Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a
Tela cheia

PyGTK: Um simples visualizador de Imagens

1 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1903 vezes

Um amigo do IRC (que não quis identificar-se ;) ) me deu a ideia de criar vídeo-aulas de Python e GTK, como resposta eu disse que já existem bons tutoriais sobre o assunto. A partir disso resolvi criar vídeo-aulas criando pequenas aplicações para que por meio delas os espectadores possam aprender, de maneira prática, fugindo da tradicional didática -a qual considero essencial - mas fixando em pequenos programinhas “úteis”.

O primeiro trabalho não foi dos melhores, o meu equipamento (microfone) dificultou ainda mais a explicação, mas espero que todos levantem o volume de seus auto falantes e possam me ouvir e compreender.

Neste primeiro vídeo criei um “arcaico” visualizador de imagens. Basicamente o aplicativo recebe o nome do arquivo de imagem como parâmetro e a exibe em uma janela (gtk.Window). Por mais simples que seja a aplicação, com ela nos familiarizamos com os elementos básicos do PyGTK como: gtk.Window, gtk.VBox, gtk.Image, e a sintaxe mais primitiva de um pequeno aplicativo em GTK.

Sem mais esclarecimentos, o vídeo pode ser visualizado abaixo:

O código fonte comentado se encontra em: pypic.py

Veja Também

Se não conhecia Python e/ou GTK, ficam aqui as dicas de estudo:

Além de:

Espero que o resultado desse trabalho seja positivo quanto ao aprendizado e incentivo a aprender Python e GTK, e que todos compartilhem o conhecimento que adquirirem exercendo a liberdade do FreeSoftware!

Se tiver interesse de compartilhar esta vídeo aula com outros usuários, sinta-se a vontade de postar o vídeo em seu blog/site/twitter/portal e etc…

Rafael Martins comentou este post com uma correção: o módulo PyGTK foi importado inutilmente, pois o mesmo possui somente uma função, a require que mata o script se uma versão minima do gtk, que é passada como parâmetro da função, não estiver disponível no sistema.
o uso correto seria (supondo ser necessária a versão 2.0):
import pygtk
pygtk.require(’2.0′)

O que significa que na aplicação criada na vídeo aula, o módulo GTK já satisfazia a nossa necessidade de manipular os elementos (widgets) do gtk, sem a necessidade de importar pygtk.
Obrigado ao Rafael Martins por assistir a vídeo aula e por comentar o post com a correção. ;-)

Obrigado! :D



Fonte: http://www.felipeborges.net/?p=506

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.