Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Parana Blogs

Paraná Blogs

Nuvem de Marcadores

Tela cheia
 Feed RSS

Paraná Blogs - Outra Comunicação é Possível

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Entenda o que é #SOPA e o que ela interfere em sua vida

22 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Reblogged from Rodopiou:

O Stop Online Piracy Act (SOPA) (em tradução livre, Lei de Combate à Pirataria Online) é um projeto de lei da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos que amplia os meios legais para que detentores de direitos autorais possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos falsificados. O objetivo geral é proteger o mercado de propriedade intelectual, impedindo que mais pessoas percam seus empregos por causa da pirataria. Já o Preventing Real Online Threats to Economic Creativity and …




Charge: iPhone x iPhome

22 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Reblogged from Rodopiou:

Clique para visitar o post original




Programa Expressão Nacional (TV Câmara) discute novas regras para a mídia

21 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda




A diferença entre “desafiar” e usar a razão na internet e na vida pública

21 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Do blog Catatau

O Pirate Bay solta uma das mais interessantes notas dos últimos anos sobre vida efetivamente pública (no caso, contra PIPA e SOPA) e o Estadão só consegue escrever: “Pirate Bay desafia [sic] PIPA e SOPA em nota“.

Considerando o conteúdo da nota, isso diz muito respeito ao tipo de compromisso que um jornal assume e o tipo de “jornalismo” que enxerga.

Segue a nota:

INTERNETS, 18 de janeiro de 2012

Há mais de um século, Thomas Edison conseguiu a patente para um aparelho que faria “para olho o que o fonógrafo fazer para o ouvido”. Ele o chamou de cinetoscópio [Kinetoscope]. Ele não foi apenas o primeiro a gravar vídeo, mas foi também a primeira pessoa a ser dono do copyright de um filme cinematográfico.

Por causa das patentes de Edison para filmes cinematográficos, quase foi financeiramente impossível criar filmes de cinema na costa oeste norte-americana. Os estúdios de cinema, assim, mudaram para a Califórnia e fundaram o que hoje chamamos de Hollywood. A principal razão é que ali não haviam patentes.

Não havia também nada de copyright, então os estúdios podiam copiar velhas histórias e fazer filmes a partir delas – como Fantasia, um dos maiores hits da história da Disney.

Portanto, toda a base dessa indústria, que está hoje aos gritos sobre perda de controle sobre direitos não-materiais, é que eles driblaram direitos não-materiais. Eles copiaram (ou, de acordo com sua terminologia,”roubaram”) as obras criativas de outras pessoas sem pagar por isso. Eles o fizeram para obter grandes lucros. Hoje, eles são todos bem-sucedidos e a maior parte dos estúdios está na lista da Fortune das 500 empresas mais ricas do mundo. Parabéns – está tudo baseado em ser capaz de reutilizar criações de outras pessoas. E hoje eles detém os direitos das criações de outras pessoas. Se você quer lançar alguma coisa, você tem que seguir as regras deles. As regras que eles criaram depois de driblar as regras de outras pessoas.

A razão pela qual eles estão sempre reclamando dos “piratas” hoje é simples. Nós fizemos o que eles fizeram. Nós driblamos as regras que eles criaram e criamos as nossas próprias. Nós esmagamos o seu monopólio ao dar às pessoas algo mais eficiente. Nós permitimos que as pessoas tenham comunicação direta entre si, driblando o intermediário lucrativo, que em alguns casos levar mais que 107% dos lucros (sim, você paga para trabalhar para eles).

Tudo se baseia no fato de que representamos competição.

Provamos que a forma atual como existem não é mais necessária. Somos simplesmente do que eles são.

E a parte engraçado é que as nossas regras são muito similares às ideias que fundaram os EUA. Lutamos pela liberdade de expressão. Enxergamos as pessoas como iguais. Acreditamos que o público, não a elite, deveria governar a nação. Acreditamos que leis deveriam ser criadas para servir o público, não corporações ricas.

