A empresa alemã de código aberto Univention lançou a versão 3 de seu servidor corporativo (Univention Corporate Server, ou UCS), que pode agora ser usada como um controlador de domínio de diretórios ativos (active directory domain controller). Uma versão de desenvolvimento do Samba 4 foi incluída para fornecer essa recurso, mas usuários ainda podem instalar os pacotes da série 3 estável do Samba se necessário.
A interface administrativa foi completamente revisada. A nova interface web combina as funções do Univention Management Console e do Univention Directory Manager em uma interface baseada em Ajax. Ele também inclui um novo módulo para uma série de configurações qeu precisavam ser ajustadas durante a instalação nas versões anteriores. O novo módulo foi desenvolvido para ajudar administradores a criar de maneira rápida duplicatas de sistemas físicos e virtuais e configurá-los individualmente.
O sistema básico está agora baseado no Debian 6.0 (Squeeze) e, pela primeira vez, a Univention está fornecendo seus clientes com praticamente todos os pacotes do repositório Debian - exceto os da categoria "jogos". Os desenvolvedores também atualizaram sua distribuição com as versões atuais das soluções de virtualização Xen e KVM, assim como o software de monitoramento Nagios. O UCS também foi expandido para suportar o protocolo IPv6.
A edição pessoal (personal edition) do UCS 3.0, e uma versão para trinta dias de testes da variante comercial do produto, estão disponíveis na página de download da empresa. Um guia rápido com instruções de download e instalação está disponível em uma página wiki da Univention.
Fonte: h-online, em inglês.
* fonte: Linux magazine
0sem comentários ainda