Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

Linux Magazine

getaddrinfo: Name or service not known

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

Guia do Hardware

530

Convergência Digital

503 Backend fetch failed

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tux Chile

500 Internal Server Error

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Colômbia

Invalid feed format.

Linux Costa Rica

Invalid feed format.

Software Libre Peru

Invalid feed format.

Linux Equador

Invalid feed format.

Linux Espanha

Invalid feed format.

Linux Guatemala

Invalid feed format.

Linux México

Invalid feed format.

Linux Nicarágua

Invalid feed format.

Linux Panamá

Invalid feed format.

Linux Peru

Invalid feed format.

Linux El Salvador

Invalid feed format.

Linux Venezuela

Invalid feed format.

Soft Libre Bolívia

redirection forbidden: http://www.softwarelibre.org.bo/feed/ -> https://www.softwarelibre.org.bo/feed/

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

redirection forbidden: http://preguntaslinux.org/syndication.php -> https://preguntaslinux.org/syndication.php

Linux Rep.Dominicana

404 Not Found

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Smartphone moderniza rádio com Android

31 de Maio de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 4732 vezes

Franco Iacomini/ Gazeta do Povo / Sanjay Jha, co-CEO da Motorola, e  Greg Santoro, da Nextel: primeiro smartphone com Android e tecnologia  PTT

Celular produzido pela Motorola para a Nextel tem tela sensível ao toque, câmera de 5 megapixels e vem com Prince of Persia instalado. Para jogar depois do expediente, é claro.

Os usuários de aparelhos do tipo PTT (do inglês push to talk, “aperte para falar”, que misturam funções de celular com as de aparelhos de rádio-comunicação) se acostumaram a trabalhar com dispositivos robustos e duráveis, mas que quase sempre pareciam estar uma geração atrasados em termos de atualização tecnológica. Esse hiato está desaparecendo, e o exemplo mais eloquente da mudança está no i1, lançado na semana passada pela Mororola e pela Nextel, principal operadora do país nesse segmento.

O i1 é um smartphone que roda o sistema operacional Android, do Google, e é parente bem próximo de outros aparelhos bem conceituados fabricados pela Motorola, como o Milestone. Tem tela de 3,1 polegadas sensível ao toque, câmera de 5 megapixels com flash LED e ferramentas de edição de imagem. Conta com três telas personalizáveis e acesso aos serviços móveis do Google – entre eles o acesso ao Android Market, de onde podem ser baixadas novas aplicações. Nas telas pré-programadas há inclusive demos de games da EA e da Gameloft. Quem se imaginaria jogando Prince of Persia ou Monopoly entre um toque e outro no botão do comunicador?

 / O i1: três telas personalizáveis e até joguinhos

Ampliar imagem

O i1: três telas personalizáveis e até joguinhos

Segundo Greg Santoro, vice-presidente para marketing e estratégia de negócios da NII (a holding americana que controla a Nextel na América Latina, com operações no Brasil, Argentina, México, Chile e Peru), os clientes da empresa vinham pedindo aparelhos com mais funções, incluindo as de entretenimento. “Nós gostamos de pensar que os nossos clientes não são só trabalho, e que depois das 6 da tarde eles usam seus aparelhos para outras coisas além de produtividade”, diz. “E ficamos orgulhosos que eles usem os nossos aparelhos e não os de um concorrente.”

Não se trata apenas de uma mudança de opinião ou de público. Um smartphone dá às empresas – principais clientes da empresa, embora ela esteja crescendo também entre profissionais liberais e pessoas físicas – a possibilidade de trabalhar de forma mais inteligente. É possível acessar outras formas de comunicação além da voz e do rádio via PTT: e-mail, transferência de dados, comércio eletrônico. E é possível acrescentar uma variedade de aplicações produtivas, como GPS. O entretenimento também está lá – é quase uma consequência. “É por isso que estamos entusiasmados com o Android”, diz Greg Page, vice-presidente da Morotola para iDEN e responsável pelo relacionamento com a Motorola e outras 24 operadoras que usam a tecnologia ao redor do globo.

O i1 conta também com acesso à internet wi-fi, mas não tem capacidade para 3G. Opera com a tecnologia iDEN, oferecida pela Nextel na maioria de seus mercados, que tem velocidades maiores. Por isso, o navegador embutido no aparelho é uma versão do Opera Mini, customizada para a Nextel. A vantagem do navegador (da empresa norueguesa Opera, que também faz um browser para desktops muito bom, embora pouco lembrado) é que ele “terceiriza” parte do processamento para os servidores da Opera e comprime os pacotes de dados, de forma a tornar mais leve o serviço a ser feito pelo hardware do aparelho.

O jornalista viajou a convite da Nextel e da Motorola.

 

Mudanças

Uma empresa voltada para o software

Uma outra Motorola deve surgir no ano que vem. A empresa planeja cindir sua área chamada internamente de home and mobile, que inclui telefones celulares e conversores de tevê. A nova empresa já nasce diferente, incentivada pela revolução provocada pelo Android, que pode ser constatada em dois números. Em setembro do ano passado, apenas 1% dos consumidores dos EUA diziam ter intenção de comprar um aparelho Motorola. Em março deste ano, eram 16%. O aumento – classificado como “dramático” pelo vice-presidente Mark Shockley – reflete o sucesso de aparelhos como o Droid (no Brasil, Milestone), equipados com Android, o sistema que mais cresce. “Estamos nos transformando em uma empresa de software para aparelhos móveis”, diz Sanjay Jha, co-CEO da empresa. “Sessenta por cento dos nossos engenheiros já trabalham com software.” E eles vão trabalhar em serviços baseados em internet e nas redes sociais e em Android, que Jha elogia. “Por ser aberto, ele permite que muitas pessoas possam inovar juntas”, diz.

* font: Gazeta do Povo


Tags deste artigo: smartphone nextel android motorola furusho

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.