O Pirate Bay é uma comunidade verdadeiramente interacional. Nossa equipe está espalhada por todo o globo – mas ficamos fora dos EUA. Temos raízes suecas e um amigo sueco nos disse isso:

A palavra SOPA significa “lixo” em sueco. A palavra PIPA significa “um cano” em sueco. É claro que isso não é coincidência. Eles querem tornar a internet um cano de mão única. Eles por cima empurrando lixo cano abaixo para o resto de nós, consumidores obedientes.

A opinião pública nesse assunto é clara. Pergunte a qualquer um na rua e você vai descobrir que ninguém quer ser alimentado com lixo. Por que o governo americano quer que o povo americano seja alimentado com lixo foge à nossa compreensão, mas esperamos que você o impeça, antes que afoguemos todos.

A Sopa não pode fazer nada para brecar o Pirate Bay. Na pior das hipóteses, mudaremos o domínio principal: do atual .org para uma das centenas de nomes que também já usamos. Em países onde estamos bloqueados (os nomes China e Arábia Saudita são os primeiros que vêm à cabeça), eles bloqueiam centenas de nomes de domínios nossos. E adianta? Não muito.

Para consertar o “problema da pirataria” deveria se ir à raiz do problema. A indústria do entretenimento diz que eles estão criando “cultura”, mas o que eles realmente fazem é vender coisas como bonecas caríssimas e fazer meninas de 11 anos se tornar anoréxicas. Seja de trabalhar nas fábricas que criam as bonecas por praticamente salário nenhum, seja por assistir filmes e programas de TV que as fazem pensar que são gordas.

No grande jogo de computador de Sid Meiers, Civilization, você pode construir maravilhas do mundo. Um dos mais poderosos é Hollywood. Com ele, você controla toda a cultura e mídia do mundo. Rupert Murdoch ficou feliz com MySpace e não via problemas com sua própria pirataria até seu fracasso. Agora ele reclama que o Google é a maior fonte de pirataria do mundo — porque ele está com ciúmes. Ele deseja manter seu controle mental sobre as pessoas e está claro que você consegue um visão mais honesta das coisas na Wikipedia e no Google do que na Fox News.

Alguns dos fatos (anos, datas) nesse texto estão provavelmente erradas. O motivo é que não podemos acessar essas informações quando a Wikipedia está fora do ar. Por causa da pressão de nossos rivais decadentes. Pedimos desculpas por isso.

—THE PIRATE BAY, (K)2012




Lançamento de “A Privataria Tucana” em Curitiba repercute nos blogs e redes sociais

20 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O lançamento e debate do livro “A Privataria Tucana” em Curitiba que ocorreu ontem em Curitiba, contando com a presença de mais de 300 pessoas, também mostrou a força das redes sociais e blogs. Assim como o livro, o evento teve total divulgação pela rede, rompendo mais uma vez a blindagem que a velha mídia faz sobre o assunto.

Vários Tuiteiros acompanharam o debate que foi transmitido ao vivo. Foram várias interações de internautas de todo o Brasil, comentando e sugerindo perguntas ao jornalista Amaury Ribeiro Jr.:

Alguns blogs também transmitiram o debate ao vivo pelo link que foi disponibilizado pela organização do evento.

O Debate Público, da jornalista Flávia Prazeres, foi um dos blogs que transmitiram ao vivo o evento.

No Facebook pessoal comentando antes, durante e depois do evento:

 

Nosso agradecimento à tod@s @s amig@s que retuitaram, curtiram, compartilharam, comentaram, blogaram, enfim, participaram!




Direção de TV estatal paranaense demite funcionários

20 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A direção da TV Educativa do Paraná, que hoje praticamente só retransmite a programação da TV Cultura de São Paulo, mas insiste em chamá-la de É Paraná, está fazendo uma limpa nos quadros funcionais.

Sob a desculpa de se livrar dos incômodos gerados pelo caso Derosso, a ex-TV do povo paranaense, demitiu também outros 30 profissionais.

Da CBN-Curitiba:

Emissora de TV do governo, É Paraná, demite a jornalista Cláudia Queiroz

Filipi Oliveira

A TV do governo, É Paraná, a antiga TV Educativa, vai demitir a jornalista Cláudia Queiroz Guedes, mulher do presidente licenciado da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB). Além dela, pelo menos outras 30 pessoas também foram mandadas embora no corte feito pela emissora.

