Novas regras da poupança: nada muda para depósitos feitos até 03/05
8 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaDe TIE-Brasil
Recentemente, o governo anunciou novas regras de remuneração da Poupança.
O PiG – Partido da Imprensa Golpista – tenta usar isso para, mais uma vez, tentar desestabilizar o governo e inviabilizar o país.
Artigos com títulos maliciosos e até mesmo mentirosos vem sendo publicados diuturnamente com o único objetivo de causar pânico na população, principalmente nos 98 milhões de brasileiros que mantém suas economias em contas de poupança.
Este site saúda a iniciativa do governo em diminuir as taxas de juros no Brasil e, assim, forçar o investimento produtivo.
E se os juros caem em todos os setores da economia, os juros da poupança também devem cair.
É preciso que fique bem claro que as novas regras só valem para os depósitos feitos a partir de 04/05/2012, ainda assim só quando a taxa básica de juros, a SELIC, for abaixo de 8,5% ao ano.
Nada muda para os depósitos efetuados até 03.05.12, a regra de remuneração permanece a mesma: TR + 6,17% ao ano independentemente do valor da SELIC.
Como ficou a rentabilidade para os novos depósitos:
• Quando a SELIC estiver acima de 8,5% ao ano a regra de remuneração permanece TR + 6,17% ao ano.
• Quando a SELIC estiver em 8,5% ao ano ou abaixo, a Poupança passa a render TR + 70% da SELIC.
• Esta regra passa a valer para os depósitos efetuados a partir do dia 04.05.12.
Fique tranquilo:
• Os saques da Poupança podem ser realizados normalmente.
• A Poupança continua oferecendo os benefícios de sempre: segurança, rentabilidade mensal, isenção de imposto de renda e de IOF.
Com informações do sítio do Banco Itaú
Ratinho Junior consegue na Justiça Eleitoral o silêncio de blogueiro e aplicação de multa
8 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO deputado federal Ratinho Junior (PSC), pré-candidato ao cargo de prefeito de Curitiba, conseguiu junto à Justiça Eleitoral do Paraná silenciar o Blog Polaco Doido e ainda a aplicação de multa de R$ 5.000,00 ao blogueiro Luiz Skora. Os advogados de Ratinho são os maiores especialistas em Direito Eleitoral do Paraná, e conseguiram calar um blogueiro sem condições financeiras de pagar a multa e muito menos de contratar um advogado para defendê-lo.
O que o blogueiro escreveu? Que Ratinho Junior é o “Tiririca das Araucárias”, que ele seria brega e teria facilidades por seu pai, Ratinho, ser dono da Rede Massa, o SBT do Paraná.
Você quer ajudar o Luiz Scora do Blog Polaco Doido? Se você é advogado eleitoral ou pode ajudar financeiramente o blogueiro, mande um e-mail para o Blog do Tarso pelo e-mail tarsocv@gmail.com.
Veja a decisão completa da juíza eleitoral Renata Estorilho Baganha:
3ª Zona Eleitoral
Atos do juiz eleitoral
SENTENÇA AUTOS 190-81.2012.616.0003
Representado:Luiz Eduardo Skora, Advogado Marcelo Trajano da Rocha OAB 25056
Representante: Carlos Roberto Massa Junior, Advogado Guilherme de Salles Gonçalves OAB 21989, Fabiana Cristina Ortega OAB 45896, Cássio Prudente Vieira Leite OAB 58425, Luiz Eduardo Peccinin OAB 58101
I – Relatório
1. Trata-se de representação de Carlos Roberto Massa Junior e do Partido Social Cristão (PSC ) Diretório Regional do Estado do Paraná em face de Luiz Skora, no qual, em breve síntese, afirmam que é fato notório que o primeiro requerente é Deputado Federal e foi o parlamentar mais votado no pleito de 2010, sendo pré-indicado por sua legenda para candidatar-se ao cargo de Prefeito Municipal de Curitiba. Disseram, assim, que o representado veiculou em sua página pessoal notícias de cunho eleitoral com nítido conteúdo difamente, injuriante e caluniante, em relação ao primeiro requerente. Asseveraram, pois, que foram inúmeros e graves comentários caluniosos e extremamente vexatórios com a única finalidade de denegrir e ridicularizar a imagem do autor perante a sociedade. Afirmaram que na hipótese de alegação do representado do não conhecimento das notícias, verifica-se desde logo a vontade expressa do mesmo, com a inserção de comentários às agressões dirigidas em relação ao primeiro requerente e imputando-lhe diretamente fatos mentirosos e a prática de crimes. Alegaram que o site atacado constitui jornalismo baixo e irresponsável estando completamente fora do alcance dos limites da garantia constitucional da liberdade de imprensa (CF. art. 5º, IX).
