Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Sobre labs...

9 de Abril de 2014, 23:45, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Este post foi agregado por RSS. Link original:
---

Enquanto não publico a versão final de minha dissertação defendida semana retrasada (tá saindo, tá saindo...), vai aqui uma lista de material mais antigo sobre labs que acabei de enviar a pedido para uma amiga. Bom lembrar o volume disso...

Aqui uma coleção de coisas sobre labs:

Um artigo superficial (mas rápido)
http://blog.redelabs.org/blog/labs-experimentais

Mas tudo começou com a primeira fase de Rede//Labs, em 2010. Aqui tem uma compilação com boa parte das conversas (PDF)
http://culturadigital.br/redelabs/files/2010/11/redelabs1.pdf
Depois meu livro de 2011, que rela no tema pelas beiradas
http://efeefe.no-ip.org/livro/laboratorios-pos-digital

Mais uns textos posteriores que, na real, eu deveria transformar em um segundo livro

http://blog.redelabs.org/blog/hacklab-enredado
http://desvio.cc/blog/pos-digital
http://ubalab.org/blog/ciencia-comunitaria
http://desvio.cc/blog/apropriacao-critica
http://blog.redelabs.org/blog/labx-festival-culturadigitalbr
http://blog.redelabs.org/blog/sobre-labs-e-futuros
http://ubalab.org/blog/ciencia-cidada-conversa-com-andres-burbano
http://ubalab.org/blog/os-ceus-sobre-o-rio
http://blog.redelabs.org/blog/postura-experimental
http://ubalab.org/blog/cidades-coisas-pessoas
http://ubalab.org/blog/adjetivos-metareciclagem-e-laboratorios-experimen...

E ainda quatro vídeos feitos à época sob encomenda do Centro de Cultura Espanhola
http://blog.redelabs.org/tags/cce

Enquanto não publico a versão final de minha dissertação defendida semana retrasada (tá saindo, tá saindo...), vai aqui uma lista de material mais antigo sobre labs que acabei de enviar a pedido para uma amiga. Bom lembrar o volume disso... Aqui uma coleção de coisas sobre labs: Um artigo superficial (mas rápido) http://blog.redelabs.org/blog/labs-experimentais Mas tudo começou com a primeira fase de Rede//Labs, em 2010. Aqui tem uma compilação com boa parte das conversas (PDF) http://culturadigital.br/redelabs/files/2010/11/redelabs1.pdf Depois meu livro de 2011, que rela no tema pelas beiradas http://efeefe.no-ip.org/livro/laboratorios-pos-digital Mais uns textos posteriores que, na real, eu deveria transformar em um segundo livro http://blog.redelabs.org/blog/hacklab-enredado http://desvio.cc/blog/pos-digital http://ubalab.org/blog/ciencia-comunitaria http://desvio.cc/blog/apropriacao-critica http://blog.redelabs.org/blog/labx-festival-culturadigitalbr http://blog.redelabs.org/blog/sobre-labs-e-futuros http://ubalab.org/blog/ciencia-cidada-conversa-com-andres-burbano http://ubalab.org/blog/os-ceus-sobre-o-rio http://blog.redelabs.org/blog/postura-experimental http://ubalab.org/blog/cidades-coisas-pessoas http://ubalab.org/blog/adjetivos-metareciclagem-e-laboratorios-experimen... E ainda quatro vídeos feitos à época sob encomenda do Centro de Cultura Espanhola http://blog.redelabs.org/tags/cceEnquanto não publico a versão final de minha dissertação defendida semana retrasada (tá saindo, tá saindo...), vai aqui uma lista de material mais antigo sobre labs que acabei de enviar a pedido para uma amiga. Bom lembrar o volume disso... Aqui uma coleção de coisas sobre labs: Um artigo superficial (mas rápido) http://blog.redelabs.org/blog/labs-experimentais


Ensaio Tropixel #1 - Drone

6 de Abril de 2014, 2:32, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Este post foi agregado por RSS. Link original:
--- Drone Phantom 2 do Labmovel e Fernando Velázquez em ação no Ensaio Tropixel #1, abril 2014.Drone Phantom 2 do Labmovel e Fernando Velázquez em ação no Ensaio Tropixel #1, abril 2014.