Clique aqui para ouvir o áudo desta reportagem




Amaury Ribeiro Jr. desmente Álvaro Dias em entrevista à CBN-Curitiba

20 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

da CBN:

Autor de “A Privataria Tucana” diz que Banestado era o maior esquema de lavagem de dinheiro

Leonardo Bessa
O autor do livro “A Privataria Tucana”, que denuncia fraudes nas privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, afirma que nunca se desviou tanto dinheiro quanto na época do extinto Banco do Estado do Paraná, o Banestado.

Clique aqui para ouvir a íntegra da entrevista concedida por Amaury Ribeiro Jr à rádio CBN-Curitiba




Novidades de Amaury: CD, cartilha em quadrinhos e “Privataria II”

20 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

“O pessoal do MST me pediu licença para editar uma versão do livro para as crianças e adolescentes, em forma de história em quadrinhos. É claro que eu dei a licença. E tem mais novidade. Vai sair o CD do Privataria com músicas que fiz a alguns anos e que precisam de uns ajustes”, revelou Amaury durante o debate realizado na noite de 19/01 em Curitiba.

Alguém lembrou que a privataria tucana não acabou mas continua avançando no Paraná e em outros estados através da “terceirização” da saúde e da cultura, decidida com apoio de deputados aliados do governador Beto Richa sem ouvir em nenhum momento a população. Propõe-se entregar um relatório completo do processo dessa votação, acompanhado dos nomes dos deputados e das empresas que apoiaram suas campanhas eleitorais (obtidas no TRE),  para o Amaury incluí-lo no “Privataria II”, em elaboração.

Amaury afirmou que só escreve com fatos e documentos que provem as denúncias, cabendo às entidades fazer os documentos chegarem até ele.

Os presentes quiseram saber se Amaury acha que a CPI da Privataria sai ou não sai.

“Depende da pressão popular. O livro sozinho já tem dados e informações documentais mais que suficientes”, responde Amaury que, humoradamente, completa: “Meu filho é ‘filho’ do Banestado. Foi feito em Nova Iorque por causa do Banestado. É a minha CPI e vou voltar a ela no Privataria II”.

Ao final do debate  formou-se uma fila para os autógrafos, incrivelmente organizada.

“Êita povo prá gostar de fila, sô”, brincou Amaury, pegando a caneta para autografar dezenas de exemplares.

Vendendo dez exemplares de uma vez para um dirigente da associação dos ex-funcionários do privatizado Banestado, William diz que “Curitiba lançou a ideia e o bloqueio da mídia e das redes de livrarias está sendo vencido pelos convites para as dezenas de atos iguais a este que acabamos de assistir.”




Lançamento de “A Privataria Tucana” em Curitiba reúne mais de 300 pessoas

20 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O lançamento do livro “Privataria Tucana”, com a presença do autor, jornalista Amaury Ribeiro Jr. foi um sucesso: reuniu mais de 300 pessoas na noite de 19/01/2012 no auditório do SISMUC – Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Municipais de Curitiba.

O evento foi organizado por ParanáBlogs, Sismuc, Geração Editorial, Sindicato dos Bancários, SENGE-PR, SindiSaúde, CUT-PR e TIE-Brasil.

Já no inicio da “noite de autógrafos”, William Novais, da Geração Editorial, comemorava a venda de mais de 120 exemplares até aquele momento. “Em São Paulo foram 200, mas no final. Curitiba é bem menor e está dando show, já de saída” – afirmou William.

Muita gente já trazia o livro de casa, comprado nas livrarias que deixaram a solidariedade tucana para lá e lucram com o novo “best seller”.

No salão do evento os presentes se revezavam e se espremiam para ouvir as respostas bem humoradas de Amaury às perguntas feitas. Uma delas partiu de um médico brasileiro residente em Houston, Texas, que pode participar graças a transmissão ao vivo pela Internet.

O paranaense Amaury surpreendeu os participantes com o tom informal e até irreverente com que se dirigiu à atenta platéia.