2. Fundamentaram a representação no artigo 36 a 96 da Lei de Eleições vez que a mesma tem característica de propaganda eleitoral antecipada e negativa com relação a Ratinho Junior. Ainda, asseveraram que o artigo 57-A da Lei 9.504/97 vedou expressamente a propaganda eleitoral (negativa ou positiva) na internet antes do dia 05 de julho do ano das eleições. Requereram, assim, a concessão de provimento liminar para a retirada imediata do ar das matérias e comentários descritos na petição de representação. Ao final, pediram, após o devido processamento do feito, a integral procedência da demanda, para os fins de condenar o representado Luiz Skora à pena de multa máxima prevista no § 3º do artigo 36 da Lei Eleitoral em razão da prática de propaganda eleitoral negativa antecipada. Ainda, requereram a tutela inibitória para o fim de determinar ao representado que deixe de produzir, reproduzir ou veicular conteúdos manifestamente vexatórios, difamatórios, discriminatórios ou caluniosos que degradem ilicitamente a imagem pública de Carlos Alberto Massa Júnior por meio de seu Blog, obstando o eventual e irreparável desequilíbrio na disputa eleitoral (fls. 2-25). Juntou documentos (fls. 26-53).
3. Foi deferida a concessão de medida liminar consoante decisão de fls. 57. Devidamente citado e notificado (fls. 59-61) o representado apresentou sua defesa, consoante se vê juntado aos autos às fls. 67-81.
4. Em sede de defesa do mérito disse o representado, que criou seu blog com a idéia principal de tratar de assuntos políticos de maneira bastante simples e bem humorada, com o objetivo de transformar os eleitores em pessoas mais atentas aos assuntos políticos e eleitorais, colaborando para a erradicação do analfabetismo jurídico. Asseverou que seu direito de expressar opiniões encontra-se amparado pelo artigo 5º da Constituição Federal em seus parágrafos IV e V. Disse, ainda, que seu blog é espaço virtual puramente ideológico e não está vinculado a nenhum partido político, sendo editado e mantido com recursos próprios. Asseverou que quando comparou o desempenho do pré-candidato Ratinho Junior ao candidato eleito Tiririca de São Paulo. Afirmou que a postagem sobre a freqüência do Deputado às sessões da Câmara Federal se deram em virtude das informações obtidas do sítio congresso em foco que apontava o Deputado como o 8ª mais faltante. Disse que a postagem de 4 de abril desta ano foi apenas uma alusão à postagem de 16 de outubro e sobre a sondagem pré eleitoral divulgada pela rádio CBN que afirmou o “Efeito Tiririca” como candidatos campeões de votos nas eleições. Já no que diz respeito à citação de que a cidade de Curitiba, caso o candidato fosse eleito, passaria a ser a capital do brega, com muito sertanejo universitário e exames de DNA em cada esquina foi baseada em fatos, pois a família do deputado possui várias programações de rádio e TV voltadas para o popularesco. Ainda, que a Rádio Massa toca basicamente músicas sertanejas ou sertanejo universitário e ainda que o programa do pai de Ratinho Junior apresentava em seus programas resultados de exames de DNA em rede nacional. Disse, ao final, que todos os seus comentários no blog são moderados, inclusive os apontados pelos requerentes.
5 . No que diz respeito às postagens em seu blog, apontadas pelo requerentes, asseverou que alguns apontam os links respectivos e que o que efetivamente postou, acreditou ser uma denúncia que comoveu o comentarista, o qual pela sua simplicidade e velocidade de raciocínio acreditou ser um simples desabafo. Finalmente disse que que jamais teve a intenção de de ofender ou prejudicar a candidatura de alguém, requerendo, pois, a improcedência da representação.
6. O Ministério Público manifestou-se afirmando que a veiculação de ofensas contra a honra de terceiras pessoas pode caracterizar, em tese, crimes eleitorais previstos nos artigos 324, 325 e 326 do Código Eleitoral, sendo que no caso presente foi demonstrada a potencialidade lesiva capaz de influir na vontade do eleitor, de modo a indicar a ocorrência dos crimes contra a honra e propaganda eleitoral dissimulada, antecipada e negativa. Assim, pugnou pela procedência dos pedidos da representação
II- Fundamentação
1. Trata-se de representação por propaganda eleitoral antecipada negativa alegada por Carlos Roberto Massa Júnior e o Partido Social Cristão (PSC ) Diretório Regional de do Estado do Paraná sendo o caso de se analisar a existência ou não de propaganda eleitoral extemporânea e negativa por Luiz Skora, em seu blog “Blog Polaco Doido”.
2. Diz a doutrina:
“A propaganda antecipada ou prematura é aquela que causa influência em benefício do aspirante a candidato com feição condicional resolutiva, objetivando o propósito de pedido de voto de forma explícita ou verificado de maneira implícita, antes do dia 6 de julho do ano da eleição, considerando o disposto no artigo 36 da Lei 9.504/97, ressalvando-se as exceções positivadas no 36-A do mesmo diploma legal.”
3 . Ademais, ensina a doutrina:
“Quanto à forma de realização, pode ser expressa ou subliminar. Enquanto a expressa se patenteia de maneira clara e inequívoca, a subliminar procura influenciar o receptor sem deixar entrever que há uma mensagem sendo transmitida, ou seja, atua abaixo do limiar. A mensagem subliminar é comunicada sutilmente, disfarçadamente, de sorte que sua percepção ou assimilação não se dá de modo plenamente consciente; tem em vista persuadir o eleitor mediata e silenciosamente.
