O mundo Open Source ganha espaço junto as companhias no Brasil e no mundo, mas ainda se faz necessário discutir como alcançar melhores modelos de rentabilidade. No Rio Info 2010, a viabilização econômica do software livre será tema de um debate, com a presença do diretor executivo da Linux Internacional, Jon 'maddog' Hall.
A discussão acontece num momento em que os institutos de pesquisa revêem para cima os gastos com TI no Brasil e no mundo, mas admitem que há uma tendência para o uso cada vez maior dos serviços por meio da computação em nuvem. Como esse cenário poderá impactar - positivamente ou negativamente - uma adoção mais efetiva do software livre nas corporações?
No ambiente governamental, onde o software livre foi a plataforma escolhida no Brasil, uma pesquisa realizada pelo Comitê de Implementação do Software Livre no Governo Federal - CISL, divulgada em maio, revelou que em cerca de 130 órgões da admintração pública, o open source é utilizado em 54% nos sistemas de correio eletrônico, 56% utilizam significativamente software livre em servidores; 48% afirmaram que implementam o software livre em sistemas de informação;13% o aplicam em suítes de escritório e 5% afirmaram usar em estações de trabalho.
A apresentação "Como ganhar muito dinheiro com o Software Livre", de Jon 'Maddog' Hall, está agendada para o dia 30 de agosto, das 13 às 14 horas, no Rio Info 2010. Em seguida, haverá um debate com a presença de especialistas na área, entre eles, do presidente da Proderj, Paulo Coelho, e de Sérgio Amadeu.
* fonte: Convergência Digital
0sem comentários ainda