Empresa lança versões digitais de filmes para download, com recursos de busca no texto do script e compartilhamento de clipes no Facebook.
A Sony vem testando recursos exclusivos em seus filmes oferecidos via loja virtual iTunes, informou o site PaidContent. A iniciativa abre lentamente o caminho para o dia em que os DVDs não mais estiverem entre nós.
Na versão para iTunes do filme "The Other Guys" (Os Outros Caras), os usuários podem fazer buscas por palavra-chave no script do filme, para encontrar o momento exato em que uma frase é dita pelos atores; em outros filmes, como "Salt" e "Resident Evil: Afterlife" (Resident Evil 4: Recomeço), é possível compartilhar trechos de vídeo em redes sociais.
A mudança da Sony é bem-vinda diante da queda na venda de DVDs e do aumento na pirataria online, à medida que esses recursos exclusivos - encontrados apenas nas versões para iTunes dos filmes - tornam mais atraente comprar a versão digital na loja online da Apple.
Os add-ons não são revolucionários, mas mostram que os estúdios de cinema desejam adotar o formato digital em vez do DVD e oferecem mais que uma coleção de clipes de vídeo, que é o que geralmente encontramos nos extras do DVD.
A versão do iTunes da comédia "The Other Guys", com Will Ferrell, inclui um botão de busca que permite fazer buscas por uma palavra no script do filme. A pesquisa então vai recuperar qualquer menção daquela palavra e trará um link para o momento exato do filme em que ela é dita, ressalta o PaidContent.
Outros filmes da Sony Pictures como "Salt" e "Resident Evil: Afterlife" também têm uma playlist com músicas do filme e links para a iTunes Store, onde eles podem ser comprados, bem como um recurso Clip & Share, que permite escolher cenas do filme e compartilhá-las no Twitter ou no Facebook. Todos esses recursos não estão disponíveis em qualquer outra plataforma digital, nem em DVDs ou discos Blu-ray.
A desvantagem desses extras oferecidos com exclusividade pelo iTunes é que a Apple ainda não implantou um meio de explorar esses recursos bônus em alguns de seus aparelhos populares, como o Apple TV ou o iPad (a Apple vendeu mais de 7 milhões de iPads e 1 milhão de Apple TVs).
Esses recursos também estão disponíveis quando você compra um filme no iTunes e não se aplicam a aluguéis - que, de acordo com estimativas de analistas, respondem por mais de 75% dos filmes vistos via iTunes.
(Daniel Ionescu)
* fonte: IDG Now
0sem comentários ainda