Fotos do Lançamento do Livro “A privataria tucana” em Curitiba

20 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

O lançamento do livro “A privataria tucana” reuniu mais de 300 pessoas no auditório e dependências do Sismuc na noite de quinta, 19/01. Com o auditório lotado, muitas pessoas acompanharam a apresentação do livro seguida de debate nos computadores do Sismuc espalhados pelas diversas salas da entidade.

Antes do lançamento, porém, Amaury Ribeiro Jr participou de uma entrevista coletiva com a presença de vários meios de comunicação, tanto das velhas como das novíssimas mídias.

Veja as fotos do evento:

Participantes formam filas para chegar ao local do evento:

Antes das 19:00h o salão do Sismuc já estava lotado:

Amaury Ribeiro Jr. concede entrevista coletiva aos meios de comunicação do Paraná:

Após o debate participantes formaram filas para ter seu livros autagrafados por Amaury Ribeiro Jr.




Ao vivo: lançamento e debate do livro “A Privataria Tucana” em Curitiba

19 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A partir das 19h o Coletivo #ParanaBlogs transmitirá ao vivo o lançamento e debate do livro “A Privataria Tucana em Curitiba. Você pode acompanhar através do seguinte link:

http://twitcam.livestream.com/87t7m

Para os blogueiros que desejam transmitir em seus blog/sites o código embed é o seguinte:

<object id=”twitcamPlayer” width=”320″ height=”265″ classid=”clsid:d27cdb6e-ae6d-11cf-96b8-444553540000″><param name=”movie” value=”http://static.livestream.com/grid/LSPlayer.swf?hash=87t7m”/><param name=”allowScriptAccess” value=”always”/><param name=”allowFullScreen” value=”true”/><param name=”wmode” value=”window”/> http://static.livestream.com/grid/LSPlayer.swf?hash=87t7m</object>

No Twitter comente com a tag #ParanaBlogs




Adquira A Privataria Tucana e camiseta pela CPI da Privataria

18 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Exclusivo: livro esgotado nas livrarias já pode ser adquirido no Sismuc. Camiseta pela CPI da Privataria também será vendida.

O livro mais polêmico de 2011 e 2012. A Privataria Tucana revela como se deu o processo de privatização no governo FHC, que é considerado um escândalo e já gera uma CPI no Congresso Nacional. A obra se esgotou rapidamente. Em 20 dias, foram 120 mil vendas.

No dia 19 de janeiro de 2012, durante o lançamento do livro “A Privataria Tucana” aqui em Curitiba (Sismuc), a Geração Editorial fará venda direta do mesmo a tod@s @s interessad@s. Além do livro também será vendida a camiseta a favor da CPI da Privataria.
A camiseta diz “Não há corruptos sem corruptores” e a hastag do twitter #cpitdaprivatariaja. A camiseta custa R$ 15,00 e pode ser adquirida no Sismuc.
Já as entidades e pessoas que quiserem adquirir o livro antecipadamente, poderão fazê-lo diretamente com Editora através do telefone (11) 3256-4444, com Amarali do depto. Comercial.
O preço de cada exemplar é R$ 34,90.
A Editora oferece os seguintes descontos de acordo com a quantidade encomendada:
Quantidade Desconto
Até 100 exemplares 20%
De 101 a 200 25%
De 201 a 300 30%
De 301 a 400 35%
De 401 a 500 40%
De 501 a 1000 45%
De 1001 a 2000 47%
De 2001 a 5000 50%
acima de 5000 exemplares 52,5%

Autor: Manoel Ramires com informações de Paraná Blogs




Maringá:4 vereadores e 5 ex-parlamentares foram condenados por nepotismo

18 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Do Blog  OLHO ABERTO PARANA

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) condenou quatro vereadores e cinco ex-parlamentares de Maringá pela prática de nepotismo. A decisão foi tomada na tarde de terça-feira (17), em Curitiba. A câmara maringaense ainda não recebeu a sentença oficialmente, mas confirmou a condenação.

Os nove foram considerados responsáveis pela contratação de 22 parentes em 2006, época em que a ação foi movida pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público.

