Calma, calma…
Tenho comentado que o Android é o novo DOS/Windows dos anos 10 (201X). A comparação é com os anos 80/90 do século passado, quando o existia algumas "versões" do DOS.
Algumas coincidências:
- Versões modificadas:
O Android tem versões levemente modificadas pelas operadoras de telefonia e/ou fabricantes de celular. Um ecossistema com tantas versões modificadas força um trabalho extra para um desenvolvedor da aplicação para adequá-la. Ainda existe celular novo com a versão 2.0 enquanto o upstream está na 2.3.4/5.
O Windows tinha versões para idiomas diferentes. Se tentasse copiar uma "DLL" de um Windows para outro que tinha idioma diferente, sem dúvida que iria piorar a situação e corromper outra coisa.
- Um montão de hardware diferente:
O Android funciona em celular "popular" à tablets. Lembra um pouco a arquitetura "PC" com sua grande ou enorme modificações.
- Versões inacabadas:
Quem usou a 3.0 do Android comenta que está imatura ainda, lembra uma certa versão na transição do DOS/Windows para XP.
- Vulnerável:
Este post do Meio-Bit mostra algumas estatísticas de que o Android é mais vulnerável que outras plataformas para celular. Por muitos anos, qual foi/é a plataforma desktop com maior número de vulnerabilidade conhecidas? :X
Ok, ainda é bizarro para mim ter um antivírus (Endpoint ou qualquer outro nome buzzword…) p/ celular Linux. A sensação que de que a tecnologia tem ciclos cíclicos (Isso existe?) parece mais em voga do que nunca, vide o NoSQL (slomesquita que diz: "Eu programava NoSQL(Mumps) quando vcs usavam fraldas…").
Obs: Claro que uma comparação rasa e se aprofundar as diferenças mostrarão que as comparações acima são minimamente tolas ou infantis. Alguns mais experientes fazem uma analogia parecida da Nuvem com os Mainframes (Amazon AWS e Mainframes cobram por processamento…).
Obs. 2: Só para registrar, uso Android mas ficaria feliz com um Freerunner.
Obs. 3: Esta nota merece trollagem.
0sem comentários ainda