Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Parana Blogs

Paraná Blogs

Nuvem de Marcadores

Tela cheia
 Feed RSS

Paraná Blogs - Outra Comunicação é Possível

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

SOPA é adiado por tempo indeterminado, mas apagão dos sites continua de pé

17 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Artigo sugerido por Cido Araújo do BlogProgSP

O projeto de lei conhecido como SOPA (Stop Online Piracy Act) foi para a geladeira. Segundo o congresso norte-americano, ele nao será colocado em votaçao até que “um maior consenso seja alcançado”, diz o Daily Dot.

Enquanto isso, o PIPA (Protect Intellectual Property Act) – projeto de lei muito similar ao SOPA – ainda pode ser aprovado, o que incentiva grandes sites como Reddit, Mozilla e Wikipedia a manterem sua decisao de sair do ar amanha, dia 18 de janeiro. Jimmy Wales confirmou no Twitter que a versao em inglês da enciclopédia virtual ficará offline por 24 hora.

Por Debora Schach com VentureBeat e Reuters.




Conexões Globais 2.0: Blogoosfero, 25/01, 14h às 18h

17 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Por Mariel Zasso do Conexões Globais 2.0

balao01

Numa oficina prática com demonstração e teste de usabilidade do sistema, blogueir@s, ativistas de redes sociais, software livre, cultura digital, jornalistas e comunicadores em geral têm a oportunidade de conhecer tudo sobre o Blogoosfero, uma plataforma livre – e brasileira – que garante autonomia, liberdade de hospedagem e administração para blogs e redes sociais.

A plataforma foi apresentada no segundo Encontro Nacional de Blogueiros em junho do ano passado, em Brasília, onde se destacou a importância da blogosfera gerir sua própria plataforma, deixar de ser apenas consumidora e passar a ser também administradora e provedora de serviços de internet, além de apoiar na prática do desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Por ser aberta e colaborativa, a plataforma possibilita que sejam integradas as demais iniciativas já em curso, mantendo a autonomia e independência de cada uma delas ao mesmo tempo que as integra.

Oficineiro: Fundação Blogoosfero – Colivre, TIE-Brasil e Paraná Blogs.




Apresentação-debate Blogoosfero – Planejando o desenvolvimento da Plataforma Livre para a blogosfera

15 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Fundação Blogoosfero, Colivre, ParanáBlogs e TIE-Brasil farão no dia 25 de janeiro de 2012 a apresentação-debate (desconferência*) Blogoosfero – Planejando o Desenvolvimento da Plataforma Livre para a Blogosfera no #ConexõesGlobais 2.0 e no III Fórum de Mídia Livre, que acontecem em Porto Alegre durante o Fórum Social Temático 2012.

Na quarta 25/01, acontecerá na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), uma oficina prática com demonstração e teste de usabilidade do sistema, onde discutiremos o desenvolvimento desta plataforma livre e segura para a blogosfera e redes sociais com tecnologia própria desenvolvida no Brasil.

Blogueir@s, ativistas de redes sociais, software livre, cultura digital, jornalistas e comunicadores em geral estão convidados a participar da atividade, conhecer e testar a plataforma.

Os orgnanizadores pedem que os participantes levem seus notebooks, tablets, smartphones ou netbooks, pois haverá acesso à internet via rede WI-FI da CCMQ, possibiltando o uso da plataforma Blogoosfero diretamente em seus equipamentos.

Na sexta 27/01, os desenvolvedores do Blogoosfero participarão do debate sobre Redes Sociais Federadas, onde também apresentarão a Plataforma Livre para a Blogosfera para os participantes do III Fórum de Mídia Livre.

* O que é uma Desconferência?

Numa desconferência todo mundo é palestrante e ouvinte ao mesmo tempo.

Todo mundo tem algum conhecimento para compartilhar, num ambiente descontraído com alguns acessórios para o protagonismo dos principais personagens desses debates autogestionados: as pessoas.