De acordo com sentença, os nove condenados estão proibidos de contratar com o poder público e terão de devolver todo o dinheiro pago aos funcionários parentes, pagando uma multa equivalente a dez vezes o valor da última remuneração recebida no cargo de vereador, atualizada a partir de 29 de março de 2010. Além disso, os condenados terão os direitos políticos suspensos e aqueles que ainda ocupam cargo público serão exonerados da função. A decisão cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Foram condenados os vereadores Aparecido Domingos Regini (PP), o Zebrão; Belino Bravin (PP); João Alves Correa (PMDB), o John; e Marly Martin (PPL). Também estão na lista a secretária de Esportes Edith Dias, o diretor do Procon Dorival Dias e os ex-vereadores Altamir Antonio dos Santos, Chico Caiana e Odair Fogueteiro .
O vereador Aparecido Domingos Regini (PP), conhecido como Zebrão, disse que “todos vão recorrer”. “Em cargos de confiança, você pode colocar uma pessoa da sua confiança. Fico chateado, porque minha filha trabalhou para ajudar a cidade. Ela foi a única parente minha que trabalhou na Câmara”, justificou ele.

João Alves Correa, o John (PMDB), também confirmou que vai recorrer. “Vi essa informação [a condenação] no noticiário. Não conversei com os advogados, mas haverá recursos, pois as pessoas que tinham alguma ligação de parentesco comigo foram demitidas antes de a lei entrar em vigor”, defendeu. “Se observarmos antes da existência da lei, também havia nepotismo em outras esferas públicas. Eles estão sendo condenados? Acho que não.”

Marly Martin (PPL) disse que é só uma questão de recorrer. “Em nível de Paraná, a Justiça foi favorável aos apelantes.” O ex-vereador Chico Caiana, que é bacharel em direito, considerou a decisão uma “aberração”. “Esqueceram que a Constituição existe. Vou recorrer. Justiça tem de existir. Infelizmente, foi uma decisão grosseira. Antes da lei, tirei meu irmão que trabalhava [na Câmara]. Então, não é ilegal. Seria imoral se ele não trabalhasse, mas ele exercia suas funções. Então, também não é imoral.”

A secretária de Esportes Edith Dias também garantiu que vai recorrer. “Quando o Ministério Público falou para tirar os parentes, todos foram dispensados.”
A reportagem não conseguiu contato com Belino Bravin; com o diretor do Procon Dorival Dias; e com os ex-vereadores Altamir Antonio dos Santos e Odair Fogueteiro .




#ParanaBlogs transmitirá o lançamento de “A Privataria Tucana” em Curitiba. É amanhã!

18 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Amanhã 19/01 a partir das  19h o blog coletivo #ParanáBlogs transmitirá ao vivo o lançamento e debate do livro “A Privataria Tucana” em Curitiba. A capital paranaense é a primeira fora do eixo RIO-SP a receber o lançamento e debate do livro que, mesmo sem a divulgação da velha mídia,  já vendeu mais de 120 mil cópias em pouco menos de um mês.

O debate contará com a presença do jornalista Amaury Ribeiro Jr, autor do livro, e tem o apoio da Geração Editorial, SISMUC, TIE-Brasil, Sindicato dos Bancários, SENGE, CUT, SINDISAÚDE e Blogoosfero.

Então anote aí: Amanhã 19/01 a partir das 19h o link e o código embed para transmissão nos blogs, estarão disponíveis aqui no paranablogs.wordpress.com




Liminar da Justiça Federal impede o “Monday Bloody Monday” no Pinheirinho em SJC

17 de Janeiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Artigo sugerido por André Vieira, do blog Pauta Paraná

Uma liminar concedida pela Justiça Federal na madrugada desta terça-feira suspendeu a operação de reintegração de posse programada pela Polícia Militar para acontecer nesta quarta (17), na comunidade Pinheirinho, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O local, com área de um milhão de metros quadrados, vem sendo ocupado por cerca de 1.700 famílias há oito anos.

