Ir para o conteúdo

FISL16

ou

 Voltar a Conteúdos
Tela cheia

WSL - Workshop Software Livre

13 de Fevereiro de 2015, 10:38 , por Mariel Zasso - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2823 vezes
Traduções

>> A SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O WSL JÁ FOI ENCERRADA <<

O Workshop Software Livre (WSL) é o evento acadêmico do FISL, no qual pesquisadores e estudantes podem apresentar seus trabalhos e receber um certificado, além de publicar nos anais do evento. Desde 2000, o WSL é realizado anualmente junto com o FISL.

O workshop promove a discussão do estado-da-arte em desenvolvimento, avaliação e adoção de FOSS. Os objetivos do WSL são reunir diversos segmentos da comunidade, em termos de área de conhecimento, geografia e experiência; identificar formas pelas quais a pesquisa em FOSS pode interagir com outras áreas de pesquisa; e discutir direções para pesquisas futuras.

APRESENTAÇÃO

Software Livre e de Código Aberto (FLOSS, do inglês Free/Libre Open Source Software) é, atualmente, um dos pilares indispensáveis em qualquer organização. Um amplo conjunto de aplicações livres e de qualidade está atualmente disponível, desde software de infraestrutura, passando por numerosas ferramentas de desenvolvimento, até aplicações para o usuário final. Além disso, o movimento de Software Livre levou a inovações em políticas de licenciamento, modelos econômicos, processos de comunicação e colaboração, entre outras áreas, constituindo uma das principais ferramentas e/ou sujeitos de pesquisa tanto na Ciência da Computação quanto nas Ciências Sociais.

O Workshop Internacional de Software Livre (WSL) é um evento científico que acontece no âmbito do Fórum Internacional Software Livre (FISL) -- uma das mais importantes conferências de FLOSS do mundo. Desde 2000, o WSL e o FISL são realizados anualmente em Porto Alegre, Brasil.

O WSL promove a discussão do estado-da-arte em desenvolvimento, avaliação e adoção de FLOSS em diversos cenários. Dentre os principais objetivos do WSL, destacam-se: promover uma maior aproximação entre as comunidades de software livre e a academia; identificar pontos de cooperação entre o software livre e outras disciplinas/áreas de pesquisa; identificar os desafios atuais para o projeto, desenvolvimento e adoção de software livre nos diversos setores da sociedade; e discutir direções para futuras pesquisas.
 

TÓPICOS DE INTERESSE

Convidamos autores a submeter artigos originais relacionados -- mas não limitados -- aos seguintes tópicos:

  • Dinâmica social, gerenciamento, processos de desenvolvimento e motivações de contribuidores em comunidades FLOSS;
  • Adoção de FLOSS em contextos comerciais e não-comerciais;
  • Recomendação automática e avaliação de qualidade de FLOSS;
  • Aspectos legais e econômicos de FLOSS;
  • FLOSS e educação;
  • Desenvolvimento e evolução de FLOSS;
  • Análise de dados produzidos por projetos FLOSS, como código-fonte, e-mail, bate-papo e relatórios de defeitos;
  • Ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software, com foco nas necessidades dos desenvolvedores de FLOSS;
  • Cultura livre, hardware aberto, design aberto, acesso aberto, jornalismo 
    cidadão.
 

INFORMAÇÕES AOS AUTORES

Os artigos devem ser escritos em inglês, português ou espanhol; e de acordo com o template da SBC, disponível aqui. Os artigos devem ser submetidos como arquivos PDF (Portable Document Format) através do EasyChair.

Os trabalhos submetidos ao WSL devem se adequar a uma das seguintes categorias:

  • Artigos completos (full paper) devem possuir entre 12 e 16 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras e referências bibliográficas. Artigos completos devem apresentar contribuições representativas à área e com avaliação mais rigorosa, tais como aqueles resultantes (porém não restritos a) de trabalhos de especialização, mestrado e doutorado com foco em FLOSS.
  • Artigos resumidos (short paper) devem possuir entre 6 e 8 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras e referências bibliográficas, e devem descrever pesquisas em andamento que podem levar a um artigo completo. Resultados parciais e pesquisas em andamento de trabalhos de conclusão de curso, Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica são convidados a serem submetidos como artigos resumidos.

