Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Software Libre Peru

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Latinoware: Python e Agilidade nas palavras de Ramiro da Luz

3 de Novembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 990 vezes

Mais uma vez, a comunidade Python marca presença na Latinoware com uma série de eventos. Ramiro da Luz ajudou um bocado na árdua seleção das várias propostas para garantir um ambiente ágil, divertido e, ao mesmo tempo, educativo em nossa conferência. Ele fala um pouco sobre isto na entrevista que fizemos com ele.

Latinoware: Ramiro, Python é uma linguagem vista por muitos como "A" linguagem ágil. Na Latinoware deste ano teremos uma série de palestras que enfocam o desenvolvimento ágil de software. Por que esta associação tão comum entre Python e Agilidade?

Ramiro: Um dos motivos é por sua característica de tipagem, dinâmica e forte. A tipagem dinâmica implica que cada variável depende do conteúdo, se um nome de variável faz referência a um objeto inteiro, o tipo da variável é inteiro. A tipagem forte implica que não é permitido misturar tipos. Isso dá um grande poder à linguagem.

Outro ponto que torna a linguagem ágil, e isso vêm da definição de agilidade de acordo com dicionários da língua portuguesa, é o fato de permitir que você mude de direção rapidamente, pela vasta quantidade de bibliotecas, pela facilidade de integração entre módulos e pela rapidez no aprendizado de novas bibliotecas. Por fim, python é uma linguagem que segue boas práticas e a comunidade está sempre atenta a movimentos e metodologias, como desenvolvimento orientado a testes(TDD), desenvolvimento orientado a comportamento(BDD) e padrões de projeto(Design Patterns).

LW: Parece que até as atividades de vocês estão alinhadas com esta questão de agilidade. Uma que tem sido um grande sucesso em outros eventos dos quais vocês participam, e que estaremos trazendo novamente para a Latinoware, são as Palestras Relâmpago. Explica para nós o que é isto?

Ramiro: Na verdade, creio que já é a terceira vez que teremos palestras relâmpago na Latinoware. As palestras relâmpago [1] [2] ou "Lightning Talk" são palestras de curta duração, normalmente de 5 minutos, executadas numa sessão de 1 hora. Surgiu em 1997, numa conferência de Python com o termo "short talk" e, assim como a linguagem, é muito dinâmica e divertida. Os palestrantes podem se inscrever previamente ou até no momento, rodamos um cronometro que acaba criando um clima de pressão ao palestrante, mas sem perder o clima divertido.

LW: E o Coding Dojo, o que é? Este espaço será ocupado por um minicurso na Latinoware, ou seja, apenas 20 felizardos participarão dele. Por que é legal participar desta atividade?

Ramiro: O codingdojo [3] [4] é uma atividade de programação, tem esse nome pois a ideia é similar ao dojo de artes marciais, onde os participantes treinam suas habilidades de duas maneiras: o sensei coloca um par de discípulos para lutar, os outros ficam em volta, normalmente em um círculo. O par que está lutando aprende na prática, os outros aprendem com a observação. Após algum tempo, eles voltam ao círculo e outro par começa a lutar. A intenção é ajudar programadores a treinar. Com programação em par(pair programming), todos se ajudam de maneira não competitiva, trabalhando em um problema comum. Cada dupla tem de 5 a 7 minutos para resolver uma pequena parte do problema, usando técnicas de metodologias ágeis(TDD). Após esse período, o integrante da dupla que está no teclado volta para a platéia, o ajudante assume o teclado e uma pessoa da platéia assume o papel de ajudante. O foco da atividade é o treinamento e a prática, pois nem sempre chega-se à solução do problema.

LW: Mobilidade é um dos outros temas privilegiados pela Latinoware deste ano. Além de ágil, o Python é movel?

Ramiro: Para ser direto, sim. Não é minha especialidade, apesar de saber programar em Python para celulares Nokia da Série 60, com a biblioteca PythonS60. Então fiz uma pequena pesquisa no google e encontrei um link [6]. Eu já sabia que é possível programar com Python para Arduino, Android e Windows CE, mas nesse site é possível ter uma ideia melhor das possibilidades que alguém interessado em mobilidade pode ter com Python. Além disso Python é escrito em C, então onde houver um compilador C é possível colocar
Python para rodar.

Como considerações finais, convido a todos para prestigiarem a Latinoware 2010, um evento de alto nível tecnológico, mas que prima por favorecer o fortalecimento da amizade e encontro com novos amigos. Aproveitem pois é o momento de conhecer as melhores pessoas envolvidas com software livre e tecnologia de ponta.

Um abraço a todos e nos encontramos na Latinoware 2010.


Tags deste artigo: python latinoware furusho

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.