Pesquisa Ibope sobre saúde contrasta com pesquisa feita pelo IPEA

13 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Por André Vieira, do blog  Pauta Paraná

Pesquisa feita pelo IPEA, publicada em fevereiro de 2011, traz dados muito contrastantes com a recente pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela CNI (Confederação Nacional de Indústrias), o que reforça a idéia de que essa última tenha feita de forma tendenciosa, com o propósito de desprestigiar o serviço público de saúde diante da opinião pública, forjando sua percepção, como forma de contrapor as recentes iniciativas parlamentares de aumentar o financiamento da saúde através de impostos que incidam sobre os mais abastados.

A pesquisa do IPEA pode ser conferida em http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/SIPS/110207_sipssaude.pdf.




“Privataria tucana” em debate no Rio

13 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Assim como fez com o lançamento no Paraná, a gente divulga aqui o lançamento do “A Privataria Tucana”, de Amaury Ribeiro Jr, aqui no Rio de Janeiro. Será na terça-feira (17), na Livraria da Travessa, no Leblon.

Agradeço o convite generoso do Luiz Fernando Emediato para o evento e acho que vai ser útil a gente não apenas debater os fatos como, sobretudo, os caminhos que temos a seguir para que, ainda que tardiamente, jogar mais luz sobre este período em que, como nos versos do Chico, “a pátria-mãe era subtraída em tenebrosas transações”

Porque, lamentavelmente os fatos o provam, sem ativismo isso não acontecerá. As respostas que as denúncias têm são o silêncio da mídia e, vez por outra, a desfaçatez tucana.

Como a que Mauro Santayana aponta, hoje, no Conversa Afiada, quando tentam empurrar para cima do falecido Itamar Franco a privatização da Vale, mesmo depois da entrevista gravada de FHC em que ele diz que nem mesmo ele foi o seu artífice, mas José Serra.

Ou a que faz Serra, hoje, no Estadão, afirmando que, entre outras coisas, é o alto preço da energia um dos maiores fatores de perda de competitividade. Que cara-de-pau, porque foi ele próprio, como ministro do Planejamento do primeiro governo FHC quem pilotou o processo de aumento de tarifas que precedeu e sucedeu a privatização das empresas de eletricidade.

Quem quiser saber mais sobre isso, acesse o estudo do BNDES intitulado “Por Que as Tarifas Foram para os Céus?”, onde se mostra a perversidade em que resultou o poder das empresas privatizadas de obterem reajustes de acordo com os custos que elas mesmas engendravam, e que só a muito custo será possível reverter com a renovação das concessões elétricas pelo princípio da modicidade tarifária, que já está fazendo as distribuidoras privadas ameaçarem com o sucateamento de suas redes.




Sofremos fraude. Distraído, o governo do Paraná não vê

12 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Assim como o prefeito Ducci só viu a fraude dos radares Consilux no Fantástico da Rede Globo, o governador Beto Richa e o IPEM-PR só viram a fraude nas bombas de gasolina de vários postos de combustível em Curitiba, na reportagem da TV, no mesmo Fantástico. Distraídos, não acham?

A fraude à distância nas bombas de gasolina remete à responsabilidade do IPEM – governo do Estado (titular Beto Richa, sec. Industria e Comércio, titular Ricardo Barros). O IPEM foi criado pela Lei Estadual nº 5.652 de 6/10/1967. O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, é uma instituição de direito público, subordinada administrativamente ao Governo do Estado do Paraná, através a Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul – SEIM, e tecnicamente ao INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, de quem recebe a delegação para suas atividades relativas a Avaliação da Conformidade, Verificação Metrológica e Calibração de Ensaios.

Não vamos deixar que finjam que não é com eles. Vamos cobrar. A reportagem foi estrelada por Cleber Salazar, dito chefe da sabotagem, que se gabou de roubo assim: Qual a chance de dar errado? Nenhuma. Zero. Pode matar eu.