Tendo em vista o sentido, pode a propaganda ser positiva ou negativa. Naquela exalta-se o beneficiário, sendo louvada suas qualidades, ressaltados seus feitos, sua história, enfim, sua imagem. Já a negativa tem por fulcro o menoscabo ou a desqualificação da pessoa, sugerindo que não detém os adornos morais ou a aptidão necessária à investidura do cargo eletivo.”
4. Outrossim, diz o Código Eleitoral que os crimes de calúnia, injúria ou difamação na propaganda eleitoral ou visando a fins de propaganda eleitoral são típicos consoante os artigos 324, 325 e 326.
5 . A representação deve ser julgada procedente.
6. Da leitura dos autos e da documentação acostada à petição inicial consubstanciada na ata notarial de fls. 28 até 53 verifica-se claramente que o representado veiculou em seu blog afirmações de cunho eleitoral, caracterizando-se a propaganda eleitoral antecipada.
7. Da leitura do documento verifica-se a inserção clara e inequívoca do cunho eleitoral de seus comentários tal como se vê às fls. 30:
“Ratinho Jr , o filho do apresentador e dono da Rede Massade Rádio e TV. É o único dos pré-candidatos que tem uma emissora de televisão a seu dispor, e também, o único deles que aparece diariamente na TV por pelo menos cinco minutos na Tribuna do Massa.”
“Mas até que seria engraçado o filho do Ratinho como prefeito da capital paranaense.”
8. Pois bem, o próprio representado, em sua defesa, afirma que seu blog tem cunho ideológico e que o utiliza para tratar de assuntos políticos “de maneira bastante simples e bem humorada, com o objetivo de transformar os eleitora em pessoas mais atentas aos assuntos políticos e eleitorais, de certa maneira, contribuindo para a erradicação do analfabetismo jurídico… (fls. 68),
9. Assim, não há qualquer dúvida que o representado postou todas notícias em seu site para o fim de debater, apontar e buscar influenciar o eleitor com relação as condutas daquele que apontou como pré candidato a Prefeito de Curitiba no próximo pleito eleitoral.
10. Assim, comenteu o representado conduta expressamente vedada no artigo 57 da Lei das Eleições:
“Art. 57-A. É permitida a propaganda eleitoral na internet, nos termos desta Lei, a após o dia 5 de julho do ano da eleição.”
11 . Esta propaganda antecipada promovida por ele claramente fez menção ao próximo pleito, ligação com o pedido de votos, com o partido político, elementos próprios da propaganda eleitoral permitida a partir de 6 de julho do ano eleitoral.
12. Certo é que a conduta do representado é propaganda antecipada. E mais, é propaganda antecipada negativa.
13. Todos os comentários trazidos na prova documental já mencionada imputam a Ratinho Jr condutas que em tese ofendem, ora sua honra objetiva, ora sua honra subjetiva, ora lhe imputam fatos criminosos.
14. E esse é o ponto que a doutrina discute, a propaganda eleitoral negativa (antecipada ou não) é aquela, como acima mencionei, na qual se busca a “desqualificação da pessoa, sugerindo que não detém os adornos morais ou a aptidão necessária à investidura do cargo eletivo.”
15. Mais uma vez há que se transcrever a própria alegação do representado que no que diz respeito a alegação de que Ratinho Jr é o “Tiririca da Auracárias”, inclusive afirmando que outros blogs também estariam indignados com o desempenho de tal candidato no que diz respeito a origem de sua profissão, “seu suposto analfabetismo e coisas do tipo” (fls. 70).
16. Ora, a alusão é clara quanto à tentativa de desqualificação do pré candidato (como ele mesmo referiu na peça inicial – fls. 3) afirmando que o mesmo não possuía, tal qual, na sua própria opinião, o então candidato de São Paulo, condições para exercer mandato eletivo.
17 . E nem é o caso aqui de se analisar as veiculações de condutas, em tese, imorais e criminosas, do requerente, vez que aqui se tem a possibilidade de existência de crime eleitoral, em tese, sendo o caso de extração de peças e encaminhamento ao Ministério Público Eleitoral para a devida apuração, sendo o caso.
18. Por último, a argumentação do representado no sentido de que tem o direito constitucional à livre manifestação do pensamento, não há qualquer dúvida disso.
19. Prevê a Constituição Federal, em seu artigo 5º inciso IV que é livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato.
20. E por acaso não foi que o texto constitucional assim expressamente disse. Todos temos liberdade de manifestação desde que responsáveis por nossos atos na medida de sua ilicitude ou ilegalidade.
21. Assim, tendo o representado praticado algo além do seu direito, ferindo direito alheio e bem jurídico tutelado pelo Estado, deve ser condenado ao pagamento de multa consoante prevê o artigo 57-D da Lei das Eleições:
“A violação do disposto neste artigo sujeitará o responsável pela divulgação da propaganda e, quando comprovado o seu prévio conhecimento, o beneficiário, ao pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 30.000,00 (trinta mil reais).”
