Seja bem vind@, se você é um debiano (um baiano que usa debian) faça parte de nossa comunidade!
Ruby 2.0 released, with multiarch support^W^W^W^W
24 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaRuby 2.0 was released today. This new version of the language brings some very interesting features, and according to the core team, an effort has been made to keep source level compartibility with Ruby 1.9.
Debian packaging is under way and should hit NEW soon. During the last few days I gave more attention to getting the new multiarch support fixed upstream than to the packaging bits, but the remaining packaging work should be pretty much about housekeeping.
Next steps from a Debian point of view (after Wheezy is out) include:
- add Ruby 2.0 support in gem2deb (should be trivial).
- check what packages need fixing to support Ruby 2.0, and which are broken beyond repair.
- figure out how to better exploit a multiarch-enabled Ruby.
Now let’s get back to fixing RC bugs and getting Wheezy released. :-)
UPDATE 2013-03-06: actually the multiarch support is broken in 2.0.0, and the bugs I reported were only fixed in trunk. I will probably backport those fixes in the Debian package.
Ruby 2.0 released, with multiarch support
24 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaRuby 2.0 was released today. This new version of the language brings some very interesting features, and according to the core team, an effort has been made to keep source level compartibility with Ruby 1.9.
Debian packaging is under way and should hit NEW soon. During the last few days I gave more attention to getting the new multiarch support fixed upstream than to the packaging bits, but the remaining packaging work should be pretty much about housekeeping.
Next steps from a Debian point of view (after Wheezy is out) include:
- add Ruby 2.0 support in gem2deb (should be trivial).
- check what packages need fixing to support Ruby 2.0, and which are broken beyond repair.
- figure out how to better exploit a multiarch-enabled Ruby.
Now let’s get back to fixing RC bugs and getting Wheezy released. :-)
PNUD abre dados de mais de seis mil projetos usando plataforma livre
19 de Fevereiro de 2013, 15:15 - sem comentários aindaO Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou, no final de 2012, uma plataforma digital que permite o acesso público a dados de projetos em 177 países e territórios, com o compromisso de transparência total até 2013, em conformidade e até além de padrões internacionais.
“A transparência é uma prioridade para o PNUD, além de ser um elemento fundamental para a manutenção da confiança depositada em nós pelo público em geral e por nossos parceiros. Este portal on-line permite acompanhar as doações e ajuda nossos parceiros a gerenciar de maneira mais efetiva seus recursos”, disse Helen Clark, diretora mundial do PNUD.
“Estamos comprometidos em trabalhar de forma transparente e vamos continuar aumentando a quantidade, qualidade e intemporalidade de nossos relatórios para que nossos parceiros possam monitorar seus investimentos no combate à pobreza, no apoio ao desenvolvimento humano e nos processos que asseguram um futuro sustentável para todos”, disse. O novo portal, open.undp.org, possui ampla gama de informações programáticas – desde receita e gastos até atividades e resultados – sobre mais de 6 mil projetos do PNUD em andamento pelo mundo, assim como aqueles que foram encerrados financeiramente em 2011, além de mais de 8 mil produtos e resultados.
Para publicação dos dados no mapa, o portal utilizou a plataforma livre Open Streat Map (no lugar do Google Mpas) por meio do serviço MapBox. Além disso, todos os dados do portal podem ser usados por meio da licença Creative Commons’ Attribution License (CC-BY). Os usuários podem ordenar os projetos por área de atuação, fontes de financiamento e área geográfica para extrair dados detalhados sobre orçamentos, agências implementadoras e produtos esperados em áreas como governança e justiça, prevenção de crises e recuperação e meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
O PNUD, como membro fundador da IATI, assumiu o compromisso de adesão total aos padrões de transparência até 2013, garantindo a publicação de dados financeiros e informações de projetos da maneira mais transparente e acessível possível.
Fonte: http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=3682
Workshop Internacional de Software Livre 2013
18 de Fevereiro de 2013, 17:24 - sem comentários aindaApresentação
Para além das pioneiras comunidades de compartilhamento de software criadas em torno do Unix e da comunidade de hackers do Emacs, o desenvolvimento de Software Livre e de fonte aberta (FOSS) tem crescido exponencialmente, seguindo a popularização e ampla disseminação do uso de computadores pessoais e da Internet. Não apenas as comunidades FOSS se expandiram globalmente, mas também o corpo de literatura a seu respeito, tornando-se extremamente relevante para cientistas e engenheiros da computação, bem como para pesquisadores das ciências humanas.