Já que são todos distraídos, vamos nos organizar. Eis aqui lista, publicada nas redes sociais, dos postos fraudadores, em Curitiba e região, que enganam o consumidor pela má qualidade dos combustíveis e/ou fraudadores que fraudam na quantidade de combustível colocada no tanque do veículo.

Posto Heller, onde a Vicente Machado encontra a Coronel Dulcídio, no Batel Soho, ou Batel Socorro!
Auto Posto Jockey – Av. Victor Ferreira do Amaral, 2291 – Tarumã
Auto Posto Varela – R. Fagundes Varela, 665 – Jardim Social.
Auto Posto DB – R. José de Oliveira Franco, 1311 – Bairro Alto.
Posto Victória – R. XV de Novembro, 2.499 – Alto da XV.
Posto Florida Chevron – Rua Joaquim José Pedrosa, 425 – Cabral.
Posto Pinheiro – Av. República Argentina, 580 – Água Verde.
Posto Paladium – Av. República Argentina, 3.736 – Novo Mundo.
Auto Posto Midas – R. Izaac Ferreira da Cruz, 2.920 – Sitio Cercado.
Trapézio Combustíveis e Comestíveis – R. Raul da Pompéia, 1.350 – CIC.
Posto Ilha Verde – R. João Dembinski, 1.350 – CIC.
Posto Octane – R. João Bettiega, 1.488 – Portão
Posto Basso, rua Miguel Calluf, Cajuru.
Auto Posto Jockey – Av. Victor Ferreira do Amaral, 2291 – Tarumã.
Posto Brigadeiro, na Brigadeiro Franco.
Posto Mariana, avenida Kennedy.
Posto Paiol, na João Negrão, todos os três no bairrro Rebouças.
Posto Arrancadão – Av. Airton Senna – Pinhais

Vamos esperar que os postos sejam lacrados, os responsáveis presos. Como é que vamos ser ressarcidos, nós, os consumidores fraudados?




Conexões Globais 2.0 no FST-2012

11 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A primeira edição do Conexões Globais 2.0, de 25 a 28 de janeiro, converte a Casa de Cultura Mário Quintana no epicentro de diálogos sobre ativismo social na era internet durante o Fórum Social Temático. Diariamente, das 14h às 22h, o evento convida o público a participar de atividades como webconferências, oficinas, shows de música, artes visuais, lançamentos de livros, paineis e muito mais. Agende-se, divulgue para a sua rede e participe!

Captura de tela 2012-01-08 às 15.32.22.pngVenha debater os rumos da mobilização social na era da internet. Conexões Globais 2.0: de 25 a 28 de janeiro, em Porto Alegre. Leia mais →

  • Yes, we camp!

    Captura de tela 2012-01-11 às 21.13.04
    Ativistas, militantes, estudantes, artistas. Unidos, tentando resgatar o que “1% do país roubou”. Esse é o movimento Ocuppy Wall Street, encarado por muitos norte-americanos como a úinica maneira de fazer valer sua voz de forma pacífica – e que, claro, será … Leia mais →

  • Efervescência cultural, digital e política

    Captura de tela 2012-01-11 às 21.10.53
    Oficinas para tu aprender a ser um repórter 2.0; para tu compartilhar as experiência de um VJ; para tu conversar com alguém que acredita que, no momento que todos se conectarem, o povo volta ao poder; uma oficina literalmente para … Leia mais →

  • Malditos copiadores

    Captura de tela 2012-01-10 às 18.25.31
    Direitos autorais na era digital: uma questão que ainda merece muito ser debatida. Ela ganha força e esclarecimento no documentário ¡Copiad, malditos!, do diretor espanhol Stéphane M. Grueso, que será um dos webconferencistas do Conexões Globais 2.0 Muito tem se … Leia mais →




III Fórum de Mídia Livre em Porto Alegre

11 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

III Fórum de Mídia Livre (Porto Alegre)

Dias 27 e 28 de janeiro 2012 (sexta e sábado)
Manhã – 9h as 13h Tarde – 14h as 18h
Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre (RS)

