Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Landell GIT

404 Not Found

Tela cheia

Landell

22 de Abril de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Landell - ScreenshotUma ferramenta que captura conteúdo de áudio e vídeo e envia estas mídias para servidores Icecast. Ele possui uma interface gráfica que apresenta o vídeo transmitido, permite a aplicação de efeitos dinâmicos e a configuração dos parâmetros da transmissão. O nome Landell é uma homenagem ao precursor das transmissões sem fio, seja por onda ou luz, Pe. Roberto Landell.

 

Ferramenta para Streaming

Landell é uma ferramenta de captura, manipulação e transmissão de áudio e vídeo. Permite a captura de conteúdo de diversos tipos de dispositivos fonte (V4L2, Firewire, ALSA, Pulseaudio, arquivos...), aplicação de efeitos dinâmicos e configurações durante a transmissão para servidores de distribuição(Icecast) e gravação da mídia em arquivos (Raw e Theora+Vorbis).

O Landell é licenciado como GPLv2.0 ou posterior.

 

Linguagem de programação

O Landell é implementado na linguagem de programação python, a qual possui um bom binding de GStreamer e GTK+. Além disso, sua escolha é estratégica, pois ela é muito utilizada no desenvolvimento de ferramentas livres multimídia e possui uma comunidade internacional bastante ativa.

 

Interface Gráfica

A interface gráfica (GUI) do Landell é independente dos módulos de processamento de mídia, permitindo a implementação de diferentes modelos de interface. Inicialmente criaremos uma interface simplificada, que permita a configuração dos parâmetros da captura e codificação do fluxo de áudio/vídeo, além de visualização (preview) do fluxo de vídeo processado. Atualmente utilizamos um modelo de GUI que unifica as melhores idéias dos softwares flumotion e dvswitch.

Interfaces gráfica mais complexas e dinâmicas como a do software firtree serão avaliadas futuramente.