Moradores do Pinheirinho comemoram liminar emitida pela Justiça Federal suspendendo reintegração de posse / Foto: AE

A Polícia Militar havia enviado 5.000 agentes, incluindo homens da Cavalaria, para retirar as mais de 5.500 pessoas do local. Na noite de segunda-feira, antes de a decisão da Justiça ser anunciada, o clima foi de forte tensão no Pinheirinho. Um ônibus e um carro foram incendiados durante manifestação contra a desocupação.

A área foi ocupada em 2004 por uma comunidade ligada ao Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem-Teto (MTST). O terreno pertence à empresa Selecta, do grupo Naji Nahas.

Uma liminar da Justiça que determinou a reintegração foi emitida no final do ano passado pela juíza Márcia Loureiro, da 6.ª Vara Cível. Na quarta-feira, um pedido de adiamento da desocupação por 120 dias foi negado.

Segundo a polícia, no final da noite de segunda-feira (16), na Avenida Imperador, um ônibus municipal foi interceptado por um grupo de pessoas ligadas à ocupação. Após obrigarem os ocupantes a descer, os desconhecidos atearam fogo no coletivo. As famílias que ocupam o Pinheirinho afirmam que os responsáveis pelo ataque ao ônibus não são moradores da ocupação.

Durante a tarde, a Polícia Militar usou um helicóptero para lançar panfletos sobre o terreno, pedindo às famílias que deixem do local e informando que a reintegração de posse já havia sido determinada pela Justiça. Desde 3h30 desta terça-feira (17), todo o entorno do terreno foi isolado. As ligações clandestinas de energia elétrica foram cortadas.

O Sindicato dos Metalúrgicos da cidade emitiu uma nota durante a noite informando que ‘os moradores já estão em estado de alerta e não deixarão suas casas’.

Para pressionar as autoridades sobre um acordo, um grupo de moradores realizou na sexta-feira (13), uma manifestação. Lideranças da comunidade afirmam que eles vão resistir à reintegração. Durante o ato, moradores colocaram capacetes e improvisaram escudos, dispostos a enfrentar quem quisesse lhes tirar de lá. ‘Isso aqui é a crônica de uma tragédia anunciada, vai ser como Eldorado dos Carajás’, disse Antonio Donizete Ferreira, advogado ligado ao MTST, que representa a comunidade na Justiça.

Ainda na sexta-feira, foi realizada na sede municipal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) uma reunião com representantes do Ministério das Cidades, da Secretaria de Estado da Habitação, de moradores e lideranças sindicais. A ideia era chegar a um acordo para evitar a execução da ordem de reintegração da área. A Prefeitura de São José dos Campos não mandou representantes.

O resultado da reunião foi uma proposta na qual o governo federal se dispõe a dirigir recursos para a compra do terreno, desde que o município demonstre interesse. Em contrapartida, a Prefeitura teria que declarar a área zona especial de interesse social, mudando o zoneamento, e apresentar um cadastro atual dos moradores.

No mesmo dia, à tarde, representantes dos governos federal e estadual foram à Prefeitura apresentar o documento, que foi protocolado. A administração municipal se comprometeu a analisar a proposta, mas afirmou o problema é judicial entre invasores, proprietários e a Justiça. A gestão indicou que, caso outra esfera do Executivo comprasse a área, não criaria dificuldades para a regularização.

Em 2010, líderes da comunidade entraram em contato com os governo federal e estadual para tentar regularizar o terreno. O Estado afirmou que a Prefeitura deveria indicar a área para participação no programa Cidade Legal, o que não aconteceu. A Prefeitura de São José dos Campos realizou o cadastro dos moradores em 2010. Foram identificadas mais de 1,6 mil famílias, ou 5.488 pessoas. Líderes comunitários dizem que o número de moradores é maior.

Twitter

A suspensão da reintegração de posse do Pinheirinho, em São José dos Campos, expedida na madrugada desta terça-feira (17) virou um dos assuntos mais comentados no Twitter.

Durante toda a madrugada, o assunto ficou entre os dez mais comentados no Estado de São Paulo e a partir das 9h, a hashtag Pinheirinho foi uma das dez mais usadas pelos internautas em todo o país, alcançando a 9ª posição nos Trending Topics por quase meia hora.

Com agências

Fonte: Vermelho