Reggae é de Paz: A identidade cultural negra em Conceição do Coité
A música Reggae exerce um papel de grande influência no cotidiano de várias comunidades da Sede do município de Conceição do Coité (BA). Essas músicas são cantaroladas pelas pessoas em suas mais simples atividades cotidianas. Tomando conhecimento desta importância da música na vida das pessoas, surge a urgente necessidade de saber como estes grupos utilizam a música Reggae no processo de afirmação e reafirmação das suas identidades. Sendo assim, os estudantes do Curso de Comunicação Social da UNEB Campus XIV, José Jurandi e Paulo Enselmo, como trabalho de conclusão do Curso, produziram o vídeodocumentário Reggae é de Paz, que evidencia o trabalho de uma pesquisa antropológica que vai desde o surgimento da comunidade negra no município, até os dias atuais. Constataram então, que Conceição do Coité teve muitos escravos que vieram para trabalhar na região, nas áreas de Sesmarias[i], “parece que passaram um rodo na história de Coité e essa realidade hoje é esquecida, ninguém lembra, ninguém homenageia, mas Coité teve muitos escravos” afirma a pesquisadora Nilzete Cruz.
Neste trabalho, os estudantes também dialogaram com diversos grupos relacionados com a temática da música Reggae no município, como o CPECC[ii], Revolution Reggae, Comunidade Rebanho de Israel, Grupo Amantes do Reggae (Sambaíba), Banda Quixanayah (Açude Itarandi) e diversos atores sociais que militam em defesa da causa negra na cidade. Este trabalho é muito importante, pois segundo o Professor universitário, Marcos Aurélio “ O Reggae é uma música diaspórica, o negro que houve o Reggae no Brasil, identifica-se com a causa do negro no Japão, na Europa, na África ou em qualquer outra parte do mundo”. É uma música que une as pessoas e na visão de Job Lima, fundador da Comunidade Rebanho de Israel “o Reggae é o desenrolar da própria vida”.
Este videodocumentário, segundo os seus idealizadores, contribuirá para acabar com o preconceito em relação à música Reggae, e os grupos pesquisados agora têm um registro audiovisual das suas atividades e este, através das novas tecnologias, como a internet ficará acessível à outros grupos de diversas regiões, servindo de modelo e dando projeção ao Movimento Negro e organizado de Conceição do Coité , incitando assim, o debate e a luta contra o preconceito, a opressão e qualquer forma de prática discriminatória. “Seja bem vindo à História Real”.
[i] Terras doadas pelo Governador Geral e pelo Rei de Portugal para colonizar o Brasil. Em Conceição do Coité, essas doações começaram em 1748 com um documento de Teófilo da Mota. Os sesmeiros não vinham sozinhos, consigo traziam suas famílias e principalmente os escravos.
[ii] Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania
66 comentários
Enviar um comentárioQue bom!!!!
Preciso falar com vcs pois estou desenvolvendo um trabalho cujo foco são lideranças negras reconhecidas pela comunidade aqui em Coité. Abraços
Muito obrigado!!!!
Reggae
cheap writing services
www.casinoenligne777.eu/
www.lawschoolpersonalstatement.biz/