Programação

Dia 27/01 – sexta

9h - Abertura
Apresentação de temas e questões em torno de 3 Eixos temáticos:

Mídia Livre e Direito à Comunicação;
Mídia Livre, Apropriação Tecnológica e Redes;
Mídia Livre e Políticas Públicas

10h30 - intervalo

11h - Painel internacional
I FML Primavera Árabe e Midia Alternativa na Palestina

Tarde

14h – Eixo 1 – Mídias Livres e Direito à Comunicação

15h30 - intervalo

16h – Eixo 2 – Mídias Livres, Apropriação Tecnológica e Redes

17h30 – Painel - Protocolo para as Redes Sociais dos Movimentos

 

Dia 28/01- sábado

9h – Eixo 3 – Mídias Livres e Políticas Públicas

10h30 - intervalo

11h - A Mídia Livre na Rio+20

II Forum Mundial de Midia Livre (II FMML) e A Comunicação na Cúpula dos Povos na Rio + 20

Tarde

14h – Assembléia do III FML

Propostas para os 3 Eixos temáticos
Propostas Protocolo para as Redes Sociais
Propostas para o II FMM
Propostas Comunicação para a Rio+20

FML -site e documentos
http://www.forumdemidialivre.org/

Contato: forumdemidialivre@gmail.com

Organização:

Alquimídia/Pontão Ganecha

Altercom

Barão de Itararé

BlogProg/RS

Cartase

Ciranda/Compas

Conexões Globais

Circuito Fora do Eixo

Labic/Laboratório de Internet e Cultura/UFES

Intervozes

Pontão de Cultura Digital ECO/UFRJ

Revista Fórum

Viração

e demais entidades que compõem o GTE do Fórum de Mídia Livre.




Sindijor apura tratamento diferenciado entre jornalistas concursados e comissionados no Governo Ducci

11 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Via Flávia Prazeres no Debate Público


A desvalorização dos servidores públicos concursados parece ser a marca da atual gestão da prefeitura de Curitiba. Um dos casos que chegou ao conhecimento do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba

A disparidade salarial deixa a prefeitura sujeita a punições por não cumprir a convenção regional de categorias como jornalistas e relações públicas. Os números revelam que cargos comissionados recebem em média R$ 6 mil, já os jornalistas e relações públicas de carreira contam com piso de R$ 1.289,34 (valor previsto na lei municipal 11.000/2011); ou seja, R$ 862,22 a menos que o piso dos jornalistas no Paraná, que é de R$ 2.151,56. (Sismuc) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR) é a situação discrepante na secretaria de comunicação social. A começar pela diferença de tratamento entre cargos comissionados e concursados, que implica no descumprimento do princípio de isonomia no serviço público.

O presidente do Sindijor PR, Márcio de Oliveira Rodrigues, avalia a postura da prefeitura municipal de Curitiba como incentivadora da depreciação do setor da comunicação: “as instituições públicas precisam mostrar à sociedade isonomia e transparência, mas a gestão curitibana anda na contra mão. Por isso defendemos o concurso público, justamente para que esses fatos não ocorram. Fica claro que a atual gestão de Curitiba prefere a terceirização da comunicação e favorecer alianças que promovam profissionais sem uma avaliação isenta”.

Menos concursados

Hoje a secretaria conta com mais comissionados do que servidores de carreira. Do total de 71 funcionários, 41 (57%) foram nomeados sem a necessidade de realizar o concurso para o serviço público, conforme determinado pela Constituição Federal. Para a secretária de comunicação do Sismuc, Alessandra Cláudia de Oliveira, casos como estes configuram o processo de terceirização: “Luciano Ducci quer evitar fazer o concurso público para poder usar a máquina pública da forma como lhe convier. Contrata profissionais sem estabilidade de emprego, dispostos a divulgar os fatos, promovendo sua imagem como pré-candidato à prefeitura. Não é a toa que ele já foi denunciado por utilização da estrutura em proveito próprio, para seus objetivos eleitoreiros”.

