Seja bem vind@, se você é um debiano (um baiano que usa debian) faça parte de nossa comunidade!
Criando um aplicativo móvel HTML5 em menos de 24 horas
23 de Outubro de 2013, 0:32 - sem comentários aindaTudo começou quando meu amigo e colega de trabalho César Velame me propôs fazer um aplicativo que calculasse a nota necessária na prova final para um aluno ser aprovado. Como a UFRB utiliza pesos diferentes entre a prova final e a média da disciplina, muita gente tem dificuldade em calcular a nota necessária para ser aprovado. O intuito do aplicativo foi facilitar a vida desses estudantes.
Começamos a fazer na manhã de segunda-feira. Utilizamos jQuery Mobile, que eu já tinha alguma experiência, pois utilizei no Clips.tk. Acabei não me lembrando que na homepage do jQuery Mobile há uma ferramenta que permite gerar a estrutura básica da página HTML. Isso teria nos poupado algum tempo, mas valeu o aprendizado. jQuery Mobile é fantástico e bem fácil de usar!
Aprendemos também um pouco de javascript para calcular a nota necessária na prova final e fazer isso ser exibido na página. No final do dia, disponibilizamos a primeira versão do aplicativo em fuiprafinal.com.br. Na manhã seguinte, corrigimos alguns erros e fizemos um layout mais atraente. Eu também escrevi algumas frases engraçadinhas para o app mostrar de acordo com a situação do estudante!
Ainda estamos melhorando o Fui pra final! e em breve vamos disponibilizar no Marketplace do Firefox OS e testar a geração de aplicativos nativos para Android e outras plataformas através do PhoneGap.
Essa experiência foi muito interessante, pois foi uma maneira divertida e prática de aprender novas ferramentas. O fato de estar disponibilizando algo para as pessoas nos estimula a programar mais e com melhor qualidade. O código fonte do aplicativo está disponível no GitHub.
Rede Social baseada em Noosfero é premiada no Japão
22 de Outubro de 2013, 17:46 - sem comentários ainda
Fonte: Colivre
Da Bahia, do Brasil para o Mundo! Um ambiente pedagógico que usa o Noosfero para promover a interação de professores e estudantes de pelo menos dez países foi premiado com o “Excellent Workshop Award” do Canvas Workshop Collection, evento realizado em 2012 no Japão. É o World Museum Project, rede coordenada pelo professor japonês Yoshiro Miyata com a proposta de estimular o poder criativo e a liberdade de expressão de crianças e adolescentes.
Segundo Miyata, World Museum Project é uma “rede mundial de pessoas interessadas em atravessar fronteiras culturais e geracionais para criações colaborativas que possam ampliar visões e aumentar paixões”. Reúne usuários do Japão, Austrália, Taiwan, Hong Kong, Filipinas, Rússia, Grécia, Espanha, Estados Unidos, Honduras, entre outros países.
Com ferramentas básicas de criação, a rede permite o desenvolvimento de diferentes tipos de projetos, como animações, obras de arte e histórias. Tudo de forma compartilhada e conectada para propiciar um ambiente de aprendizagem criativa.
Yoshiro Miyata é professor da Universidade de Chukyo e pesquisa ambientes e teorias de aprendizagem. Realiza oficinas interculturais em escolas, museus e comunidades no Japão e em outros países.