22. Principalmente porque o representado expressamente reconheceu que postou e comentou todas as notícias afirmadas pelos requerentes, reconhecendo que o blog é editado e mantido com seus recursos financeiros próprios (fls. 70).
23. No que diz respeito ao requerimento da parte requerente a fim de que seja concedida a tutela inibitória com relação ao representado, a mesma não pode ser concedida.
24 . A conduta é prevista em Lei e já está amparada, sendo o caso, na aplicação de multa. Procedimento especial e célere e próprio do processo eleitoral.
III- Dispositivo
1. Pelo exposto, julgo procedente a representação de Carlos Roberto Massa Junior e Partido Social Cristão – PSC, Diretório Regional do Estado do Paraná em face de Luiz Skora, aplicando ao representado a multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), consoante prevê o artigo 57-D da Lei 9.504/97.
2. Intime-se o Ministério Público (artigo 12 da Resolução 23.367).
3. Extraiam-se cópias dos documentos juntados aos autos e encaminhem-se ao Ministério Público para apurar o eventual cometimento de crime eleitoral.
Publique-se, registre-se e intimem-se.
Curitiba, 30 de abril de 2012.
Renata Estorilho Baganha
Juíza Eleitoral
França sob nova direção!!!
6 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaFrançois Hollande é o novo presidente da França. Sua vitória marca a volta do Partido Socialista ao poder e uma derrota do programa neoliberal na Europa, representado pelo presidente que se vai, Nicolas Sarkozy, e pela chanceler alemã, Angela Merkel.
A crise econômica que se abate na Europa está por trás do resultado da eleição. Sarkozy e outros líderes conservadores não têm conseguido enfrentar os problemas de modo eficaz, preferindo aplicar o receituário batido da austeridade, da contenção de gastos, que gera mais desemprego e corrói as estruturas macroeconômicas e sociais das nações. Hollande tem agora a espinhosa missão de tirar a França do atoleiro.
Precisa, para ser bem sucedido, da audácia que faltou a Sarkozy e às outras lideranças europeias, presas a uma ideologia que privilegia o financismo desenfreado.
Se tiver tempo, Hollande poderia voltar seu olhar para outros cantos do mundo, como a América Latina, e especialmente o Brasil, que tem enfrentado a crise com muito sucesso até o momento. Os franceses são orgulhosos, mas não são estúpidos.
Insistir num modelo esclerosado é tudo o que o país precisa para se afundar mais. Uma boa conversa com o ex-presidente Lula, com a presidente Dilma Rousseff e sua equipe econômica, poderia ajudá-lo a superar preconceitos antigos e ideias ultrapassadas.
No primeiro discurso como novo presidente da França, Hollande disse que sabe qual é o significado da sua vitória e prometeu que será o governante de todos os franceses. A declaração é uma referência ao discurso de Sarkozy, que implementou medidas que atacam os imigrantes, principalmente os muçulmanos.
“Aos que não me deram seu voto, que saibam que eu respeito suas convicções e que serei o presidente de todos. Esta noite não há duas Franças que se enfrentam. Há apenas uma França, uma nação reunida no mesmo destino. Cada um e cada uma terão igualdade de direitos e de deveres”, disse.
Hollande disse que a responsabilidade do cargo é imensa e que tem consciência disso. Também prometeu tomar providências para combater os efeitos da crise econômica internacional na França, buscando o desenvolvimento do país e a ampliação do funcionalismo público. Para ele, sua eleição representa a escolha dos franceses pela mudança e pelo respeito. “Os franceses escolheram a mudança, o que me levou à Presidência da República. Tenho noção da honra e da tarefa. Comprometo-me a servir ao meu país como requer essa função”, disse.
Hollande, de 57 anos, fez uma campanha centrada em rebater os argumentos de Sarkozy. Segundo analistas políticos, Hollande é dono de temperamento afável, consensual e não aprecia confrontos. No entanto, segundo amigos, é apontado como teimoso e resiste a mudar de ideia. Em entrevista recente, ele elogiou as relações entre o Brasil e a França, destacando os avanços obtidos pelo governo brasileiro. Também sinalizou que pretende intensificar as parcerias entre os dois países.
Hollande está na política há 30 anos e nos últimos 24 meses se dedicou à campanha para a presidência. Ele estudou na Escola Nacional de Administração, depois se casou com a jornalista Ségolène Royal, do Partido Socialista, que foi derrotada por Sarkozy em 2007. Em 1988, Hollande foi eleito deputado federal para a Assembleia Nacional. A atual mulher de Hollande é a jornalista Valérie Trierwieler.
Para a campanha presidencial, Hollande mudou sua imagem: emagreceu, substituiu a armação de óculos por uma mais leve e adotou postura mais suave. Em seus discursos, costumava ironizar Sarkozy, chamando-o de “hiperpresidente”, e prometeu ser um “presidente normal”. “O próximo chefe de Estado deve ser o inverso de Nicolas Sarkozy”, repetiu. Os adversários acusam Hollande de ter pouco poder de decisão e lembram que ele nunca integrou diretamente o Executivo. O ex-primeiro ministro socialista Lionel Jospin (1997-2002) disse que isso não é um problema.