Em março do ano passado Ducci teve que se explicar por fazer propaganda de sua atividade no executivo municipal com material produzido por funcionários da prefeitura. O conteúdo foi disposto em seu blog pessoal. As denúncias de improbidade administrativa também fez reduzir a quantidade de vezes que o nome e a foto de Ducci aparecem na página da prefeitura.

Encaminhamentos

Para rever a situação da secretaria de comunicação, o Sismuc e o Sindijor pretendem realizar uma reunião com a prefeitura. Um ofício será encaminhado para solicitação de agenda com representantes da administração municipal. Além do aumento dos pisos salariais dos servidores, a intenção é também acabar com a terceirização do serviço.

Diferenças salariais

Salário dos comissionados

S1 – secretário: R$ 12.047,26

S2 e C2 – R$ 10.692,26

C3 – R$ 6.843,00

C4 – R$ 4.704, 50

Piso salarial de jornalistas e relações públicas concursados

Nível I 254A – R$ 1.289,34

Fonte: Sindijor




Ideia de Santos Dumont, Parque Nacional do Iguaçu completou 73 anos

11 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Sim! O pai da aviação, Alberto Santos Dumont, também é o pai do Parque Nacional do Iguaçu!

Santos Dumont visitou a região em 1916 e percebeu que toda a beleza das Cataratas do Iguaçu não poderia ficar escondida dos olhos do mundo.

Dumont levou para a capital do Brasil a ideia de transformar aquilo tudo em um parque. Três meses depois os primeiros territórios começariam s ser desapropriados.

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1939 pelo Decreto Nº 1.035.

Assista a reportagem da RecordNews:

playervideo.html?idMedia=4f0cd6eefc9bdd0d0ee28ba4&idCategory=211&embedded=true

 

 




Sindicatos paranaenses apoiam lançamento do livro “A privataria tucana” em Curitiba

11 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Central Única dos Trabalhadores (Estadual do Paraná) – CUT-PR,  Sindicato dos Bancários do Paraná, Sindicato dos Engenheiros do Paraná – Senge-PR e o Sindicato dos Trabalhadores na Saúde do Paraná SindSaúde-PR apóiam o lançamento do livro “A privataria tucana” em Curitiba no dia 19/01/2011.

A iniciativa do ParanáBlogs é apoiada também pelo Sismuc, onde se realizará o evento, TIE-Brasil e pela Geração Editorial.

Se a sua entidade quiser apoiar o evento é só fazer como as demais, entre em contato conosco:

e-mail: paranablogs@gmail.com
twitter: @ParanaBlogs
facebook: ParanaBlogs

Anote aí:

Lançamento do Livro “A privataria tucana”
Debate com Amaury Ribeiro Jr, autor do livro e Eustáquio Moreira dos Santos, ex-funcionário do Banestado.
Sismuc, 19/01/2012, 19:00h
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar




Nota pública do CIMI sobre denúncias no Maranhão

10 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Do site do CIMI

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) vem a público esclarecer os desdobramentos da denúncia feita por indígenas Tenetehara (ou Guajajara) da aldeia Patizal, Terra Indígena Araribóia, no Maranhão, sobre ataque sofrido pelos Awá-Guajá em situação de isolamento, entre setembro e outubro do ano passado na altura do município de Arame, onde os restos mortais carbonizados de uma criança foram encontrados pelos Tenetehara no meio da mata, durante caçada.

Tornaram-se públicas, pelas mãos do Cimi, informações passadas pelos próprios indígenas e são por elas que respondemos, porque não jogamos na vala comum dos boatos depoimentos que remontam anos de denúncias da ação de invasores, sobretudo madeireiros, na Terra Indígena Araribóia. Não obstante, o Cimi mantém plena confiança na denúncia e acredita que algo de muito grave ocorreu no interior da terra indígena, afetando diretamente a segurança e as garantias de vida dos Awá-Guajá isolados.

