Conheça o projeto UbuntUCA
14 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaFonte: UbuntUCA
O UbuntUCA é um projeto educativo, social, voluntário, independente e sem fins lucrativos. É uma remasterização do Ubuntu, desenvolvida para os laptops do Programa UCA (Um Computador por Aluno), sendo a solução ideal para embarcar os laptops do ProUCA da sua escola.
Sua interface é adaptada à telas pequenas, além de ser agradável, leve e funcional. Sua coleção de aplicativos é capaz de atender a praticamente todas as necessidades dos professores e alunos em sala de aula.
O UbuntUCA vem pronto para o uso, não sendo necessário nenhuma configuração extra do sistema após a instalação. É literalmente: Instalar e Usar!
Confira abaixo algumas das principais características do UbuntUCA 3 e uma breve descrição da sua coleção de softwares:
=> O UbuntUCA é leve e eficiente.
=> Possui uma excelente capacidade de conexão com redes sem fio, além de possuir o recurso para compartilhamento de conexão com outras máquinas.
=> Sua interface é adaptada ao uso em telas pequenas, além de ser bloqueada para evitar eventuais danos por mau uso do sistema.
=> Sua instalação é tão simples quanto a instalação do Ubuntu.
=> O UbuntUCA vem pronto para o uso, possui todos os plugins e codecs, tanto livres quando proprietários, para execução de multimídia, como Flash, Java, w32codecs...
=> E talvez o mais importante de tudo: o UbuntUCA é o Ubuntu propriamente dito, ele não é uma nova distro, é apenas uma remasterização do Ubuntu, com foco no uso em sala de aula e em netbooks. Portanto, ao usar o UbuntUCA, você terá a segurança de estar usando a maior e mais usada distribuição GNU/Linux do mundo.
Para conhecer a lista dos aplicativos do UbuntUCA clique aqui.
Enfim, O UbuntUCA pode proporcionar uma ótima experiência ao público do ProUCA ao oferecê-los a oportunidade de utilizar o Ubuntu, maior e mais usada distribuição GNU/Linux do mundo.
LibreOffice Magazine Ed. 5
27 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaFonte: LibreOffice Brasil Blog
Do conceito ao pré conceito
No Houaiss circula do adjetivo “espontâneo” ao substantivo que compõe a frase “… é aquele que se dedica a um trabalho sem vínculo empregatício, prestando ajuda quando necessário”. São duas definições de voluntário em um dicionário.
Essa capacidade de doação é algo que não é tangível, não pode ser percebido por pessoas que não têm isso como parte de educação de “berço” ou no seu DNA. Das que tem, nem todas deixam que essa “loucura” espontânea saia de suas entranhas e tome a liberdade de fluir para o mundo em que vivem.
Mas os que assumem essa veia de voluntário, fazem um bem enorme, primeiro a si mesmo e depois ao mundo. E são pessoas imperceptíveis na multidão. São pessoas de todas as cores, idades, crenças e diferentes níveis de educação.
O trabalho voluntário nas comunidades de Software Livre – nas diversas atividades tais como desenvolvimento de software, documentação, tradução, divulgação e etc, não é visível para a grande maioria das pessoas. Isso faz com que achem que são um “bando de loucos”, antissociais, nerds e etc. E que seu envolvimento e trabalho em comunidades é coisa de amador. Não. Com certeza é coisa de amante. No Houaiss significa “que ou aquele que tem gosto ou inclinação por alguma coisa”. Inclinação de colaborar, dividir o que sabe, para saber mais e aprender mais. E você que acha que ser profissional é usar os pacotes de caixinha, caros ao bolso da grande maioria da população, não gostaria de experimentar esse lado amador do software livre?
De repente você é um dos que tem aquela loucura espontânea adormecida, e com essa experiência não se descobre um amante. Voluntário e capaz de se doar a uma causa.
Os amadores vão adorar aumentar a legião de colaboradores voluntários.
Esta edição é dedicada a todos os voluntários.
Aos colaboradores desta edição, os sinceros agradecimentos por mais esse lançamento.
Boa leitura!
Vera Cavalcante
Novo game pra Linux: Planetary Annihilation
19 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaFonte : #Seja Livre!
A Uber Entertainment liberou para Linux o Planetary Annihilation, um game de estratégia em tempo real que promete levar os jogadores a experiências planetárias!
O game, que foi liberado em versão alpha e tem previsão de ser liberado em versão final até o fim do ano, está sendo desenvolvido por iniciativas no Kick Starter – uma plataforma de financiamento de games que tem ajudado muitas empresas de games a se erguer e conquistar adeptos no mercado.
Segue neste link o site do projeto e neste link o site do Kick Starter onde você pode adquirir o game.
Direitos autorais: para sempre menos um dia
7 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaFonte: YouTube - Fancisco Pacheco
Revista Espírito Livre Ed. 50
31 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaFonte: Revista Espírito Livre
Nossos governos deveriam (e este é o papel deles), zelar por sua população, cuidar de seu povo. Inovações nacionais e projetos que nasceram ou foram desenvolvidos aqui não poderiam simplesmente serem jogados para escanteio, em detrimento de acordos com multinacionais. Não cabe nem mencionar governos, nem as empresas envolvidas, uma vez que não são poucos tais acordos que vem pipocando aqui e ali. Nós da comunidade, vez ou outra, já nos sentimos deslocados quando fazemos uso de uma tecnologia que nem todos a utilizam. Não ter apoio nem dos que deveriam nos representar, ainda, é algo que entristece e nos faz refletir em até que ponto tal “cuidado e zelo” está realmente sendo realizado. Não é colocado em xeque aqui apenas as responsabilidades de nossos governantes, mas também sua preocupação com a inovação, genialidade nacional e independência tecnológica. Vale ressaltar que não basta termos uma massa de usuários interessados em mudar. É necessário vontade, e algumas vezes, política. Que tal pensarmos um pouco sobre isso?