(Com informações da Agência Brasil)
fonte: http://cronicasdomotta.blogspot.com.br/2012/05/franca-muda-de-direcao.html
DEMO perde de novo: STF decide que o ProUni é constitucional
3 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO atual ministro da educação, Aloizio Mercadante, a presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criador do ProUni, e Fernando Haddad, ex-ministro da educação dos governos Lula e Dilma. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O Supremo Tribunal Federal – STF confirmou hoje, por 7 votos a 1, que o Programa Universidade para Todos – ProUni é constitucional e pode continuar em vigor. Instituído em 2004 pelo governo Lula, prevê que universidades privadas, em troca de isenção fiscal parcial, reservem parte das bolsas de estudo para alunos de escolas públicas.
A Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – Confenem, o partido Democratas – DEMO e a Federação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social – Fenafisp foram os autores da ADIn, alegando que o ProUni criou uma discriminação entre os cidadãos brasileiros, ofendendo os princípios constitucionais da isonomia e da igualdade, ao reservar vagas.
O ProUni prevê que podem ser beneficiados pelo programa estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola da rede privada com bolsa integral. Bolsa integral para os estudantes com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio, e para os estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos há bolsa de 50%. Parte das bolsas deve ser concedida para negros, indígenas e pessoas portadoras de necessidades especiais.
Os ministros Carlos Ayres Britto, hoje presidente do STF, mas que já havia votado a favor da constitucionalidade do ProUni como relator em 2008, Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luis Fux, José Antonio Dias Toffoli, Cezar Peluso e Gilmar Mendes votaram pela constitucionalidade. O ministro Marco Aurélio Mello foi o único a votar pela inconstitucionalidade. Cármen Lúcia se declarou impedida de votar e os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello não compareceram ao plenário.
Posse do novo Ministro do Trabalho, o blogueiro Brizola Neto
3 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaBanda de Rock de ex-paraquedistas detona Putin e capitalismo russo
1 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaSe você é presidente, se você é cidadão/ para você existe a lei[...] Você é como eu, uma pessoa e não um deus [...]/ Tirano sai daí …
Mon, 30 Apr 2012 20:45:10 +0000
30 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaFaça já sua inscrição para o 3º BlogProg
Blogueiro Brizola Neto é o novo Ministro do Trabalho
30 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) e blogueiro é o novo ministro do Trabalho. A decisão foi tomada pela presidente Dilma Rousseff no fim de semana, após conversa com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
A posse de Brizola neto está marcada para quinta-feira, 03/05, às 11h. Segundo a assessoria da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tanto Brizola quanto Gilberto Carvalho confirmaram participação nas comemorações do Dia do Trabalho que serão realizadas nesta terça-feira em São Paulo.
Brizola Neto agrada a todas as centrais sindicais, inclusive a Central Única dos Trabalhadores (CUT), ligada ao PT e crítica da gestão Lupi (2007-2011) à frente da Pasta.
Curta aqui o Tijolaço, o blog do Brizola Neto.
Blogueiros paranaenses debatem o Marco Civil da Internet e entregam propostas de emendas ao presidente da comissão
30 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaA proteção do usuário da rede de computadores deve estar em primeiro lugar no Marco Civil Regulatório da Internet. A avaliação é do deputado João Arruda (PMDB-PR), presidente da Comissão Especial da Câmara Federal que estuda o projeto de lei 2126/2011, ao participar na sexta (27 de abril), de um bate-papo com blogueiros, twitteiros, facebookers e ativistas digitais no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná.
A proposta analisada pela CE é do Poder Executivo e busca estabeleceros direitos e deveres dos internautas brasileiros, determinar diretrizes de atuação da União, de estados e municípios em relação ao tema, além de definir responsabilidades dos provedores de acesso.
“O Marco Civil precisa assegurar as bases para o uso da internet, sem nenhuma espécie de censura ou cerceamento de liberdade ou de expressão”, disse João Arruda. “Esta legislação deve respeitar a pluralidade de ideias, a abertura e a colaboração, a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor”, frisou.
No encontro, organizado em parceria com o Coletivo #ParanáBlogs, João Arruda esclareceu dúvidas e debateu questões relacionadas ao projeto de lei do Marco Civil. O blogueiro Cesar Minotto, do Olho Aberto Paraná, questionou sobre o caráter de restrição do projeto, principalmente aos usuários comuns da rede, blogueiros do interior e internautas sem os mesmos recursos dispostos a grandes portais.
O deputado lembrou que o princípio dos direitos humanos e o exercício da cidadania estão garantidos no projeto do marco. “É o mesmo estabelecido na Constituição”, disse.
Propostas
Walter Koscianki, da Associação dos Blogueiros Progressistas do Paraná, entregou um documento com propostas para compor o projeto.