Na última década, a pesquisa em FOSS consolidou-se em torno de questões como motivações individuais, práticas colaborativas, questões de escala, governança e coordenação de esforços de desenvolvimento, assim como em torno de problemas de economia política envolvendo o estudo de modelos econômicos e formas de mobilização política em torno do Software Livre.
Nosso principal objetivo nesse workshop é avaliar o estado da arte da pesquisa interdisciplinar, explorando aspectos técnicos, legais, socioeconômicos e culturais do FOSS. Deteremo-nos sobre os tópicos de pesquisa mencionados, discutindo contribuições recentes à literatura.
Convidamos pesquisadores de qualquer disciplina acadêmica nos tópicos seguintes e assemelhados a submeterem seus artigos:
- - Licenciamento e aspectos legais relacionados, disputas de direito autoral, patentes de software, adequação à GPL, propriedade individual ou coletiva de código;
- - Engenharia de Software Livre, desenvolvimento de metodologias, métricas de código-fonte e avaliação da qualidade de software;
- - Estudos culturais, sociais e econômicos envolvendo abordagens qualitativas e quantitativas de comunidades ativistas e de desenvolvimento;
- - Estudos de caso: análise aprofundada de casos de implementação, migração, sucesso ou fracasso de projetos de FOSS em várias partes do mundo;
- - Expansão e transformação do Software Livre em curso: para além do desenvolvimento de software e em direção à Cultura Livre, Hardware Aberto, Open Access, jornalismo online independente e projetos colaborativos baseados na Internet.
Sobre o FISL e o WSL
O Workshop Internacional de Software Livre (WSL) é um evento científico que acontece no âmbito do Fórum Internacional Software Livre (FISL). Desde 2000, o FISL é organizado por ativistas do software livre em Porto Alegre, Brasil, e representa uma das maiores e mais importantes conferências de FOSS do mundo.
O WSL aceita papers advindos de diferentes tradições disciplinares, oferecendo oportunidade para professores, pesquisadores, estudantes e outros profissionais de apresentarem e discutirem pesquisas originais desenvolvidas em centros de pesquisas, empresas e universidades que usam, disseminam e/ou refletem criticamente sobre FOSS em seus aspectos técnicos, legais, socioeconômicos e culturais.
Informações para os Autores
- Os papers devem ser escritos em Inglês, Português ou Espanhol
- Os papers devem conter no máximo 20 páginas impressas, incluindo resumo, figuras e referências
- As submissões devem ser feitas em PDF (utilizando o template da SBC: http://tux.gseis.ucla.edu/template_SBC/)
- Os papers devem ser enviados por email a luisfelipe/*/arroba/*/ucla.edu
Os papers serão avaliados por pareceristas acadêmicos com experiência de pesquisa em FOSS, considerando seu conteúdo técnico e relevância para o workshop. Todos os papers aceitos serão publicados nos anais do WSL e estarão disponíveis em um repositório aberto contido na página da comunidade WSL (http://softwarelivre.org/wsl) sob a licença Creative Commons Attribution 3.0 unported (CC-BY-3.0).
Para os papers redigidos em co-autoria, os autores deverão definir um apresentador para o WSL. O apresentador receberá um código promocional para registrar-se gratuitamente no FISL. Despesas de hospedagem e acomodação não serão pagas pelo FISL ou pelo WSL.
Datas Importantes
- Prazo para submissão dos textos:
Dias 20 de fevereiro de 2013
- Divulgação dos papers aceitos:
Dia 29 de abril de 2013
- Fórum Internacional Software Livre (FISL), Porto Alegre, Brasil
De 3 a 6 de julho de 2013
- Workshop Software Livre (WSL), Porto Alegre, Brasil
De 4 a 5 de julho de 2013
Comitê Organizador
Coordenador Geral
Carlos D. Santos (Universidade de Brasilia, Brazil)
Coordenador de Programa
Luis Felipe R. Murillo (University of California, Los Angeles, USA)
Coordenador de Publicações e Organização Local
Paulo Meirelles (Universidade de Sao Paulo, Brazil)
Coordenadores de Publicidade
Imed Hammouda (Tampere University of Technology, Finland)
Gregorio Robles (Universidad Rey Juan Carlos, Spain)
Rafael Evangelista (Universidade Estadual de Campinas, Brazil)
Veronica Xhardez (Flacso/CONICET - SoLAr, Argentina)
Yuri Takhteyev (University of Toronto, Canada)
Mais informações: http://softwarelivre.org/wsl