Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Arrastão em Fotos

SECTI-BAHIA

Invalid feed format.

Nenhum artigo selecionado ainda.

Pensar Filmes

Tela cheia
 Feed RSS

Bacia do Jacuípe

30 de Março de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Boletim de Mobilização - Território Bacia do Jacuípe recebe sementes

10 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Prezados (as) Agentes Territoriais da Bacia do Jacuípe


A chuva chegou, graças a deus. O momento agora é de plantar para gerar renda no sertão. E neste sentido as sementes para doação à agricultura familiar já estão disponíveis no escritório da EBDA de Ipirá.


Ao todo serão 2.903 propriedades da agricultura familiar atendidas, o equivalente a 12% das propriedades do Território, com um total de 46.650 kg de sementes.

Pedimos por gentileza que representantes sindicais e secretários municipais de agricultura e/ou desenvolvimento entrem em contato com a EBDA de Ipirá para agendar uma data para que as sementes sejam pegas naquele município e a safra não fique prejudicada. Entrem em contato por telefone ou email (ebdaipira@yahoo.com.br)


Baixe aqui a tabela com a quantidade disponibilizada por município.


Aproveitando o ensejo, lembramos a todos e todas, com a finalidade de iniciarmos a mobilização, para a Conferência Territorial de Economia Solidária, que acontecerá dia 22 de abril, a partir das 08:30h em Capela do Alto Alegre.


Esta Conferência será muito importante para nós. A organização dos empreendimentos solidários é o primeiro passo para o fomento destes. E o fomento é um passo imprescindível para fortalecermos a geração de renda em nosso Território.


Nos próximos dias estaremos enviando o material para discussão na Conferência.


Atenciosamente,

Matteus Guimarães Martins

Secretário Executivo da Bacia do Jacuípe

E-mail: matteusmartins@yahoo.com.br



Pauta do GT de Educação do Codes da Bacia do Jacuípe

2 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

Prezados (as) Agentes Territoriais da Bacia do Jacuípe

Na última mensagem sobre os acontecimentos da Bacia do Jacuípe informamos sobre o Encontro Intermunicipal de Educação Contextualizada que o GT de Educação estará articulando no próximo dia 06 em Várzea do Poço.


Aqui buscamos fazer uma reflexão para cada um dos agentes territoriais, reflexão esta objetivando focarmos nossas ações no PTDS.

A pauta deste encontro do GT trará os seguintes pontos:


1) Discussão sobre educação contextualizada para a convivência com o semi Árido

a) Apresentação do Projeto “A Educação que a gente quer do jeito que a gente é”

Responsável: DIOCESE de Rui Barbosa


2) PDTS – Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável

a) Aprofundamento da discussão iniciada em Mairi

b) Estratégias adotadas para execução do Plano

c) Capitação de recursos – Possibilidades e caminhos


Atentemos para o fato de que ambos os pontos estão em consonância com a caminhada que vivemos, que é a construção e implementação do PTDS. Neste sentido, pedimos aos agentes que aprofundem a discussão, criando através dos GTs, as bases para a implementação do PTDS.


Não esperemos o financiamento macro, quando as fontes de financiamento estão aí ao nosso alcance e ávidas por boas parcerias como estas propostas por cada Eixo do Plano.


Agora no II Salão Territorial em Brasília, ocorrido entre os dias 22 a 25 de março, nosso Plano foi referenciado por alguns agentes presentes nas oficinas que tiveram a oportunidade de conhecer o mesmo antes das atividades. Admiraram a construção coletiva e a consistência das propostas.


Avante agentes territoriais! Vamos aprofundar nossas discussões e buscar os resultados.


Atenciosamente,


Matteus Guimarães Martins

Secretário Executivo da Bacia do Jacuípe

E-mail: matteusmartins@yahoo.com.br



Mulheres de diversos países trocam experiências em Pintadas

31 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

422

A deputada Neusa Cadore liderou o processo político e comunitário no município e suas ações na prefeitura ainda hoje são referências no mundo

Pintadas-BA - O município de Pintadas sediou o Intercâmbio Internacional de Mulheres da Rede Goots para compartilhar as suas experiências com pessoas de outros países. A Rede Pintadas, que congrega diversas entidades da sociedade civil, em 2009, ingressou na Groots Internacional, uma rede de mulheres internacional que tem a visão de desenvolver ao longo do tempo, um movimento que ofereça voz de poder e permita visões e iniciativas locais para as mulheres de base, atraindo parceiros a longo prazo proporcionando a criação de novas políticas para expandir e fortalecer as lideranças femininas.

