Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Gustavo Dutr...
Tela cheia

Como fazer tudo com GVim – Parte 2

30 de Março de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 662 vezes

Hey! Dando continuidade à série: ‘Como Fazer Tudo com o GVim’, nesse segundo post, vou mostrar algumas coisas que podem não fazer muito sentido, mas fazem, definitivamente acerca do que o vim é capaz (e ótimo que o seja) de fazer.

Como o vim tem suporte à programação em python e ruby, ou seja, você pode programar em python ou ruby para fazer plugins e afins para o vim, pode-se, evidentemente, utilizar biliotecas nativas das linguages, ou até mesmo API’s próprias.

Não é frescura!

Editor de texto é aquele programa onde você consegue escrever tudo que você quer realmente escrever. Diversas vezes vamos escrever, mas o pensamento consegue ser mais rápido, e, por uma questão de segundos, some. O editor de texto está aí para isto. Ele tem que facilitar o fluxo entre o cérebro e o computador. Nisso, o vim é muito bom. Responder emails, escrever posts de blogs, tudo que envolve texto.

Defendo isso. Imagine aquela palavra que você escreve errado o tempo todo. Sempre se confunde. O vim possibilita correção pelo aspell, abreviações e correções ortográficas. E uma série de outras coisas que um dia eu posto aqui no blog.

Segue uma série de plugins para facilitar nossas vidas:

1. Postando no Twitter

O plugin posta e lê timelines do Twitter. Maiores explicações em: http://www.vim.org/scripts/script.php?script_id=2204

2. Gerenciando Blogs

O Blogit é um plugin que permite que se submeta, remova, edite, liste, enfim, administre seu blog inteiro utilizando XML-RPC. Para conferir: http://www.vim.org/scripts/script.php?script_id=2030 .

3. Gerenciando Gists

Para quem utliza o serviço do github Gist, este plugin facilita bastante o trabalho: permite que vocẽ envie arquivos inteiros ou apenas trechos deles. Permite também editar e listar Gists já existentes. Experimente usá-lo. baixando aqui.

4. Copiando o TexMate

Esse plugin possibilita coisas do tipo: for<TAB> se transforme em:

1
2
3
	for ($i = 0; $i < size; $i++) {
		// code here
	}

O próprio script permite que você altere a variável $i por outro nome e automagicamente ele dá um refact nas outras 2 ocorrências da variável, ao mesmo tempo já coloca em evidência o size, onde, depois de você ter digitado o valor e pressionado tab novamente, ele dá o foco para o comentário. Muito interessante, muito prático, um grande facilitador. Ah! Para criar arquivos específicos para cada linguagem é muito simples, só vendo os exemplos já o suficiente.

5. Lendo documentação do Python

Quem nunca ficou em dúvida em algum parâmetro de alguma API do python que atire a primeira pedra. Tanta coisa para decorar, saber, pensar, às vezes faz com que esqueçamos a ordem de parâmetros para um método ou função e etc. O plugin pydoc ajuda bastante nesse sentido, apesar de ser acessível e fácil. Basta apenas utilizar :pydoc re.compile, por exemplo.

6. Wiki no Vim

Há pouco tempo eu ouvi falar de Knowledge Base, que até então, eu chamava de wiki. Eu sempre achei um saco configurar banco de dados e por um wiki local pra rodar só pra organizar meus pensamentos, posts, etc. Mas, achei a solução dos meus problemas: PotWiki. Vendo a própria página do vim.org, já dá pra perceber como é fácil de mexer.

Vim no Firefox

Sabe quando temos que escrever alguma coisa nas <textarea>’s e nos perdemos porque o espaço é pequeno, ou não da pra organizar as idéias? Pois é. Para tentar corrigir isso, existe o It’s All Text. Ele permite que seja configurado um editor. Ao salvar o arquivo, ele joga o conteúdo pra textarea. Inclusive, tem alguns outros parâmetros que podem ser configurados.

Finalização

Espero que vocês gostem de pelo menos um destes plugins! Sugestões de outros, críticas e receitas de tortas de chocolate: comente!


Fonte: http://gustavodutra.com/post/137/como-fazer-tudo-com-gvim-parte-2/

1Um comentário

  • 671264234a41283e9ec0f5d8467cda4b?only path=false&size=50&d=404Ivan Neves(usuário não autenticado)
    3 de Setembro de 2009, 18:21

    Substituição

    Boa noite Gustavo!
    Sou um novo usuário do gVim, e gostaria de saber como poderia substituir uma palavra qualquer por um caracter repetido n vezes?


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.