Todas as submissões serão revisadas por pelo menos 2 membros do comitê de programa. As revisões para ambas as categorias de artigos seguem o modelo blind review, portanto, nenhuma informação que identifique os autores (nome,instituição, ferramenta já consolidada, etc) deverá estar presente na versão submetida. Somente a versão final deverá conter estas informações. Para cada artigo aceito, os autores devem definir um apresentador, que receberá um código promocional para se inscrever gratuitamente no FISL. Despesas de hospedagem e acomodação não serão pagas pelo FISL ou pelo WSL. Tanto artigos completos quanto resumidos deverão ser apresentados de forma oral no WSL.Adicionalmente, autores de artigos resumidos devem preparar um poster para exibição no evento.

O melhor artigo do WSL 2015 será premiado, de acordo com a classificação definida pelos revisores e apresentação realizada no WSL.

 

DATAS IMPORTANTES

Submissão dos artigos: 30 de março de 2015

Notificação aos autores: 11 de maio de 2015

Submissão da versão final: 18 de maio de 2015

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Organização Geral:

Igor Steinmacher (igorfs AT utfpr DOT edu DOT br)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Coordenação de Programa:

Sandro S. Andrade (sandroandrade AT kde DOT org)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa) / KDE


Confira aqui os artigos WSL selecionados para o FISL16

Full Papers

1. Alexandre Garcia Aguado - Software Livre e o respeito à vocação do homem em ser mais: relatos de Angola

2. Ana Cristina Fricke Matte - Automato livre: semiótica e tecnologia adaptativa

3. Filipe de O. Saraiva and Antonio Terceiro - An Open Access Repository for the Workshop de Software Livre (WSL)

4. Flávia Arantes - Um Estudo sobre Sustentabilidade de Projetos de Software Livre

5. Igor Steinmacher and Marco Gerosa - Fostering Free/Libre Open Source Software community formation: guidelines for communities to support newcomers’ onboarding

6. Marcelo Araldi, Amilton Rodrigo de Quadros Martins and Adriano Canabarro Teixeira - Proposta de uso da ética hacker na formação de estudantes do ensino fundamental

7. María González Carrera, Yurenia Hernández Blanco, Yadiel Pérez Villazón and Jailen García González - Herramienta para la Migración y Administración de Servicios Telemáticos (HMAST)

8. Mônica Paz - O Software Livre enquanto Bandeira do Movimento de Mulheres na TI

9. Tel Amiel, Gabriel de Souza Fedel, Flávia Linhalis Arantes and Alexandre Garcia Aguado - Dominando para não ser dominado: Autonomia tecnológica com o Projeto Jovem Hacker

 

Short Papers

1. Antonio Fernando Da Cunha Penteado and Tel Amiel - Construindo um Scanner de Baixíssimo Custo

2. Jesús Rabelo Pérez, Marielis González Muño, Héctor Pérez Baranda and Mairim Delgado Muñiz - Notification System for Development Platforms of Continuous Integration inside the Cuban Distribution Pattern of GNU/Linux Nova.

3. Mariana Martins Vargas Prudêncio, Filipe Roseiro Côgo, Ana Paula Chaves Steinmacher and Igor Steinmacher - Participação de Mulheres em Projetos de Software Livre: Caso da Comunidade Brasileira da Mozilla Foundation

4. Sarah Costa Schmidt, Tel Amiel, Robson Sampaio and Daniel Pires - Formando para Criar: Agência Livre Colaborativa de Notícias

5. Yeicy Durán Quintana, Marielis González Muño, Mairim Delgado Muñiz and Marlies Quiala Torres - Cuba, on a way to migrating to free software

6. Yurenia Hernández, Eduardo Cuesta and Abel García - Proceso de Consultoría en Migración a Código Abierto. Aplicación práctica en la Empresa Constructora de Obras de Arquitectura No 24

 


Tags deste artigo: wsl workshop software livre

<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>