Semana passada participei pela primeira vez do Encontro Mineiro de Software Livre, realizado na Universidade Federal de Uberlândia. Apresentei um mini-curso de Inkscape e uma palestra sobre softwares livres para edição de vídeo.
O evento teve um público bem pequeno, no entanto foi bem produtivo em debates, conversas e contatos. Pude ver uma muito bem humorada palestra sobre geometria computacional com Ole Peter Smith, dinamarquês e professor da Universidade Federal de Goiás. Outra palestra interessante foi a do Wendell Gonçalves sobre software livre e educação, a qual mostrou alguns pontos de vista sobre esse tema que eu ainda não tinha contato.
Além disso, aconteceram duas boas desconferências. Numa delas, discutimos sobre o conceito de Liberdade no Software Livre. Já no sábado, tivemos a presença de dois integrantes do Circuito Fora do Eixo, os quais afirmaram o interesse ideológico da FdE em migrar para software livre, e discutimos como o movimento software livre pode colaborar para isso. Pra quem não conhece, o Circuito Fora do Eixo é uma rede de coletivos culturais de todo o país que trabalha com princípios como a economia solidária e o cooperativismo.
Outro bom momento foi a palestra do Nighto sobre Open Street Map. Quando voltei pra casa, me cadastrei e já fiz várias contribuições. Uma coisa divertida de colaborar com o OSM é relembrar os lugares em que estive em Uberlândia. Também já fiz algumas edições nos mapas de Aracaju e Salvador.
Gostei bastante do EMSL e agradeço a excelente recepção e atenção da turma que organizou o evento (tivemos até coffee break com pão de queijo!). Disponibilizo aqui os slides da palestra “Análise dos softwares livres para edição de vídeo”. Faça o download dos slides em PDF (585kb) ou em ODP (928kb).
0sem comentários ainda