Deixando o Skype em português do brasil (pt-BR) no mac
1 de Dezembro de 2014, 9:00 - sem comentários aindaSe tem uma coisa que eu detesto é usar um programa em português de portugal. Quando abro um programa e vejo Ficheiro ao invés de Arquivo já respiro fundo para o sangue não ferver. E sempre acontece isso com o Skype. Para resolver esse problema basta executar as duas linhas abaixo e reiniciar o Skype caso ele esteja sendo executado.
$ rm -rf /Applications/Skype.app/Contents/Resources/pt.lproj/ $ mv /Applications/Skype.app/Contents/Resources/pt-BR.lproj /Applications/Skype.app/Contents/Resources/pt.lproj
Caso alguém sáiba uma forma mais simples por favor deixe no comentário.
Deixando o Chrome em português do brasil (pt-BR) no mac
24 de Novembro de 2014, 9:00 - sem comentários aindaDica rápida. Não sei por que mas sempre que instalo o Chrome no mac ele fica em inglês, mesmo o idioma padrão do sistema sendo português. Para resolver isso basta abrir o Terminal e executar o comando abaixo.
exec defaults write com.google.Chrome AppleLanguages '(pt-BR)'
Enviando tweet via linha de comando (console) usando Python
17 de Novembro de 2014, 9:00 - sem comentários aindaSurgiu a necessidade de enviar alguns tweets via linha de comando (console) no linux, então nada melhor do que arregaçar as mangas e fazer um Script Python para resolver esse problema.
Para usar esse script você vai precisar instalar o Tweepy
Outra dependência é a criação de um Twitter App, para isso acesse https://apps.twitter.com e clique em “Create New App”. Basta preencher o formulário e submeter. Então você precisará do Consumer Key, Consumer Secret, Access Token e Access Token Secret. De posse dessas informações é só substituí-las por suas respectivas variáveis dentro do script.
Para executa-lo
$ python twitter.py 'Texto que você quer twitar'
Como eu tenho que enviar uns tweets em horários específicos eu coloquei o comando acima no cron e ficou tudo lindo
Como ganhar mais espaço em uma partição no linux
10 de Novembro de 2014, 9:00 - sem comentários aindaPor padrão os sistemas de arquivos ext3 e ext4 do linux reservam 5% do seu espaço total para o usuário root. Se uma partição tem 100GB, um usuário comum só terá acesso a 95GB, os outros 5GB servem para que o usuário root possa acessar o sistema e recuperá-lo caso a partição esteja com 100% de ocupação.
Acredito que isso seja extremamente necessário para um servidor, mas para desktops ou laptops acho que é um desperdício de espaço. Num HD de 4TB essa reserva seria de 200GB.
Para diminuir essa reserva a 0 basta executar o comando abaixo
# tune2fs -m 0 /dev/sda1
Logicamente você deve substituir o /dev/sda1 pela partição que deseja diminuir a reserva.
Backup do MySQL
3 de Novembro de 2014, 9:00 - sem comentários aindaRecentemente precisei criar um Shell Script para realizar o backup de todas as bases de dados de um banco MySQL. Como eu só iria precisar do backup de no máximo uma semana atrás organizei o Script para dentro do diretório do backup criar subdiretórios da seguinte forma
01-Segunda 02-Terca 03-Quarta 04-Quinta 05-Sexta 06-Sabado 07-Domingo
Dessa forma, depois de uma semana de backup, o mais antigo será sobreposto pelo atual e assim por diante. Só é necessário alterar 3 linhas: a 8, 9 e 10 com o diretório onde será guardado o backup, o usuário e senha do MySQL
DIRETORIO="/home/guilhermejr/backupMySQL/" USUARIO="root" SENHA="senha"
Depois é só mudar a permissão do arquivo e executa-lo::
$ chmod 755 backupMySQL.sh $ ./backupMySQL.sh