Exposição comparativa entre o Projeto de Software Livre que é desenvolvido no governo mexicano e o modelo aplicado pelo governo brasileiro em instituições de educação e empresas. Serão abordadas as estratégias tecnológicas e de desenvolvimento do Projeto, que traz vantagens para estudantes e empresários.
Participantes
Manuel Haro Marquez
Engenheiro de Sistema de Informática, especializado em telecomunicações, certificação em Solaris System Admon, Sistemas Digitais, e Sistema Unix. Promotor do Software livre na Universidade Autónoma de Zacatecas, coordenador de cursos e programas de pós-graduação; Líder de projeto de Software livre no Governo de Zacatecas, além de ser membro da Comunidade de Software livre para o governo mexicano.
Cezar Pierin
Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgão Públicos e Privados de Processamento de Dados Serviços de Informática e Similares - FENADADOS.
Corinto Meffe
Ingressou por concurso público na Dataprev em 1989. Foi gerente de automação de escritórios e gerente de projeto. Atua com software livre desde 1998 e já realizou centenas de palestras sobre software livre no setor público. Coordenou o Projeto de Migração de duzentos servidores do ambiente novell para o ambiente linux na Dataprev, entre 1998 e 2001. Em 2011 foi nomeado diretor de integração de sistemas de informação no Ministério do Planejamento, tendo como principal projeto a criação da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos-INDA e o Portal de Dados Abertos do Brasil.
Carlos Castro
Graduado em Bibioteconomia e Filosofia e Doutor em Documentação. Professor da Universidade de Granada, foi também Professor da Universidade de Extremadura, sendo decano da Faculdade de Biblioteca e Ciência da Informação. Por 9 anos, foi Diretor Geral da Sociedade da Informação da Junta de Extremadura, defensor do Software e Conhecimento Livre. Aprendiz do Universo 2,0 ética dominante contra a Lei da Selva.
Marlon Feijó Dutra (mediador)
Trabalha com tecnologia da informação, mais precisamente com Linux, desde 1996, quando surgiram os primeiros provedores comerciais de Internet no Brasil. Desde então, vem trabalhando com servidores Unix e planejamento de redes corporativas, cobrindo segurança e roteamento. É diretor da Propus Informática, empresa especializada em servidores corporativos e serviços de voz sobre IP, e ex-presidente do Fórum Internacional Software Livre.
* fonte: Campus Party Brasil
0sem comentários ainda