDES
Apresentação
O Programa BNB de Cultura foi criado pelo Banco do Nordeste em 2005, com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos disponíveis para financiamento de ações culturais, desenvolvidas em benefício da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, sua área de atuação. Durante suas cinco edições foram patrocinados 873 projetos, beneficiando diretamente 437 municípios.
O Programa BNB de Cultura vem priorizando a cultura do Nordeste e a do norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, considerando que estão inseridas na cultura brasileira e universal. De acordo com as políticas do Governo Federal para a cultura, o programa está focado na facilitação do acesso da comunidade aos bens culturais, na formação de novas platéias e de cidadãos críticos e conscientes, na ampliação e na democratização das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, bem como na promoção e proteção da diversidade das expressões culturais.
O Programa foi estruturado tendo como base quatro princípios básicos: interesse da região, uma vez que o Banco do Nordeste é o principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento do Nordeste; acesso democrático a todos que fazem parte da cadeia produtiva da cultura, com igualdade de possibilidades; transparência do processo de seleção, oferecendo a todos as informações acerca dos critérios de seleção e da metodologia de análise; e finalmente, acompanhamento que permita o cumprimento dos objetivos de cada ação e do programa como um todo.
Foram essas características, bem como os resultados obtidos, que promoveram a aproximação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), hoje copatrocinador do Programa.
Desde 1995 o BNDES utiliza recursos não-reembolsáveis para apoiar projetos culturais, prioritariamente em investimentos na preservação do patrimônio histórico nacional e na produção audiovisual. Hoje, pela regularidade e pelo montante de recursos já investido, o BNDES é o maior investidor do país no segmento de Patrimônio Histórico e o segundo maior no de Audiovisual.
A participação no Programa BNB de Cultura atende à diretriz adotada pelo BNDES de promover a descentralização territorial da oferta de bens culturais, aproveitando a maior capilaridade do Programa no apoio a projetos culturais no Nordeste e demais áreas de atuação do BNB.
Essa parceria contribuirá, sobremaneira, para a ampliação dessa possibilidade de concretização de ações pensadas pelos protagonistas da cultura, situados nos mais diversos municípios da área de atuação do BNB, principalmente naqueles menos providos de atividades culturais.