Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

Invalid feed format.

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Paraná recebe mais três Bibliotecas Cidadãs, em Ortigueira, REbouças e Sengés

3 de Maio de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1547 vezes

Ortigueira, Rebouças e Sengés são os novos municípios que recebem do Governo do Paraná uma Biblioteca Cidadã. O Governador Orlando Pessuti inaugura nesta quinta-feira (29) às 17h, a Biblioteca Cidadã Dr. Milton José da Silva Ribas, em Ortigueira. No dia seguinte (30), às 9h30, é a vez da Biblioteca Cidadã Mário Retzlaff, em Rebouças. Às 17h, também da sexta-feira (30), em Sengés, a Biblioteca Cidadã Cândido Manuel Martins de Oliveira é inaugurada. O projeto da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, secretarias de Assuntos Estratégicos e de Obras Públicas e prefeituras, beneficiará, até o fim de 2010 mais de 300 municípios em todo o Estado. A edificação reúne cultura e tecnologia e concentra, no mesmo espaço, acervo inicial de quase dois mil livros e um telecentro**, com cinco computadores com acesso à Internet em uma construção, que também possui salão comunitário, espaço cívico e de recreação. Com a inauguração dessas três unidades, agora são 92 os municípios que já receberam a Biblioteca Cidadã.

 

As inaugurações começam em Ortigueira, município localizado na região paranaense dos Campos Gerais, que em seus 58 anos de fundação, possui, em média, 25 mil habitantes, que irão usufruir um acervo com o melhor da literatura nacional e internacional. “Essa biblioteca é um importante passo que a cidade de Ortigueira dá em direção à cultura. É um investimento preocupado com o futuro“, declarou o prefeito da cidade Geraldo Magela do Nascimento sobre a inauguração da Biblioteca Cidadã Dr. Milton José da Silva Ribas.

 

Já o prefeito Luiz Everaldo Zak, da cidade de Rebouças, ressaltou que a inauguração da Biblioteca Cidadã Mário Retzlaff é de grande importância para o município, que precisava de um projeto como esse para seus, aproximados, onze mil habitantes. “A biblioteca é uma novidade na cidade. A população de Rebouças está ansiosa com a inauguração do projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura”.

 

A cidade de Sengés, com 18 mil habitantes e 76 anos, receberá a Biblioteca Cidadã Cândido Manuel Martins. “Esse projeto mostra o governo do Estado se preocupando com a cultura. Do dia 30 em diante, os habitantes de Sengés terão uma nova maneira de lazer e diversão, ao mesmo tempo em que adquirem conhecimentos”, diz o prefeito do município Walter Juliano Dória.

 

A Biblioteca Cidadã estimula ainda a valorização cultural da região – com artistas que pintam um painel na entrada principal. Na Biblioteca Cidadã Dr. Milton José da Silva Ribas, em Ortigueira, o convidado foi o artista Miguel Casturino Desiderio, que preparou um painel com o mapa do município, destacando os pontos turísticos e principais atividades comerciais do município, como a produção de mel e cerâmicas. Em Rebouças, a Biblioteca Cidadã Mário Retzlaff o painel também possui o mapa da cidade e dentro deste estão inseridos o Rio Potinga, o Cristo Redentor, a área agrícola e a estrada de ferro construída pelo Engenheiro Antônio Rebouças. O artista responsável é Pedro dos Anjos Andrade. Na cidade de Sengés, a pintura de Marinez de Camargo Fillus simboliza a Cachoeira do Sobradinho no Rio Lajeado Grande. O projeto também prevê o plantio de uma ou mais árvores nativas no terreno. No município de Rebouças, será um Ipê amarelo. A Jasmim-manga amarela foi a escolha de Sengés.

 

A secretária de Cultura Vera Mussi Augusto – que tem presença confirmada na solenidade de inauguração convida pessoas de todas as idades para conhecer os livros. “Uma biblioteca é uma conquista. Com ela podemos descortinar o mundo das idéias e do pensamento. Tenho certeza que todos vão ficar encantados”. Ela explica que a Biblioteca Cidadã possui um acervo que contempla todos os gêneros literários e chama a atenção para o fato dessa biblioteca promover a inclusão cultural e intelectual da população de cada região atendida.

Projeto:

 

A Biblioteca Cidadã – criada em 2004 pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná – é hoje o maior projeto de construção de bibliotecas públicas já realizado na história do Brasil. O objetivo é oferecer às regiões mais carentes do território paranaense um equipamento cultural que promova a democratização do conhecimento seja pelo valioso acervo de livros, ou mesmo pela inclusão digital, por meio dos telecentros.

 

Para tornar a Biblioteca Cidadã uma realidade nos municípios mais carentes do Estado, o Governo disponibiliza a construção de um prédio de 184 metros quadrados, sobre um terreno que é oferecido pela prefeitura de cada cidade atendida. A qualificação pessoal destes espaços é feita com um treinamento da Biblioteca Pública do Paraná para os funcionários de cada município atendido. Essa ação conjunta estreita, ainda mais, a importante parceria de entre a estrutura pública estadual e municipal.

 

O orçamento previsto para cada biblioteca completa (edificação, acervo, equipamento e treinamento de pessoal) é de R$ 312 mil. A edificação depois de pronta reúne cultura e tecnologia e concentra, no mesmo espaço, acervo inicial de dois mil livros que contempla todos os gêneros literários com grandes autores da literatura nacional e estrangeira.

 

O projeto Biblioteca Cidadã que vai atender até o final de 2010 um total de mais de 300 municípios paranaenses tem sua importância reconhecida pelo ministro da cultura, Juca Ferreira: ”Eu queria elogiar a nossa querida secretária de Cultura, Vera Mussi, que é uma das secretárias mais envolvidas com as bibliotecas no Brasil”, comentou, fazendo referência ao trabalho que vem sendo realizado pelo governo paranaense na área cultural.


Serviço:

Ortigueira

Biblioteca Cidadã Dr. Milton José da Silva Ribas – Av. Laurindo Barbosa de Macedo, 789. Telefone: (42) 3277-1950. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Rebouças

Biblioteca Cidadã Mário Retzlaff – Rua Barão do Rio Branco, 536. Telefone: (42) 3457-2276. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também será feito atendimento duas vezes por semana a noite, das 19h às 21h.

Sengés

Biblioteca Cidadã Cândido Manuel Martins – Rua Prefeito Aristides Pereira Mattos Netto, 333. Telefone: (43) 3567-1222. Horário de funcionamento: De Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h.

 

* fonte: SEEC PR

**Nota: os computadores dos telecentros usam Linux, BrOffice.org, Firefox, Gnome, etc

 


Tags deste artigo: paraná cidadao odf furusho broffice.org cultura biblioteca telecentro

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.