Sem fio - contexto, caminhos e bases
4 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaUma das obsessões fundadoras do projeto metá:fora e da MetaReciclagem era a ideia de mobilidade e de redes sem fio. Alguns dos primeiros rascunhos de projeto que surgiram tinham a ver com dispositivos móveis, e uma das forças motrizes que nos fizeram necessitar de computadores para experiências era uma ideia alimentada pelo dpadua de criar infra-estruturas de rede autônomas com base nos projetos de redes wi-fi metropolitanas. De lá pra cá, percorremos muitos caminhos paralelos, fizemos um monte de experiências, mas essa possibilidade sempre nos acompanhou.
>>Leia mais
Tampa alix
3 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindafelipefonseca posted a photo:
Montando a tampa que faltava da Alix
Destruição
29 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaTopei essa semana com o post dos Obsoletos sobre o prazer da destruição. Lembrei de algum dia no passado quando imaginamos uma oficina de MetaReciclagem que começasse com um ritual de destruição de um computador. Destruição mesmo, sem se preocupar se seria possível reaproveitar o material depois. A ideia era dessacralizar (ou, invertendo, consagrar a Shiva) os equipamentos. Tratar como abundância o que era considerado lixo, e dar às pessoas o luxo de desperdiçar esses recursos. Tem a ver também com a obsolescência programada de Lucas Bambozzi, que já comentamos aqui. Mas nunca encontramos oportunidade de levar a cabo esse tipo de oficina. Ainda vai rolar.
Descarregando
29 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaPassamos algumas horas com as mãos na terra hoje, arrumando o jardim e a horta, alinhando os canteiros, plantando umas flores novas. O tomilho (meu tempero preferido atualmente) tá forte, o abacaxi vingando, estamos com alface e rúcula de sobra. E pra variar, banana pra caramba. O quintal continua muito bem frequentado: saíras, saíras de sete cores, tiês-sangue, tiês-pretos, sanhaços, bicos-de-lacre, gaturamos, cambacicas, periquitos, sabiás, pardais, rolinhas e outros.
Mexer na terra é bom. Descarrega. Me diverti, coisa que não fazia havia algumas semanas.
Prêmio Sergio Motta - indicados
25 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaO núcleo desvio é um dos indicados no prêmio Sergio Motta, na categoria início de carreira. Ficamos felizes com a pré-seleção, e ainda mais com as companhias de categoria. Parabéns a todxs indicadxs. Em entrevista, o presidente da comissão de seleção Marcus Bastos comenta:
Um aspecto relacionado a este tom mais bem-humorado também apareceu em trabalhos que se apóiam na estética da gambiarra e do improviso. Foi universo representativo, o que é um pouco esperado. Este ingrediente anárquico (em certo sentido antropofágico) é uma característica recorrente e possivelmente bastante marcante da arte atual, em que são representativas práticas hacker e procedimentos herdeiros da sampleagem.