Entre elas, a que veda a sanção de conteúdo nos sites, incentivo à publicação do direito de resposta, patenteamento de códigos com o direito garantido aos usuários e a criação de um dispositivo ou mecanismos de conciliação judicial sobre temas debatidos na internet.
Nesse último caso, a ação pode valer antes de qualquer medida drástica de bloqueio de conteúdo por parte de provedor, por exemplo, se esse modelo de decisão judicial ainda permanecer.
“A intenção é equilibrar as relações entre grandes corporações e portais da mídia e os cidadãos, os usuários da rede, sem as mesmas condições, recursos e estrutura para disputas jurídicas com as empresas”, disse.
Baixe as Propostas do Coletivo ParanáBlogs ao Marco Civil da Internet
Marco Civil
João Arruda adiantou que as propostas serão analisadas pela comissão do marco civil e pelo relator do projeto, deputado Alessandro Molon (PT-RJ). A nova legislação será construída de forma colaborativa, com base nos resultados de audiências em todo o Brasil.
O deputado lembrou ainda que os interessados podem enviar propostas e acompanhar as discussões pelo portal E-Democracia (http://culturadigital.br/marcocivil/), criado pela Câmara Federal para ampliar o debate sobre o tema.
Além de Minoto e Koscianki (www.olhoabertopr.blogspot.com.br e www.engajarte-blog.blogspot.com), participaram do bate papo Willian Santos, Gisele Belgamann e Jefferson, do www.falamude.blogspot.com; Luiz Skora (www.skora.com.br); Ronildo Pimntel (www.bocamaldita.com); Helcules Folador (www.olhoabertopr.blogspot.com.br); Pedro Lichtnow (www.megafone.inf.br); Cleverson Lima (www.rodopiou.wordpress.com); Mozzilli (www.mozzilli.com); Milton Alves (www.miltonalves.com); Carlos Heinrique da www.cooperativaparanasocial.blogspot.com; Bruxo Chik Jeitoso, Doático Santos (www.redepmdb.com); estudantes e militantes de redes sociais.
Clique nas imagens para ampliar
Fotos: Andre Rodrigues da Costa, Cleverson Lima e Cesar Minotto
Fundação Blogoosfero é criada para dar suporte à plataforma Blogoosfero
29 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaFundação Blogoosfero é criada para dar suporte ao desenvolvimento da plataforma Blogoosfero e defender a Liberdade de Expressão.
A Fundação Blogoosfero é uma entidade sem fins lucrativos, cujos objetivos são:
a. promover o livre fluxo de informação livre sob qualquer forma, usando, mas não se limitando à, Internet para armazenar e distribuir esta informação;
b. proteger a liberdade de expressão e o direito à livre circulação de informação e conhecimento;
c. contribuir para a manutenção e desenvolvimento de toda a plataforma Blogoosfero e os serviços de natureza social de Blogoosfero;
d. desenvolver projetos e pesquisas que contribuam para a promoção e proteção do direito à liberdade de expressão e do direito à comunicação;
e. prestação de serviços de hospedagem de sites e armazenamento de dados.
1º Curso Estadual de Comunicação Popular do Paraná está com inscrições abertas
29 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaCom o tema “Comunicação como direito humano e ferramenta de mobilização popular” atividade ocorrerá nos dias 10 e 11 de maio
O curso é uma iniciativa da secretaria paranaense do Jornal Brasil Fato, do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria ), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Sindicato dos Bancários de Curitiba, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC) e da produtora QuemTV. A atividade também conta com o apoio de diversas outras organizações do estado.
Local: Casa do Trabalhador, Rua João Baptista Gabardo, 433, Sítio Cercado, Curitiba (PR)
Contatos:
(41) 3029-4958 (Brasil de Fato)
(41) 3322-8487 (Cefuria)
(41) 3232-4649 (CUT/Red)
(41) 9960-9362 – Tim (Gustavo Red)
Inscrições:
Envie as seguintes informações para o e-mail curitiba@brasildefato.com.br
- Nome completo
- Município/comunidade
- Idade
- Telefones / e-mail
- Organização/entidade
- Profissão / Área em que atua
- Atua em algum espaço/veículo de comunicação popular?
- Comprovante de depósito no valor da inscrição
Prazo para o envio da inscrição: dia 4 de maio, sexta-feira
Valor das inscrições:
R$ 80 – alojamento com jantar, café da manhã, lanche nos intervalos e almoços.
R$ 50 – com café da manhã, lanche nos intervalos e almoços.
Depósito em conta: Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araujo – Cefuria / CNPJ: 76660844/0001-20 / Banco do Brasil
Agência: 1622-5
Conta Corrente: 8874-9
Obs.: Envie o comprovante de depósito junto com a inscrição.
