Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Software Libre Peru

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Inaugurada a Biblioteca Cidadã com Telecentro de Nova Tebas - PR

4 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2350 vezes

O governador Roberto Requião inaugurou nesta quinta-feira (3), em Nova Tebas, a Biblioteca Cidadã Espaço do Saber. A unidade tem acervo inicial de 2 mil livros e um telecentro com cinco computadores ligados à internet. O programa já beneficiou 80 municípios. “Esta obra é uma porta aberta ao conhecimento do mundo. Aqui, toda a população terá acesso à informação e cultura. A unidade irá abrir também nos fins de semana para que todos possam utilizá-la. O acervo é grande, oferece gêneros literários com grandes autores da literatura nacional e estrangeira”, ressaltou Requião.


Clique para ver a imagem no tamanho original
O projeto da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, Secretarias de Assuntos Estratégicos e de Obras Públicas e prefeituras, beneficiará, até o fim de 2010 mais de 300 municípios em todo o Estado. “Se alguém tiver interesse em um livro especifico que não tenha nesta biblioteca, basta comunicar ao núcleo da região, que o governo do Paraná providencia a obra sobre o assunto desejado”, afirmou o governador.

AJUDA - “O município foi castigado por fortes chuvas recentemente, e os rios da região transbordaram. A prefeita me contou que 22 pontes caíram. Nós vamos verificar a questão do transbordamento dos rios da região. O governo vai mandar uma equipe para analisar a situação e o nosso Departamento de Estradas e Rodagem vai fornecer vigas de concreto para a construção de novas pontes”, disse o governador.

A secretária de Cultura Vera Mussi Augusto ressaltou que a biblioteca cidadã irá promover a inclusão cultural e intelectual da população da região. “O governo do Paraná se preocupa com o desenvolvimento completo da cidadania. Esta biblioteca que entregamos hoje não é apenas para as crianças, mas para toda a população. No espaço há um mundo de livros, com vários gêneros e autores diferentes”, disse.

“Na entrada de cada Biblioteca-Cidadã há um espaço reservado à arte. Na unidade Espaço do Saber, há um painel que retrata o cotidiano da zona rural da região. A obra é do artista local Alex de Oliveira. Queremos trazer oportunidades ao município. Temos mais 26 bibliotecas prontas, para ser inauguradas, e outras 214 licitadas e homologadas. O orçamento previsto para cada biblioteca completa (edificação, acervo, equipamento e treinamento de pessoal) é de R$ 312 mil”, afirmou a secretária.

A biblioteca tem 180 metros quadrados e também possui salão comunitário, espaço cívico e de recreação. “O trabalho que o governo vem realizando em prol da nossa cidade é fantástico. Recentemente foi inaugurado o Centro de Saúde da Mulher e da Criança. Lá, as nossas mulheres têm um consultório de ginecologia, obstetrícia, pediatria, odontologia e geriatria. Agora, a nossa população também terá acesso ao conhecimento. Poderá se manter atualizada e informada. Só temos a agradecer”, afirmou a prefeita da cidade Heloisa Ivaszek Jensen.

A dona de casa Leonir de Almeida ficou emocionada ao entrar na biblioteca. “É a primeira vez que venho a uma biblioteca. Minhas filhas terão a oportunidade que eu não tive quando menina. Sei que o material disponível aqui dentro vai ajudar na formação delas. Quero que elas aproveitem ao máximo tudo que está aqui. Sei da importância da educação e quero o melhor para elas”, disse.

“Tenho uma filha de 12 anos que adora ler. Ela vai adorar este espaço. Aqui ela terá mais opções de leitura, é um complemento a sua formação escolar. Sou professora no programa Paraná Alfabetizado e quero que meus alunos utilizem a estrutura oferecida pela biblioteca. Os livros que temos aqui são clássicos da literatura, essenciais para qualquer aluno”, afirmou Nilza Aparecida da Silva.

O Biblioteca Cidadã – criado em 2004 pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná – é hoje o maior projeto de construção de bibliotecas públicas já realizado na história do Brasil. O objetivo é oferecer às regiões mais carentes do território paranaense um equipamento cultural que promova a democratização do conhecimento seja pelo valioso acervo de livros, ou mesmo pela inclusão digital, por meio dos telecentros.

Nota: O Telecentro funciona com Software Livre: Debian, BrOffice.org, Firefox, etc

* fonte: Ag. Estadual de Notícias - PR


Tags deste artigo: nnova tebas biblioteca celepar paraná furusho telecentro broffice.org. firefox

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.