Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia

Quantas e quais são as prefeituras livres no Brasil?

8 de Fevereiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 221 vezes

O ITI encomendou uma pesquisa (que está em andamento) sobre o uso de software livre nas prefeituras do país. Deseja traçar um perfil do que existe hoje, de como foi o processo de "liberação" das prefeituras, as ferramentas disponíveis e avaliar a melhor forma de multiplicar os casos de sucesso por todo o país.

A idéia é fazer este levantamento em diferentes tipos de cidades (grandes, pequenas, industriais, turísticas, agrícolas, etc) para apoiar outras prefeituras que desejem prestar melhores serviços à população.

Em breve, teremos um estudo aprofundado com exemplos de uso e avaliações de modelos utilizados nas prefeituras, bem como poderemos esperar ações concretas de incentivo à adoção e/ou à migração nas prefeituras, por parte do governo federal, talvez até com instrumentos de financiamento.

Para que este estudo seja o mais abrangente possível, é necessário tabular dados das prefeituras livres. Uma das melhores fontes de informação certamente é a comunidade de software livre, que vem colaborando com exemplos e informações valiosas, até porque grande parte dos que promoveram o uso do software livre nestas prefeituras está aqui.

Neste momento, temos registradas cerca de 50 iniciativas de prefeituras (em diversos âmbitos), como as bem conhecidas Porto Alegre, Rio das Ostras, São Paulo, Belo Horizonte e outras que recém-iniciam o processo ou que ainda não tiveram o destaque merecido como Amparo, Solonópole, Manaus, Blumenau, e diversos outros. Para ter uma fotografia o mais próximo da real, agradeço desde já novos comentários e informações sobre prefeituras que utilizam software livre e o nível de apropriação da tecnologia nestas prefeituras.

Para facilitar a colaboração, poderíamos resumir as informações desejadas nos 4 itens abaixo. 1) Nome do município e estado 2) Web site da prefeitura e/ou e-mail de contato 3) Um breve comentário sobre a abrangência do projeto de migração/informatização (somente infra-estrutura, desktop, aplicativos de apoio à gestão, relacionamentos com terceiros - cidadão, fornecedores, outras esferas de governo, etc) 4) Nome/contato de quem enviou a colaboração

Comentários e colaborações para o endereço delucca@inf.ufsc.br

(Fonte:José Eduardo De Lucca - Prof. Depto de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina)


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.