A partir de ontem, quem tenta acessar o www.sun.com é levado automaticamente para o site da Oracle, onde pode-se encontrar muitos detalhes sobre a aquisição.
Muito se escreveu pelo mundo a respeito, mas este artigo da Infoworld e este outro da ComputerWorld me pareceu uma boa síntese, relatando os planos para boa parte do lado open source da aquisição: MySQL, OpenOffice.org, Java e (Open) Solaris, entre outros.
Não baseie nenhuma decisão no meu resumo, leia antes a versão integral, pois vou resumir cruamente:
- o MySQL vai continuar a receber investimentos, e será gerenciado dentro de uma área de negócios open source separada, com sua própria força de vendas. Um representante sênior da empresa foi claro quanto à intenção de continuar a desenvolver o código, o suporte e a compatibilidade do MySQL com outros produtos da Oracle.
- o OpenOffice.org vai continuar a receber investimentos, e será gerenciado dentro de uma área de negócios open source separada. A versão comunitária será mantida, mas haverá um foco em integrar o software a outros produtos relacionados a BI e a gestão de conteúdo. Uma versão de pacote similar on-line (no estilo Google Docs) também está em andamento.
- o Java vai ser expandido. Nova versão do runtime desktop JSE será lançada com várias melhorias, e a versão mobile JME terá mais compatibilidade com o JSE, facilitando a vida dos desenvolvedores. Também haverá um esforço para facilitar que programadores Javascript passem a trabalhar com Java.
- o Solaris vai ser impulsionado na direção dos servidores corporativos de maior porte, com menos foco nos equipamentos x86 e mercado de pequenas e médias empresas.
Há vários outros projetos de código aberto afetados diretamente pela aquisição, e conforme mais notícias interessantes forem aparecendo sobre eles, eu procurarei trazer para vocês. (via lwn.net)
0sem comentários ainda