Seja bem vindo
18 de Janeiro de 2014, 15:25 - sem comentários aindaA Comunidade Linux Indaiatuba nasceu em Setembro de 2010 com o objetivo de divulgar Linux e Softwares Livres.Em 2011 organizamos o primeiro Flisol - Festival Latino Americano de Software Livre na cidade de Indaiatuba. Nos anos seguintes o evento tornou-se referência na região.
Muita coisa mudou desde o surgimento da nossa comunidade...
Por esse motivo em 2013 o blog teve uma interrupção e algumas alterações com relação as suas postagens e conteúdos. Vários "posts" com informações ou notícias antigas foram excluídos (todos).
Agora o foco principal será as manter conteúdo que seja realmente útil para quem nos visitar (alguns posts serão republicados futuramente), assuntos relacionados as distribuições Linux para servidores ou desktops, iniciantes ou profissionais em Linux, cursos e treinamentos, dicas e tutoriais, etc.
Agradecemos a todos aqueles que participam direta ou indiretamente da nossa comunidade.
Revista Linux Magazine C.E. 103
22 de Agosto de 2013, 18:58 - sem comentários aindaFonte: Linux Magazine
Centro de Competência em Software Livre é inaugurado na USP
14 de Agosto de 2013, 2:55 - sem comentários aindaFonte: 4Linux
Ao som da música “Free Software Song”, escrita por Richard Stallman, tocada pela bem afinada banda “Free Software and The Open Sources”, foi inaugurado no dia 6/8/2013 o prédio do Centro de Competência em Software Livre do Instituto de Matemática da Universidade de São Paulo.
Um prédio de 3 andares e com instalações modernas que dará excelentes condições de pesquisas e desenvolvimento para os vários projetos organizados pelo CCSL e que funcionará como um polo centralizador de projetos de pesquisa e tecnologia na área de software com foco para softwares livres.
O CSSL integra a Rede Internacional de Centros de Competências em Software Livre, que além do Brasil possui representações na Alemanha, Japão, Itália, França, Espanha, Índia e China.
“ O CCSL pretende criar uma comunidade cada vez mais vibrante ao redor do software livre”, explica Fabio Kon, um dos idealizadores e coordenador do centro de competência. “ Seja através de projetos de pesquisa científica, seja através de desenvolvimento de software ou mesmo palestras e eventos, queremos estreitar os laços entre o IME-USP e a sociedade, por meio das empresas, governos e indivíduos.”, completa Kon.
“Fiquei bastante surpreso com o tamanho das instalações e com a energia e motivação dos estudantes que apresentavam seus projetos em software livres.” Comenta o Diretor Geral da 4Linux, Rodolfo Gobbi, que esteve presente a inauguração.
Para conhecer os projetos do CCSL visite o site ccsl.usp.br.
Ubuntu Edge - A história do Software (legendado)
6 de Agosto de 2013, 0:00 - sem comentários aindaFonte: YouTube - LinuxVlog
Revista Espírito Livre Ed. 52
5 de Agosto de 2013, 0:00 - sem comentários aindaFonte: Revista Espírito Livre
Creio que seja desnecessário dizer que o FISL já é um evento consolidado, forte e que serve de inspiração para tantos outros eventos menores que ocorrem em todo o Brasil e exterior. As participações internacionais trazem igualmente novos conhecimentos e saberes, seja para aqueles que acompanharam a extensa grade de palestras e atividades, seja naquele bate papo de corredor ou nos encontros informais que ocorrem paralelamente e após o evento.
Esta edição é especial pois a dedicamos a este importante evento que já faz parte de nosso calendário. Parte da diagramação ocorreu durante uma oficina oferecida durante o evento. Alguns participantes, portanto, puderam conhecer um pouco mais sobre o processo de criação e como as edições são produzidas. Os textos e fotos, em sua maioria, foram enviados pela própria equipe de comunicação do FISL, formada por um time de voluntários que trabalhou em prol do Software Livre fazendo a cobertura do evento para o site, a TV e a Rádio Software Livre, e também redes sociais. Aproveito ainda, para agradecer a todos envolvidos na organização, comunicação e realização do evento. Todos estão de parabéns!
Nesta correria que vivemos, participar de um evento com mais de dois dias não é tarefa para qualquer um. A distância, o clima, a falta da família, a comemoração de datas importantes e o trabalho, influem fortemente na participação dos “peregrinos do software livre”, que seguem milhares de kilômetros, viajando, em busca de conhecimento, informação e liberdade.
Esta viagem certamente valeu cada minuto. Vida longa ao FISL.