Ao iniciar o programa, abre-se um novo documento. Clique com o botão esquerdo do mouse no ícone que mostra a imagem de um quadrado e traga o mouse até a área de desenho. Posicione o mouse em alguma parte da área de desenho e com o botão esquerdo pressionado, arraste o mouse dimensionando a área do quadrado que se deseja.



As setas que aparecem na parte externa do quadrado indicam que ele poderá ser redimensionado.

Agora, passe o mouse sobre a área do quadrado até que o cursor se mostre como uma mão. Isso indica que o objeto criado poderá ser arrastado por toda a tela. Quando o cursor mostrar a mãozinha, clique com o botão direito e uma pequena janela em cascata será aberta, com opções para modificar este objeto. Escolha a opção “Duplicar ” ou apenas o atalho Ctrl+D.

 



Repita essa operação, formando quatro quadrados em uma única coluna.

 

 

Agora duplique mais duas vezes os quadrados, mas posicione-os dos lados do segundo quadrado no sentido de cima para baixo.

 

 

Por último faremos as abas que serão dobradas para dentro e onde se passará a cola para formar o sólido. Para fazer as abas, utilize a ferramenta Desenhar Curvas Bezier, cujo atalho é Shift+F6.

Clique no ponto de encontro entre os quadrados que forma a cruz; este é o primeiro ponto que formará a curva (no nosso caso reta) da aba. Leve o mouse até um ponto acima do primeiro, numa inclinação de 45° em relação ao primeiro ponto. Dê um novo clique. Veja que um traço é formado. Novamente mova o mouse horizontalmente na direção oposta ao centro da cruz formada por quadrados. Dê um novo clique para formar a sequência de retas que desenhará a primeira aba. 




Repita o mesmo processo, movendo o mouse e dando cliques para formar os outros pontos da aba.

Lembre-se de que o último ponto deve se sobrepor ao primeiro, fechando, dessa maneira, o objeto desenhado.




Duplique as abas (Ctrl+D) posicionando-as junto aos quadrados, como mostra a figura a seguir.



Para fazer as outras abas, primeiro duplique uma delas (Ctrl+D), arraste-a para uma área limpa da tela  e utilize o botão para invertê-la. Esse botão é o sétimo ícone da barra horizontal superior, logo abaixo da régua que delimita a área de desenho. 




Duplicada e invertida a aba, posicione-a e duplique-a, para formar mais duas abas. O desenho deverá ficar igual ao mostrado abaixo:



Agora faremos as duas últimas abas e para isto vamos duplicar uma e girá-la a 90°. É muito fácil. Após duplicar o objeto, com ele selecionado, clique no quarto ícone da barra horizontal superior. A aba duplicada se posicionará na vertical. Arraste-a até a lateral do último quadrado e duplique novamente. Agora repita o passo de inverter a posição, clicando no sexto ícone da barra superior horizontal. 

Finalmente, o desenho do cubo está pronto para ser impresso, recortado e montado.

Prof. Andréia Castagini - Coord. Multimeios - DITEC - SEED Paraná

Saiba mais sobre Multimeios, aqui ...