Ensaio Tropixel #1

5 de Abril de 2014, 23:34, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Este post foi agregado por RSS. Link original:
---

A primeira edição do Ensaio Tropixel começou hoje em Ubatuba. Na verdade, já estávamos trabalhando e preparando algumas coisas ao longo da semana passada. Os Ensaios Tropixel propõem-se a estender e aprofundar questões que surgiram durante a realização do Festival Tropixel, em outubro de 2013, além de começar a preparar o terreno para a próxima edição do Festival, que esperamos organizar no segundo semestre deste ano. Para esta primeira edição, aproximamos dois eixos: mapeamento comunitário e monitoramento ambiental. A ideia é articular o vocabulário das cartografias digitais com as diversas possibilidades que surgem do maior acesso a sensores digitais interconectados.

Quarta-feira, Guima-san chegou de São Paulo para oferecer uma oficina de hardware livre e sensores a alunos do Curso de Informática na Escola Técnica Municipal Tancredo Neves. O tempo foi curto, mas deu para ter alguma ideia das possibilidades. No dia seguinte, reunimos algumas pessoas de Ubatuba que trabalham com tecnologia e educação na Biblioteca Municipal, onde fica o antigo telecentro GESAC - e que se tudo der certo vai transformar-se no Espaço TEC de Ubatuba - para começar a testar um sensor de Oxigênio Dissolvido e fazer as primeiras experiências no sentido de construir sensores de qualidade de água para os rios de Ubatuba. Guima dedicou algum tempo a ajustar o sistema e encontrar maneiras de registrar os dados gerados. É necessário acrescentar que temos consciência de que o Oxigênio Dissolvido é somente uma entre diversas mensurações possíveis para verificar a qualidade de água. É um dado que varia a partir de diversas condições, e portanto não é uma medida definitiva. Mas na proposta de primeiro passo em um laboratório que dedique tempo, recursos e talento a esse tipo de desenvolvimento, parece-nos um começo apropriado. No momento, não estamos buscando um índice objetivo, e sim a possibilidade de comparar diferentes pontos do rio e/ou diferentes momentos da água que corre por ele.

Hoje à tarde, como dizia, começamos com a programação mais intensiva. Esta edição do Ensaio Tropixel é uma parceria com o Labmovel, coordenado por Lucas Bambozzi e Gisela Domschke. A convite do Labmovel, o artista Fernando Velázquez veio a Ubatuba trazendo um drone Phantom 2. A partir de conversas que aconteceram durante o Festival Tropixel, voltamos a atenção da oficina ao Rio Acaraú, que vem desde o pé da serra, Sesmaria e Estufa II, depois atravessa a Rio-Santos e corta o Itaguá até chegar ao mar. A ideia hoje era juntarmos uma reflexão com referência na cartografia - voltar os olhos para o chão, as curvas do rio e as maneiras de chegar até ele - com a possibilidade de gerar dados a partir de um protótipo de sensor.

Reunimos os participantes no Tancredo para uma primeira conversa, e depois fomos em busca do rio. Alguns participantes carregavam smartphones com aplicativos de rastreamento via GPS, com a missão de registrar os trajetos com imagens e anotações. Paramos primeiramente no ponto onde o rio passa por debaixo da Rio-Santos, perto do trevo da Praia Grande. Fizemos ali algumas medições com o sensor e imagens aéreas com o drone. Em seguida, paramos em um ponto entre Itaguá e Tenório que tem outro acesso ao rio. Por fim, paramos na foz do Acaraú no canto direito do Itaguá, ao lado do morro.

Encerramos o dia com trilhas de GPS, dados de testes de oxigênio dissolvido na água e imagens aéreas. Amanhã, domingo, das 10h às 13h, vamos novamente nos reunir para agregar estes dados e pensar em como dar sentido a eles. O encontro está marcado para o Terminal Marítimo Comodoro Magalhães, no canto direito do Itaguá (pouco depois da Capitão Felipe). A programação é aberta a todos os interessados.

