O Contexto
Minha conexão principal em casa é um link de 10MB da NET, da qual, até agora (fevereiro de 2011), estou satisifeito. Mas como Murphy existe, é sempre bom ter uma conexão reserva. Até então eu usava um modem 2g da OI como conexão reserva. Mas resolvi usar minha conexão 3G do celular para ser a conexão reserva...
Configurando o Linux
Você não precisa fazer nada! Sim, quem diz que Linux é difícil, está há muito tempo sem usar Linux :-)
Configurando o Telefone com Android
Android 2.2
Espete o mesmo via usb no notebook/desktop e marque para ficar apenas carregando. Vá em Menu > Settings > Wireless controls (Menu > Configurações > Rede sem Fios e outras) e marque a opção de compartilhar a conexão móvel! Acabou.
Android 2.1
Não tenho certeza se esta configuração funciona com versões do Android anteriores a 2.1 (você vai ter que testar). E seu dispositivo tem que estar rooteado. Mas não se assuste. Agora é possível fazer root no seu dispositivo sem grandes malabarismos. Instale no seu dispositivo o z4root (Há uma cópia dele aqui) e rode o programa para rootear seu aparelho. (A dica do Z4root me foi dada pelo João Marcos!)
[Atenção]
Leia o texto sobre o que significa rootear seu aparelho antes de fazê-lo. Você foi avisado!
[/Atenção]
Agora que seu Android está rooteado instale (via Market) Barnacle wifi Tether, rode o programa (nas configurações do programa marque a opção "skip wpa supplicant") e compartilhe sua conexão (funciona via wifi).
Existem outros programas que compartilham também via USB, Easy Tether, por exemplo.
Pronto, agora é só conectar seu dispositivo (via wireless) ao Android e navegar!
Veja abaixo o Barnacle em funcionamento. Este texto foi escrito e publicado usando a conexão do Android. Como eu sempre digo o presente já é livre e colaborativo!
Android compartilhando rede via wifi e na USB para mantê-lo carregado!
Referências
Tem uma caminho mais fácil? Testou com Android 1.X? deixe-me saber usando os comentários.
Texto escrito com b2evolution. Você pode participar das conversas comentando esse texto. Clique aqui pra comentar.
0sem comentários ainda