SÃO PAULO – A Canonical anunciou essa semana o lançamento oficial do Ubuntu 9.10 Desktop Edition, que apresenta um serviço gratuito de Cloud Computing.
A partir de amanhã, quinta-feira, o sistema operacional de código aberto estará disponível para download totalmente grátis.
Entre as novidades, a distribuição traz recursos para troná-la mais amigável para os usuários, como processos de boot e login mais rápidos, estrutura de áudio renovada e uma melhor conectividade de banda larga 3G.
Para usuários de computadores móveis, como notebooks e netbooks, os desenvolvedores do SO trabalharam em melhorias na interface Remix, destinadas aos portáteis. Ela passa a utilizar o programa de mensagens instantâneas Empathy, que facilita a transferência de arquivos de texto, voz e vídeo.
“O Ubuntu 9.10 dá aos usuários mais razões do que nunca para considerar seriamente o Linux, em um momento em que muitos estão repensando as suas opções de sistemas operacionais. Estamos oferecendo uma plataforma para os usuários interessados em um sistema operacional fácil de usar, com ótimo visual e amigável para a navegação a Web”, declarou Jane Silber, COO da Canonical. “Uma seqüência de boot, login e sincronização de arquivos e contatos mais atraente, por meio de serviços online e ótimas experiências com os modelos de notebooks, desktops e netbooks mais populares, continuam a posicionar o Ubuntu entre as opções comerciais”.
Um dos recursos mais interessantes é o Ubuntu One. Trata-se de pacote de serviços online, baseados em cloud computing, lançado na versão beta em maio de 2009. Ele funciona como uma nuvem pessoal na web, facilitando os processos de backup, a sincronização e o compartilhamento de arquivos.
Além disso, ele oferece sincronização online de contatos e um sistema de recados, chamado Tomboy notes. Segundo a Canonical, os usuários terão até 2GB gratuitos para armazenar seus dados na nuvem.
Para desenvolvedores
O Quickly é um sistema simplificado de desenvolvimento de aplicativos para o ubuntu. Segundo a Canonical, ele serve tanto para desenvolvedores profissionais quanto casuais, capaz de automatizar tarefas repetitivas.
O código produzido pode ser empacotado e distribuído pelos repositórios de software do Ubuntu. Além disso, eles estarão presentes na versão Bazaar do sistema de controle, que faz parte do website de colaboração totalmente voltado para o código aberto, o Launchpad.
* fonte: James Della Valle, de INFO Online
0sem comentários ainda