Programação
10 de maio
9h – Abertura
10h – Mesa 1 | Conjuntura e cenários da comunicação
- Bia Barbosa (Intervozes/ SP)
- Júlio Turra (CUT / SP)
- Comunicação na América Latina
12h30 – Almoço
14h – Apresentação e debate sobre o Jornal Brasil de Fato
Pedro Carrano (Correspondente do Brasil de Fato no Paraná)
15h – Mesa 2 | Comunicação pública e comunicação comunitária no Brasil
- Alan Camargo (Abraço – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária / RS)
- Valter Sanches (Presidente da TV Comunitária TVT / SP)
- Elaine Tavares (Rede Popular Catarinense de Comunicação, Instituto de Estudos Latino-Americanos e Revista Pobres e Nojentas / SC)
- Sérgio Gadini (Professor da UEPG / PR)
19h – Noite cultural
11 de maio
9h – Mesa 3 | Comunicação Popular: acúmulos e experiências
- Vito Gianotti (Núcleo Piratininga de Comunicação / RJ)
- Anderson Moreira (Cefuria e da Plataforma Dhesca Brasil / PR)
- Igor Felipe (Setor Nacional de Comunicação do MST)
- Leonardo Severo (Jornalista da CUT Nacional)
- Lizely Roberta Borges (Canal Futura e Programa de TV Projeto Popular / PR)
- Beto Almeida (Tele Sur)
12h30 – Almoço
14h30 – Painel de troca de experiências
- Rádio web: Vivian Fernandes (Rádio Agência Notícias do Planalto / SP)
- Mídias impressas e linguagem: Vito Giannotti (Núcleo Piratininga de Comunicação / RJ)
- Audiovisual: Anderson Leandro (Produtora QuemTV e TV comunitária de Curitiba – CWB / PR)
- Educomunicação: Lucimeire Martins (Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência / PR)
- Redes sociais e blogs: Sérgio Luis Bertoni (Tie-Brasil e Paraná Blogs)
18h – Encerramento
Globo, Abril e Folha se unem contra CPI da mídia
26 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaPRINCIPAIS GRUPOS DE COMUNICAÇÃO FECHAM PACTO DE NÃO AGRESSÃO E TRANSMITEM AO PLANALTO A MENSAGEM DE QUE PRETENDEM RETALIAR O GOVERNO SE HOUVER QUALQUER CONVOCAÇÃO DE JORNALISTAS OU DE EMPRESÁRIOS DO SETOR; PORTA-VOZ DO GRUPO NA COMISSÃO É O DEPUTADO MIRO TEIXEIRA; NA INGLATERRA, UM PAÍS LIVRE, O MAGNATA RUPERT MURDOCH DEPÔS ONTEM
Quadrilha |
Há exatamente uma semana, o 247 revelou com exclusividade que o executivo Fábio Barbosa, presidente do grupo Abril e ex-presidente da Febraban, foi a Brasília com uma missão: impedir a convocação do chefe Roberto Civita pela CPI sobre as atividades de Carlos Cachoeira. Jeitoso e muito querido em Brasília, Barbosa foi bem-sucedido, até agora. Dos mais de 170 requerimentos já apresentados, não constam o nome de Civita nem do jornalista Policarpo Júnior, ponto de ligação entre a revista Veja e o contraventor Carlos Cachoeira. O silêncio do PT em relação ao tema também impressiona.
Surgem, aos poucos, novas informações sobre o engavetamento da chamada “CPI da Veja” ou “CPI da mídia”. João Roberto Marinho, da Globo, fez chegar ao Palácio do Planalto a mensagem de que o governo seria retaliado se fossem convocados jornalistas ou empresários de comunicação. Otávio Frias Filho, da Folha de S. Paulo, também aderiu ao pacto de não agressão. E este grupo já tem até um representante na CPI. Trata-se do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ).
Na edição de hoje da Folha, há até uma nota emblemática na coluna Painel, da jornalista Vera Magalhães. Chama-se “Vacina” e diz o que segue abaixo:
“O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) vai argumentar na CPI, com base no artigo 207 do Código de Processo Penal, que é vedado o depoimento de testemunha que por ofício tenha de manter sigilo, como jornalistas. O PT tenta levar parte da mídia para o foco da investigação”.
O argumento de Miro Teixeira é o de que jornalistas não poderão ser forçados a quebrar o sigilo da fonte, uma garantia constitucional. Ocorre que este sigilo já foi quebrado pelas investigações da Polícia Federal, que revelaram mais de 200 ligações entre Policarpo Júnior e Carlos Cachoeira. Além disso, vários países discutem se o sigilo da fonte pode ser usado como biombo para a proteção de crimes, como a realização de grampos ilegais.
Inglaterra, um país livre
Pessoas que acompanham o caso de perto estão convencidas de que Civita e Policarpo só serão convocados se algum veículo da mídia tradicional decidir publicar detalhes do relacionamento entre Veja e Cachoeira. Avalia-se, nos grandes veículos, que a chamada blogosfera ainda não tem força suficiente para mover a opinião pública e pressionar os parlamentares. Talvez seja verdade, mas, dias atrás, a hashtag #vejabandida se tornou o assunto mais comentado do Twitter no mundo.
Um indício do pacto de não agressão diz respeito à forma como veículos tradicionais de comunicação noticiaram nesta manhã o depoimento de Rupert Murdoch, no parlamento inglês. Sim, Murdoch foi forçado a depor numa CPI na Inglaterra – não na Venezuela – para se explicar sobre a prática de grampos ilegais publicados pelo jornal News of the World. Nenhum jornalista, nem mesmo funcionário de Murdoch, levantou argumentos de um possível cerceamento à liberdade de expressão. Afinal, como todos sabem, a Inglaterra é um país livre.
