Com um novo grupo e com novas nomenclaturas reiniciamos nossas discussões que perpassam sobre a filosofia do software livre, liberdade na internet e direitos autorais.
O NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) passa a ser o NTM (Núcleo de Tecnologia Municipal), atendendo as necessidades de organização do MEC e os Coordenadores das Salas Informatizadas são conhecidos agora como Auxiliares de Ensino de Tecnologias, atendendo a uma necessidade organizacional da Prefeitura de Florianópolis. Além do nome, a maioria dos professores auxiliares de tecnologias são iniciantes nessa função. Conheceram a proposta do NTM este ano e estão engajados em fazer um trabalho de qualidade nas Salas Informatizadas das escolas.
No encontro do dia 19 de maio retomamos nossas reflexões e para desencadear as discussões assistimos o documentario "Rip a remix - manifesto", disponível no youtube em 9 partes e legendado:
http://www.youtube.com/results?search_query=rip+a+remix+manifesto+port+&aq=f
Criamos um mapa conceitual e a partir dele foram aparecendo questões que precisariam ser investigadas com maior propriedade. Em grupos as questões foram definidas e começaram a ser desvendadas. As conclusões serão contadas atraves da linguagem dos quadrinhos em qualquer software de edição de desenho ou de quadrinhos. Como sugestões:
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx
No encontro de junho demos continuidade a pesquisa, ao planejamento da história e a reflexão sobre a utilização da linguagem dos quadrinhos.
AS postagens a seguir são caminho e o resultado do trabalho dos grupos nesse processo investigativo.
Mais links:
file:///var/tmp/kdecache-professor/krun/6817.0.criativos-comuns
HQ
18 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaNo encontro dos auxiliares de tecnologia de julho nos propusemos a estudar a linguagem e criar histórias em quadrinhos com ferramentas on-line (http://www.toondoo.com e http://www.maquinadequadrinhos.com.br). Os quadrinhos produzidos em grupos trazem a discussão sobre a filosofia do software livre, liberdade na internet e direitos autorais, temas destacados depois de assitirmos o filme;Rip a remix: manifesto (disponivel no you tube). Veja abaixo o material produzido:
PRODUÇÕES HQ Direitos Autorais Bianka, Márcia Cristina e Patricia Cavalcante http://www.toondoo.com/bookEmbed.jsp?bookid=221313
Diferenças entre Software Livre e Software Proprietário Andressa Danielle Silva, Diane Schlieck, Gisely Córdova
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=312756#
Como fazer remix? Beth, Elika e Hilma
http://www.toondoo.com//ViewBook.toon?bookid=226805
Perigos da Internet Ilenice e Vera http://www.toondoo.com/cartoon/1935346
Criative Commons Angela, Ivete e Katia Você sabe porque é importante registrar as fontes de pesquisa? http://www.toondoo.com/cartoon/1915034
Você sabe porque é importante registrar as fontes de pesquisa? Catia, Mirian, Laura e Angelica http://softwarelivre.org/myprofile/ntefloripa/cms/edit/276429
Perigos na Internet Rosangela, Rita e Joseane
Redescobrindo a Historia em Quadrinhos
2 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaGrupo: Rosangela, Rita e Joseane
As atividades propostas iniciaram com o vídeo Rip e Remix e a leitura de um texto de Juan Poso, que traz como tema central os aspectos relacionados aos direitos autoriais. Foi muito importante termos esta oportunidade, pois muitas vezes, assuntos importantes para o nosso aperfeiçoamento, não são devidamente explorados.
Através destes questionamentos foi proposto nos organizarmos em grupos para discutirmos sobre o texto e o vídeo e para escolhermos um tema sobre o assunto, dando continuidade à atividade proposta, que seria a montagem de uma história em quadrinhos. O tema escolhido foi: Por que são disponibilizados musicas, livros e filmes que são ilegais? Quais os interesses que estão por trás?
Procuramos através de pesquisas realizadas no Google, sites que nos esclarecessem mais sobre este assunto, foi difícil, pois não encontramos nenhum site que abordasse este tema com clareza. O que achamos, foi sobre as leis de direitos autoriais, o que é definido e proibido. Na elaboração da história em quadrinhos, tivemos maior dificuldade para sintetizar o tema escolhido, em forma de historia e que está fosse de forma interessante para o publico escolhido pelo grupo que seriam alunos de series iniciais.
Para realizarmos a historia em quadrinhos, primeiramente recorremos ao site da maquina de quadrinhos da Monica, onde não conseguimos efetuar o login, optamos então pelo site do Tondoo onde então no meio de muitas opções de cenários, personagens, saiu a nossa história.
Como fazer um REMIX? - Grupo: Beth, Elika e Hilma
2 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaAssistir ao vídeo “ Rip a remix: o manifesto” nos fez refletir sobre o tema Remixagem, levando-nos a obter mais esclarecimentos sobre o assunto. O tema proporcionou abordagens diversas como: cultura, leis, internet, direitos autorais, software livre, liberdade de expressão, entre outros, levando-nos a elaboração de um rico mapa conceitual.