Apenas investigações mais detalhadas feitas dentro da mata, local de caça dos Tenetehara e palco do episódio denunciado, poderão dizer como o assassinato desta criança indígena ocorreu e como se deu o ataque aos Awá-Guajá isolados. No entanto, o Cimi acredita que não é necessário um corpo carbonizado para que medidas urgentes de proteção aos indígenas da Terra Indígena Araribóia – ou a qualquer outro povo em condição de isolamento ou de contato no país – sejam adotadas.

Conforme os próprios técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai) atestam, a ação de madeireiros ocorre livremente dentro da terra indígena – com o trânsito impune de caminhões apinhados de toras de ipê e demais espécies de árvores. Além da dilapidação do patrimônio nacional, o assédio dos madeireiros coloca em risco a vida e a segurança dos indígenas, impedindo-os de usufruírem do território tradicional.

Faz-se necessária uma ampla ação dos órgãos envolvidos para ultrapassar a fronteira dos monitoramentos das ações de madeireiros e partir rumo à proteção efetiva da terra indígena, impedindo a extração de madeira e a circulação impune de invasores que aliciam e ameaçam os indígenas. Do contrário, se madeireiros circulam sem impedimentos na Terra Indígena Araribóia, como não acreditar nos depoimentos de violência dos Tenetehara?

Chegamos, com isso, a outro ponto importante: se os madeireiros atuam com sossego e no arrepio de fiscalizações mais exaustivas, como fica a segurança dos Tenetehara que fazem denúncias e se opõem aos invasores de suas terras? Numa denúncia como a tratada por esta nota, de ampla repercussão nacional e internacional, as pressões dentro da aldeia são consideráveis. Proteção a esses indígenas também é outra importante prerrogativa para o esclarecimento desse e de tantos outros episódios de violência – noticiados com exaustão pelo Cimi.

Dois casos são salutares de lembrar: em 2007, Tomé Guajajara foi assassinado por madeireiros que invadiram a Terra Indígena Araribóia com o intuito de recuperar um caminhão; já em 2008, um motoqueiro disparou contra uma indígena de 6 anos acertando-a na nuca. O contexto, portanto, é de saque do território, assassinatos e negação de direitos. A impunidade dos crimes só poderia deixar os indígenas preocupados com a própria segurança.

Por fim, esperamos que o foco sobre a questão não se restrinja a mera comprovação se a violência ocorrida no interior da Terra Indígena Araribóia passa de boato de internet ou não, pois no Brasil o assassinato e a violação dos direitos indígenas deixaram a condição de boato desde que o Estado Nacional passou a reconhecer direitos para as populações originárias. O Cimi acredita que novos fatos poderão surgir, mas, sobretudo, espera medidas concretas de proteção ao território indígena e aos indígenas autores das denúncias.

Brasília, 10 de janeiro de 2012




Atenção vestibulando: Creação pré-vestibular gratuito com inscrições abertas!

10 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Preparação para o ENEM e para o vestibular da UFPR sem mensalidade. O Creação Pré-Vestibular é um curso anual para jovens e adultos de baixa renda que pretendem ingressar em cursos de graduação na área tecnológica. O Curso dá ênfase nas matérias exatas e um bom preparo nas outras matérias do vestibular, buscando fornecer ao aluno não só o preparo necessário ao ingresso na universidade, mas também auxiliar na opção pelas carreiras, através de palestras e informativos, e incentivar a opção pelas profissões tecnológicas.

As matérias ministradas são Matemática, Física, Química, Português (Gramática e Literatura), Inglês, Espanhol, Geografia, História e Biologia. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 18:30 às 22:30h, dois sábados por mês das 8:00h às 12:00h. Há uma taxa de inscrição no processo seletivo de R$20,00, mais material didático parcelado em dez vezes de R$15,00 (pagos de março a dezembro).
Os professores são voluntários, assim como nas demais atividades.
O Curso é uma iniciativa do Programa CREAjr-PR, programa vinculado ao CREA-PR, em parceria com o IEP (Instituto de Engenharia do Paraná).