Acompanhe também:

Imagens no Flickr #tropixel no Twitter Trajeto percorrido hoje (KMZ) Mapa com informações levantadas (em construção) A primeira edição do Ensaio Tropixel começou hoje em Ubatuba. Na verdade, já estávamos trabalhando e preparando algumas coisas ao longo da semana passada. Os Ensaios Tropixel propõem-se a estender e aprofundar questões que surgiram durante a realização do Festival Tropixel, em outubro de 2013, além de começar a preparar o terreno para a próxima edição do Festival, que esperamos organizar no segundo semestre deste ano. Para esta primeira edição, aproximamos dois eixos: mapeamento comunitário e monitoramento ambiental. A ideia é articular o vocabulário das cartografias digitais com as diversas possibilidades que surgem do maior acesso a sensores digitais interconectados.Quarta-feira, Guima-san chegou de São Paulo para oferecer uma oficina de hardware livre e sensores a alunos do Curso de Informática na Escola Técnica Municipal Tancredo Neves. O tempo foi curto, mas deu para ter alguma ideia das possibilidades. No dia seguinte, reunimos algumas pessoas de Ubatuba que trabalham com tecnologia e educação na Biblioteca Municipal, onde fica o antigo telecentro GESAC - e que se tudo der certo vai transformar-se no Espaço TEC de Ubatuba - para começar a testar um sensor de Oxigênio Dissolvido e fazer as primeiras experiências no sentido de construir sensores de qualidade de água para os rios de Ubatuba. Guima dedicou algum tempo a ajustar o sistema e encontrar maneiras de registrar os dados gerados. É necessário acrescentar que temos consciência de que o Oxigênio Dissolvido é somente uma entre diversas mensurações possíveis para verificar a qualidade de água. É um dado que varia a partir de diversas condições, e portanto não é uma medida definitiva. Mas na proposta de primeiro passo em um laboratório que dedique tempo, recursos e talento a esse tipo de desenvolvimento, parece-nos um começo apropriado. No momento, não estamos buscando um índice objetivo, e sim a possibilidade de comparar diferentes pontos do rio e/ou diferentes momentos da água que corre por ele.Hoje à tarde, como dizia, começamos com a programação mais intensiva. Esta edição do Ensaio Tropixel é uma parceria com o Labmovel, coordenado por Lucas Bambozzi e Gisela Domschke. A convite do Labmovel, o artista Fernando Velázquez veio a Ubatuba trazendo um drone Phantom 2. A partir de conversas que aconteceram durante o Festival Tropixel, voltamos a atenção da oficina ao Rio Acaraú, que vem desde o pé da serra, Sesmaria e Estufa II, depois atravessa a Rio-Santos e corta o Itaguá até chegar ao mar. A ideia hoje era juntarmos uma reflexão com referência na cartografia - voltar os olhos para o chão, as curvas do rio e as maneiras de chegar até ele - com a possibilidade de gerar dados a partir de um protótipo de sensor.Reunimos os participantes no Tancredo para uma primeira conversa, e depois fomos em busca do rio. Alguns participantes carregavam smartphones com aplicativos de rastreamento via GPS, com a missão de registrar os trajetos com imagens e anotações. Paramos primeiramente no ponto onde o rio passa por debaixo da Rio-Santos, perto do trevo da Praia Grande. Fizemos ali algumas medições com o sensor e imagens aéreas com o drone. Em seguida, paramos em um ponto entre Itaguá e Tenório que tem outro acesso ao rio. Por fim, paramos na foz do Acaraú no canto direito do Itaguá, ao lado do morro.Encerramos o dia com trilhas de GPS, dados de testes de oxigênio dissolvido na água e imagens aéreas. Amanhã, domingo, das 10h às 13h, vamos novamente nos reunir para agregar estes dados e pensar em como dar sentido a eles. O encontro está marcado para o Terminal Marítimo Comodoro Magalhães, no canto direito do Itaguá (pouco depois da Capitão Felipe). A programação é aberta a todos os interessados.Acompanhe também: Imagens no Flickr #tropixel no Twitter Trajeto percorrido hoje (KMZ) Mapa com informações levantadas (em construção)A primeira edição do Ensaio Tropixel começou hoje em Ubatuba. Na verdade, já estávamos trabalhando e preparando algumas coisas ao longo da semana passada. Os Ensaios Tropixel propõem-se a estender e aprofundar questões que surgiram durante a realização do Festival Tropixel, em outubro de 2013, além de começar a preparar o terreno para a próxima edição do Festival, que esperamos organizar no segundo semestre deste ano. Para esta primeira edição, aproximamos dois eixos: mapeamento comunitário e monitoramento ambiental. A ideia é articular o vocabulário das cartografias digitais com as diversas possibilidades que surgem do maior acesso a sensores digitais interconectados.


