I Fórum de Tecnologia em Software Livre do Serpro Regional Rio de Janeiro trouxe o diretor da ODF Alliance Latin America, Jomar Silva, para falar sobre o padrão aberto ODF.
Em sua palestra, Jomar Silva declarou que o órgão possui membros espalhados por 60 países e que há democracia nas decisões da instituição, que objetiva oferecer às empresas maior controle e gerenciamento direto de seus próprios registros, informações e documentos com o padrão ODF.
A palestra "ODF: Passado, Presente e Futuro" duraria 45 minutos, com 10 minutos para perguntas e reflexões. Entretanto, o envolvimento da plateia com o palestrante fez com que o tempo reservado para Jomar Silva fossem estendido para 95 minutos. Boa parte desse tempo extra foi destinado às histórias e aos processos que envolvem a adoção do padrão ODF nas empresas.
Para contextualizar o ODF, Jomar voltou no tempo e comentou que o padrão foi criado pelos egípcios, por volta do ano 3000 antes de Cristo: "Eles criaram o papiro, que foi a primeira forma de democratizar a informação. Mas o papel não é suficiente para garantir o registro de uma informação. Prova disto é a história da biblioteca de Alexandria, uma das maiores que existiu até a Idade Média e que foi destruída por um incêndio. Lá se perderam registros de teses, ideias e até de como eram realizadas determinadas atividades na medicina da época. Para garantir a longevidade da informação é preciso estabelecer um padrão e permitir que sua reutilização não seja limitada: Trata-se de um padrão aberto".
Jomar destacou a importância do conceito de padrão aberto para a garantia do acesso e da perenidade dos documentos informacionais
Sobre o futuro, Jomar destacou algumas discussões em pauta: "Uma delas é a quebra do paradigma das ferramentas de escritório. Por que precisamos de editor de texto, planilha e apresentação em programas separados? É apenas questão de hábito, não de eficiência. Outra questão é a ideia de que arquivos .zip, .mpeg e .mp3 são padrões abertos. Não são. Quem está convertendo vídeos para o formato MPEG4, vai terminar pagando royalties para alguém no futuro”.
*fonte: Serpro
0sem comentários ainda