O sistema de comunicação Expresso Livre, desenvolvido originalmente pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e mantido atualmente por uma comunidade de quase uma centena de empresas, acaba de ganhar mais um importante prêmio. Desta vez, o reconhecimento foi numa das categorias do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. O prêmio é uma realização do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae/FGV) em parceria com a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), e conta com o apoio da Itaipu Binacional, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Sebrae/PR e Escola Paranaense de Aviação.
Na sua terceira edição, o concurso reconhece as iniciativas que mais contribuem para o desenvolvimento regional do Paraná. Desenvolvido em software livre - a suíte de comunicação que conta com ferramentas de correio eletrônico, catálogo, agenda, gerenciador de fluxo de trabalho, mensageiro instantâneo e telefonia IP - o Expresso é a ferramenta oficial de comunicação do Governo do Paraná.
A disponibilidade de seus códigos para outros governos levou à sua evolução, cuja manutenção conta atualmente com a participação de órgãos como o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Itaipu Binacional. Em Sergipe, além do governo do Estado, o sistema é utilizado pelos municípios. Outros governos, como os do Pará, Piauí e Amazonas também utilizam o Expresso.
A inscrição do Expresso no Prêmio Ozires Silva foi de iniciativa da Prognus, empresa que presta serviços para o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).
A entrega do prêmio contou com a participação do empresário que dá nome ao prêmio, Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer, que destacou a inovação como motor que impulsiona a economia, a geração de empregos e a criação de oportunidades. “Tudo isso vem da capacidade das pessoas criarem”, salientou. O papel de Celepar foi reconhecido publicamente pela Prognus durante o evento e nos materiais de divulgação do Prêmio.
0sem comentários ainda