Já começou o processo para implantar mais 326 Centros Digitais em mais de 80 municípios da Bahia através do Programa de Inclusão Sociodigital Cidadania Digital e adivinhem quem foi instalar o Berimbau GNU/Linux nesses 326 servidores? Eu e meu parceiro Tito. Tá pensando o quê? Somos pau pra toda obra rapá! Nada melhor que sentir na pele os processos que nós mesmos criamos. Lugar de Desenvolvedor não é só ficar sentado na cadeira de frente pra um computador não, temos que experimentar o nosso veneno hehehe…
Todo processo era bem simples, apenas trabalhoso. Primeiramente a equipe da empresa que ganhou a licitação abriam as máquinas, colocavam todos os dispositivos como master e outros procedimentos a mais e em seguida empilhavam esses servidores no nosso pálete. Esso é um grande diferencial do nosso projeto de inclusão digital com relação aos outros, possuímos um parque totalmente homogêneo, desde a ordem dos dispositivos até o sistema operacional, dessa forma possuímos vantagens na sua manutenção e administração.
Pegamos os servidores no nosso pálete e montamos na bancada (11 máquinas por vez) e em seguida instalamos o Berimbau. A duração da instalação é de 20min (10min para cada disco, pois o Berimbau para essa fase cresceu em tamanho e teve que ser instalado em DVD). A instalação do Berimbau é:
1 – Rápida
2 – Sem interação humana
Pois só assim conseguimos instalar muitos servidores em curto espaço de tempo.
Após 20min você tem disponível um sistema operacional completo instalado em dois discos rígidos prontinho pra funcionar.
Dá uma olhada numa pequenina porção de servidores que ocuparam quatro páletes.
Se o processo de instalação não fosse rápido e sem interação estávamos f$#@%@
Instalamos todas as máquinas em +/- 5 dias, mas dava tranquilamente pra terminar em 3 (+/-100 por dia). Abaixo a bancada com os servidores sendo instalados.
Parceiro de trabalho Tito.
O término da instalação.
Essa mensagem é bem legal ;) estrogonoficamente falando hehehe…
Depois de instalar os servidores, realizamos alguns testes, como checagem de memória, sistema e discos. Em seguida colocávamos os servidores em outro pálete onde a equipe do depósito guardavam esses servidores nas suas respectivas caixas e com uma observação relevante: os servidores são colocados na caixa com a placa-mãe próxima ao chão, isso evita que as memórias folguem nas viagens aos Centros Digitais. Fica aí essa dica pra você!
Olha Josias guardando os servidores de forma correta.
Em breve a população baiana será beneficiada com mais Centros Digitais totalmente em Software Livre ;) tendo acesso as tecnologias e usando essa tecnologia para melhorar a qualidade de vida.
0sem comentários ainda