As aulas são no Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, na Rua Emiliano Perneta, 174 – Centro – Curitiba.(próximo a Praça Rui Barbosa).

Há uma taxa de inscrição no processo seletivo de R$20,00 mais o material didático parcelado em dez vezes de R$ 15,00(quinze reais).

Inscrições abertas até 10/fevereiro no site: www.cursocreacao.com.br

Dica da caloura de Ciências Contábeis na UFPR,  Elis de Oliveira.




SINDPD-PR freia mais demissões na Celepar

10 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Do Blog Lado B 

Da Assessoria do SINDPD-PR

O Sindicato dos Trabalhadores em Informática e Tecnologia da Informação (SINDPD-PR) conseguiu frear mais demissões e o desrespeito aos direitos dos trabalhadores na Celepar – Companhia de Informática do Paraná -, que demitiu sem justa causa e na virada do ano funcionários concursados. A empresa foi chamada para uma audiência de mediação, realizada ontem (9) no Ministério Público do Trabalho (9ª Região), em Curitiba, a fim de esclarecer os motivos da demissão sumária dos trabalhadores e com o objetivo de adequar os procedimentos de dispensa, de modo a não constranger os funcionários com limitações ao acesso à Celepar e a documentos.

A procuradora do Trabalho, Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes, que se mostrou sensível às denúncias apresentadas pelo sindicato, também entendeu que falta consistência às justificativas verbais apresentadas pela direção da Celepar e solicitou a reconsideração por parte da empresa. Uma nova audiência foi marcada para o dia 13/01 (sexta-feira), na qual os representantes da Celepar deverão apresentar suas justificativas para que a procuradora decida pela abertura ou não de inquérito. “Há oito anos não havia demissão na Celepar e muito menos da forma como foram conduzidas estas. Uma empresa que quer fugir das suas responsabilidades é que age assim, demitindo na virada do ano”, disse a diretora do SINDPD-PR, Valquíria Lizete da Silva.

Para ilustrar a arbitrariedade das demissões…

Um dos trabalhadores demitidos havia sido requisitado no dia 16 de dezembro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para prestar serviços neste órgão, que arcaria com todo o ônus do remanejamento. A direção da Celepar recusou o pedido e demitiu o funcionário concursado, sem justa causa, poucos dias depois. O SINDPD-PR questiona tanto a medida tomada quanto as razões, ainda desconhecidas e ao que tudo indica bastante subjetivas, para o comportamento da direção da Celepar. Outro trabalhador demitido havia sido homenageado no final do ano pela Secretaria de Planejamento do governo do estado, em função de um sistema inovador que ele desenvolveu para a gestão de contas públicas. “Não estamos mais no tempo de achar que esse tipo de arbitrariedade seja normal ou inquestionável. Os trabalhadores têm direitos e o sindicato está aí para defendê-los”, disse Valquíria. “Tornando pública a situação, o sindicato consegue inibir a empresa de continuar agindo dessa forma”, completou.




Venda direta do livro “A Privataria Tucana”

10 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No dia 19 de janeiro de 2012, durante o lançamento do livro “A Privataria Tucana” aqui em Curitiba, a Geração Editorial fará venda direta do mesmo a tod@s @s interessad@s.

As entidades e pessoas que quiserem adquiri-lo antecipadamente, poderão fazê-lo diretamente com Editora através do telefone (11) 3256-4444, com Amarali do depto. Comercial.

O preço de cada exemplar é R$ 34,90.
A Editora oferece os seguintes descontos de acordo com a quantidade encomendada:

Quantidade Desconto
Até 100 exemplares 20%
De 101 a 200 25%
De 201 a 300 30%
De 301 a 400 35%
De 401 a 500 40%
De 501 a 1000 45%
De 1001 a 2000 47%
De 2001 a 5000 50%
acima de 5000 exemplares 52,5%

Os livros encomendados diretamente na Editora serão entregues no dia 19 de janeiro ou conforme o combinado entre as partes!