Ir para o conteúdo
Ir ao Topo
ou

FISL 14

Rádio Software Livre

FISL 14 - Ao vivo

Patrocinadores

#Ficadica

 

 

Mostra de Projetos

Assine nossa news!

Receba nossas notícias no seu email

TV Software Livre

Teaser fisl14 - Participe! :-)
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Matehackers comemora Hardware Freedom Day e se prepara para Fisl 14

22 de Abril de 2013, 0:00 , por Daniel O'Maley - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1365 vezes
Traduções

Neste sábado, 20 de abril, foi comemorado o Hardware Freedom Day. Mais de 200 pessoas participaram das atividades organizadas neste fim de semana pelos Matehackers, em colaboração com a Casa da Cultura Digital de Porto Alegre na Casa de Cultura Mario Quintana. O evento foi gratuito e aberto ao público. Além dos hackers, participaram uma série de iniciantes em tecnologia, incluindo, educadores, artistas plásticos, músicos e acadêmicos. Todos as atividades do evento estavam lotadas, o que demonstra a demanda existente para este tipo de evento.

 
Na sexta-feira à noite, no Jardim Lutzenberger na Casa de Cultura Mario Quintana, a Casa da Cultura Digital de Porto Alegre e o grupo Matehackers exibiram um documentário sobre o Arduino, a mais famosa iniciativa de hardware livre, um micro-controlador de placa única. O filme foi seguido por uma apresentação de Fernando Krum dando exemplos de aplicações do Arduino em mundo real. Houve também uma demonstração de um vídeo-game livre adaptado pelos Matehackers usando Arduino. Sábado durante o dia, houve uma série de oficinas e apresentações sobre hardware livre. Os participantes tiveram a oportunidade de montar seu próprio Mateduino Nibiru micro-controlador (uma versão simplificada de um Arduino desenvolvida pelos Matehackers em colaboração com Webtronico) e criar programas para usá-lo. Havia apresentações "relâmpago” sobre hardware livre, software livre e cultura digital, e uma delas, inclusive, foi um convite para Fisl.. As atividades do dia culminaram com uma mesa redonda, que incluiu membros dos Matehackers, a Casa da Cultura Digital de Porto Alegre, e o Gabinete Digital do Rio Grande do Sulsobre as maneiras que hardware livre e movimentos relacionados representam mudanças de paradigma e como eles possuem o possibilidade de transformar a sociedade nos próximos anos.



Matehackers é um grupo de cerca de 20 hackers (e crescendo!) da região metropolitana de Porto Alegre, que se reuniram em novembro passado. Seu hackerspace - o Bunker 360 - está localizado no centro de Porto Alegre. Mesmo o grupo sendo jovem, ele já está se preparando para o Fisl 14. Além de apresentar uma série de propostas de apresentações para Fisl, os membros esperam aproveitar o entusiasmo gerado no Hardware Freedom Day para continuar trabalhando e inovando até o grande evento em julho.

 


Tags deste artigo: hardware freedom day hardware livre mateduino nibiru matehackers gabinete digital arduino casa da cultura digital de porto alegre