Nesta quinta-feira, 9, em Brasília, será lançado oficialmente o primeiro serviço em nuvem do governo brasileiro: "O Expresso em Nuvem pretende ser um ponto de convergência de comunicação no governo", afirma Marcos Melo, coordenador responsável pelo projeto no Serpro.
"O conceito de nuvem muda bastante a característica da prestação de serviço, já que com o apoio de inteligência computacional teremos condições de oferecer melhor disponibilidade, mais qualidade e menor custo para os clientes", ressalta Melo. O objetivo do Serpro e da Dataprev é oferecer uma suíte de comunicação completa, que agrega correio eletrônico, agenda, mensageria instantânea, serviços VoIP, workflow, diretório único de governo, bem como a sincronização de mensagens e agenda com dispositivos móveis (celular), a todas as instituições públicas, independente do tamanho, desde pequenas prefeituras a grandes ministérios.
Mercado
A contratação de uma solução de correio eletrônico corporativo demanda alto investimento por parte das organizações. Com o Expresso em Nuvem, a expectativa é que o serviço tenha um valor muito menor do que o preço atual praticado e, com isso, possa viabilizar o uso de uma solução de comunicação livre, robusta e integrada. O modelo de negócio orientado a serviço será construído pelo Serpro, em conjunto com os parceiros, ao longo dos próximos quatro meses.
Outra vantagem do Expresso é que uma solução desenvolvida em código aberto não se restringe à redução dos custos, mas também gera independência tecnológica ao país e investimentos na produção e compartilhamento de conhecimento dentro do governo.
Monitoração
A expectativa é que o Expresso em Nuvem seja um serviço altamente crítico para o governo, por isso monitorado em tempo real, o que permite a atuação de forma rápida e eficaz em qualquer incidente. Para isso, conta com o apoio do Projeto Farol (arquitetura integrada de monitoração) para controlar todos os ativos tecnológicos envolvidos na disponibilidade do serviço.
Acessibilidade
O coordenador explica que as funcionalidades do Expresso não terão grandes alterações, mas que em paralelo ao lançamento do Expresso em Nuvem, será entregue um novo módulo de acessibilidade, que permitirá a pessoas com deficiência visual ter acesso a suíte de comunicação.
TV Serpro
Saiba mais sobre o Expresso em Nuvem na entrevista da TV Serpro.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 8 de dezembro de 2010
* Site Oficial: Expresso Livre
NOTA:
- O Expresso Livre foi desenvolvido pela Celepar - Companhia de Informática do Paraná
- Saiba mais sobre Computação em nuvem (Cloud Computing) aqui no Wikipédia
1Um comentário
Ideia antiga, faltou marketing