A troca de experiência realizada de 29 a 31 de março de 2010, reuniu onze mulheres de países diferentes e as representantes locais. A peruana Ana Maria atua numa cooperativa com cerca de 1500 participantes em Lima no Peru. Ela explicou que veio a Pintadas conhecer a experiência que é referência no mundo. “Aqui as mulheres organizadas conseguiram muitas realizações. Percebemos que o rural daqui é muito parecido com o rural de lá e nos interessamos muito pela tecnologia de construção de cisternas para captação de água da chuva”, comentou.

Num seminário, nesta quarta-feira (31), a deputada estadual Neusa Cadore dividiu com as visitantes a sua experiência como líder política e comunitária em quase 30 anos de trabalho na comunidade. Com dois mandatos na prefeitura e um no legislativo do Estado, a parlamentar explicou que se sente realizada pelas conquistas das mulheres do município e pela referência que esta organização se tornou. “A luta das mulheres foi fundamental para que, em 2005, tornássemos o primeiro município do Nordeste brasileiro a universalizar o acesso a água através da cisterna de placas. É algo muito importante para nós que elegemos no primeiro governo, em 2007, o acesso a água como prioridade”, disse Cadore.

Nos três dias de intercâmbio as líderes femininas visitaram as diversas experiências de organização das mulheres no município e participaram de um encontro com as entidades que compõem a Rede Pintada.

Assista a reportagem do Núcleo Pensar Filmes



Mandato da Gente realiza oficina de elaborações de projetos culturais

31 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Mandato da deputada Neusa Cadore realiza mais uma oficina de elaboração de projetos cultura nos dias 06 e 07 de abril, no Centro de Treinamento de Líderes de Baixa Grande. A oficina é voltada para organizações culturais e artistas que desejem concorrer ao edital Pontinhos de Cultura, lançado pelo Ministério de Cultura e com inscrições abertas até o dia 22 de abril.

A oficina é gratuita e os interessados devem arcar com as despesas de alimentação e hospedagem que custam R$30,00 por dia. Mais informações entrar em contato com o assessor do Mandato da Gente Vandelson Gonçalves pelo email vandoreluz@yahoo.com.br ou pelo telefone (75) 8103-1986.

O Edital de Pontinhos Cultura Constitui vai premiar no valor de R$ 30.000 reais entidades sem fins lucrativos e instituições governamentais estaduais, distritais e municipais que atuem no desenvolvimento de projetos de caráter sócio-cultural, artístico, educacionais referentes a Crianças e Adolescentes, ou que estejam envolvidos em parceria com escolas, universidades públicas ou demais instituições com o objetivo de promover uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância e da adolescência, por meio de projetos e ações que assegurem seus direitos segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Fonte: www.neusacadore.com.br



Pintadas sedia intercâmbio internacional de mulheres

31 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Líderes femininas de vários países do mundo estão reunidas em Pintadas para discutir ações coletivas de enfrentamento às catástrofes mundiais que afligem a vida das mulheres e trocar experiências exitosas que vêm sendo implementadas nas suas respectivas áreas de atuação. O encontro teve início nesta segunda, 29, e termina nesta quarta-feira, 31, com uma mesa de debate formada pela deputada estadual Neusa Cadore, a Superintendente Regional da Companhia de Nacional de Abastecimento, Rosé Pondé, representante da Secretaria Estadual da Promoção da Igualdade e a coordenadora da GROOTS Internacional, entidade que organiza o evento.

A deputada Neusa Cadore vai abordar a experiência das mulheres na luta pela água em Pintadas na época em que foi ela prefeita do município, entre 1997 e 2003. O município de Pintadas foi o primeiro do Nordeste a efetivar a marca de 100% de água na zona rural do município em 2005. A parlamentar também vai tratar das políticas públicas que estão sendo implementadas no Brasil para a melhoria da qualidade de vida das mulheres.

A programação do encontro teve início com uma visita a cooperativa Ser do Sertão, que comercializa produtos dos empreendimentos rurais do município e a feira-livre do município. Logo em seguida o grupo se reuniu na sede do SICOOB Sertão para uma apresentação do trabalho desenvolvimento pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento de Pintadas (Rede Pintadas), que é composta por 11 associações do município.

A Groots Internacional é uma organização não governamental que reúne mulheres representantes de 30 países, entre os quais Peru, Guatemala, Índia, Uganda, Quênia, Estados Unidos, Filipinas e Brasil.

 

Fonte: www.neusacadore.com.br



Tags deste artigo: bacia do jacuípe