O Brasil se vê hoje diante de uma encruzilhada: ou opta pela liberdade ou se submete ao coronelismo midiático.
Ativistas virtuais debatem Marco Civil da Internet com o presidente da Comissão Especial da Câmara
25 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaEvento é organizado em parceria com o Coletivo #ParanáBlogs
O Marco Civil Regulatório da Internet estará em debate na próxima sexta-feira (27 de abril), no Plenario da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento vai reunir ativistas virtuais e estudantes de comunicação social com o deputado federal João Arruda (PMDB-PR), presidente da Comissão Especial da Câmara Federal que estuda o Projeto de Lei 2126/2011.
O debate é aberto ao público e está programado para iniciar às 19h. O PL 2126/2011, da Presidência da República, estabelecerá os direitos e deveres dos internautas brasileiros, determinará as diretrizes de atuação da União, de estados e municípios em relação ao tema, além de definir responsabilidades dos provedores de acesso.
Estão convidados blogueiros, tuiteiros, facebookers e ativistas da internet e da cultura digital em geral. “Vai ser um bate-papo muito interessante para a Comissão Especial, pois dará oportunidade dos internautas paranaenses de opinarem sobre o Marco Civil da Internet”, disse João Arruda.
O encontro desta sexta, ainda segundo o deputado, será como um preparação para o Seminário do Marco Civil da Internet que a Comissão Especial irá realizar em Curitiba no próximo dia 17 de maio.
“Venha debater o Marco Civil da Internet, entender o que está em disputa no Congresso Nacional e apresentar suas propostas em defesa das Liberdades na rede e na sociedade!”, reforçam os organizadores do evento.
O quê: Debate “Marco Civil da Internet”
Quando: 27/04/2012, 19h
Onde: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora da Salete, Centro Cívico de Curitiba
Informações: Cleverson Lima no e-mail cleverson.lima@msn.com
Assassinado conhecido blogueiro no Maranhão
24 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaAtualização, 01h45, terça – Foi assassinado há pouco em São Luís, no Maranhão, um dos mais aguerridos e críticos blogueiros políticos do estado, Décio Sá.
Ele estava sozinho no Bar da Estrela D’Alva, na Av. Litorânea, da capital, onde pediu um prato com caranguejo e foi alvejado por três tiros – um deles na cabeça – por um motoqueiro que fugiu , sem deixar pistas.
Décio é conhecido na capital maranhense por denúncias contra setores públicos e políticos. Seu site é http://www.blogdodecio.com.br/
Fonte: Coluna Esplanada
Bispo Desmond Tutu e e ex-jogador Ronaldo debatem Liberdade de Expressão
24 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaArtigo sugerido por Midiacrucis
O ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno e o Arcebispo sul-africano e Prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu, participarão como debaterores do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, organizado pela ABAP e pelo ForCom – Fórum Permanente da Indústria da Comunicação. O evento será realizado de 28 a 30 de maio, no World Trade Center, em São Paulo.
O Congresso começa no dia 28 de maio, com a apresentação de Desmond Tutu no painel sobre “Liberdade de Expressão e Democracia”. Já Ronaldo vai apresentar a sua visão sobre marketing esportivo no mercado brasileiro no painel “Grandes Eventos: Desafios e Oportunidades”, presidida por José Vitor Oliva, Presidente do Conselho Superior da Associação Brasileira de Agências de Propaganda (ABAP). Ele falará também sobre os cenários de negócios para a Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016 no Rio de Janeiro.
O Congresso vai debater ainda temas como “O futuro da profissão”; “As empresas de comunicação brasileiras, o mercado global e a marca Brasil”; “Comunicação, crescimento econômico e desenvolvimento humano”; “Comunicação one-to-one: personalização versus privacidade”; “As novas tecnologias e as novas fronteiras da mídia”; “Sustentabilidade e comunicação”; “Criatividade e sucesso”; “O consumidor com a palavra”; “Propriedade intelectual, legislação e ética”; “Novos caminhos para criar e fortalecer marcas”; e “Regionalização”.
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas no site www.vcongresso.com.br . A previsão dos organizadores é reunir no WTC cerca de dois mil participantes do mercado da publicidade, produção audiovisual, marketing direto, gráfica, veículos de comunicação, anunciantes, brindes, promoção, mídia exterior, entre outras.
* Com informações do Congresso e da AdNews.
Fonte: Associação Brasileira de Imprensa
Algumas dúvidas deste blog:
Será que em nome da Liberdade de Expressão, Ronaldo finalmente contará o que lhe aconteceu na final da Copa do Mundo de 1998?
O que de importante terá Ronaldo a nos contar sobre Liberdade de Expressão?
A ABI quer realmente debater alguma coisa ou só quer fazer um showzinho para se passar por defensora da Liberdade de Expressão?