A partir deste, nos foi solicitado uma pesquisa e a criação de uma história em quadrinhos em pequenos grupos, e o nosso grupo optou em aprofundar sobre a problemática: “Como fazer um remix?” Utilizar a tipologia textual: História em Quadrinhos (HQ) como dinâmica de apresentação, nos permitiu explorar e vivenciar na prática as possibilidades e riquezas desta forma de linguagem.
No site: www.toondoo.com, apresentado como uma das possibilidades para elaborarmos a HQ, encontramos boas opções de imagens, cenários e personagens para explorar e assim criar nossa história. Nossa dificuldade foi em expressar por meio de diálogos nossa temática, pois o assunto era muito complexo e tínhamos preocupação de fornecer detalhes de informações possíveis.
A leitura de textos informativos e a pesquisa em sites diversos esclareceu um pouco nossa problemática, pois o assunto requer compreensão de informações técnicas. O momento de socialização dos trabalhos foi muito produtivo. As experiências compartilhadas contribuíram para aprendermos um pouco mais sobre os temas abordados, para observarmos aspectos importantes na elaboração de Histórias em Quadrinhos e para conhecermos outros sites que trazem recursos para a criação de Hqs, como o www.maquinadequadrinhos.com.br. São experiências que irão auxiliar muito no nosso local de trabalho, nos dando novas possibilidades de trabalhos na Sala Informatizada.
Para acessar nossa história é só clicar aqui. Boa leitura!
Dúvidas de Mydi (a nossa primeira HQ)
2 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaGrupo: Angela, Ivete e Kátia
A proposta iniciou com uma pesquisa no site oficial do Creative Commons. O Creative Commons Brasil é um projeto sem fins lucrativos que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais, nos diversos segmentos: áudio, imagens, vídeo, texto e educação.
Logo após iniciamos uma discussão em grupo para decidir a estrutura da nossa história em quadrinhos, números de tiras, páginas, entre outros e escolhemos o público alvo de leitores, que foram os professores. A partir daí pudemos escolher o tipo de texto utilizado, que neste caso, foi o texto informativo com uma linguagem mais extensa, já que o assunto exigia.
O passo seguinte foi a escolha dos personagens e a dinâmica do texto, tudo foi pensado com muita calma para que existisse coerência, entre fala e personagem, fala e cenário, contexto da história e do local onde ela se passava, escolhemos cores e ambientes variados, para que tudo tivesse coerência.
A nossa maior dificuldade foi sintetizar o texto e adequar aos balões, por ser um texto informativo ficamos preocupadas na extensão, mas por fim deu tudo certo. Foi tudo muito válido, cada etapa do processo. O trabalho em equipe foi fundamental, e um fator muito importante foi termos feito um planejamento da nossa história, facilitou o processo. O resultado final vocês poderão ver e curtir conosco acessando o link abaixo:
http://si-ebias.blogspot.com na postagem "Encontro de Formação Continuada - Tecnologias na educação: reflexões teóricas e práticas mídia-educativas".
GRUPO: Ilenice e Vera. Perigos da internet
2 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO video Rip a Remix, o manifesto assistido no encontro das auxiliaries de ensino de tecnologia traz o tema dos direitos autorais,assunto polemêmico que nos fez refletir e discutir sobre propriedade intelectual, compartilhamento de informação e a remissagem de músicas.
Depois das discussões construimos uma mapa conceitual para organizar as ideias com mais clareza e intendimento do assunto. Nossa equipe: Ilenice e Vera.
Escolhemos o tema perigos da internet e procuramos saber quais são os perigos mais habituais e como se proteger. Através da pesquisa na internet tivemos acesso a muitas informações e registramos que a internet abre as portas da informação global em um só clic. Assim sendo temos acesso a jornais do mundo inteiro em poucos segundos, filmes, músicas que muitas vezes ainda nem foram lançados no mercado, fazendo com que o individuo se torne um violador da lei correndo riscos que atinge a vida real.
Os perigos mais habituais são o visionamento de material impróprio. Iniciação a violência e ao ódio. Violação da privacidade e da lei. Encontros on-line. Download e compras na internet.
Nossa pesquisa ainda traz algumas dicas de segurança durante o uso da internet. Nunca fornecer senhas e muda-lás constantemente. Não abrir emails de remententes não conhecidos. Ficar sempre atento a sites de compras e d erelacionamento. usar sempre anti vírus, e filtros de proteção. Procurar sempre conhecer o programa ao qual está navegando.
As nossas descobertas renderam histórias no formato de quadrinho. confiram a nossa história em quadrinhos.
By veraenice | View this Toon at ToonDoo | Create your own Toon By veraenice | View this Toon at ToonDoo | Create your own Toon