SIMAP-LN

21 de Março de 2014, 16:46, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Este post foi agregado por RSS. Link original:
---

Deu no Litoral Sustentável:

Um sistema online desenvolvido no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), instituição ligada à USP, irá produzir um banco de dados georreferenciados sobre os aspectos ambientais do Litoral Norte do Estado de São Paulo. Criado pela empresa SALT Ambiental, incubada no Cietec, o Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental Participativo do Litoral Norte (SIMAP-LN) permite que qualquer pessoa com acesso a internet tenha acesso aos dados disponíveis e se cadastre para contribuir com novas observações. O SIMAP-LN reúne informações sobre praias, pontos de mergulho, avistamento de animais marinhos e crimes ambientais ocorridos na região.

O site está disponível aqui. Por enquanto tem pouca informação, mas pelo que entendi eles esperam receber contribuições de forma colaborativa. Também não vi nenhuma informação técnica: não entendi sistema é livre está baseado em alguma tecnologia que já existia, se faz uso de tecnologias livres ou se está integrado a outras iniciativas. Nem de que forma se prevê sua sustentação futura. É uma iniciativa interessante, mas espero que não seja mais um daqueles projetos feitos por instituições que não estão enraizadas no cenário local e que depois de algum tempo simplesmente desaparecem.

Deu no Litoral Sustentável: Um sistema online desenvolvido no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), instituição ligada à USP, irá produzir um banco de dados georreferenciados sobre os aspectos ambientais do Litoral Norte do Estado de São Paulo. Criado pela empresa SALT Ambiental, incubada no Cietec, o Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental Participativo do Litoral Norte (SIMAP-LN) permite que qualquer pessoa com acesso a internet tenha acesso aos dados disponíveis e se cadastre para contribuir com novas observações. O SIMAP-LN reúne informações sobre praias, pontos de mergulho, avistamento de animais marinhos e crimes ambientais ocorridos na região.O site está disponível aqui. Por enquanto tem pouca informação, mas pelo que entendi eles esperam receber contribuições de forma colaborativa. Também não vi nenhuma informação técnica: não entendi sistema é livre está baseado em alguma tecnologia que já existia, se faz uso de tecnologias livres ou se está integrado a outras iniciativas. Nem de que forma se prevê sua sustentação futura. É uma iniciativa interessante, mas espero que não seja mais um daqueles projetos feitos por instituições que não estão enraizadas no cenário local e que depois de algum tempo simplesmente desaparecem.Deu no Litoral Sustentável: Um sistema online desenvolvido no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), instituição ligada à USP, irá produzir um banco de dados georreferenciados sobre os aspectos ambientais do Litoral Norte do Estado de São Paulo. Criado pela empresa SALT Ambiental, incubada no Cietec, o Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental Participativo do Litoral Norte (SIMAP-LN) permite que qualquer pessoa com acesso a internet tenha acesso aos dados disponíveis e se cadastre para contribuir com novas observações. O SIMAP-LN reúne informações sobre praias, pontos de mergulho, avistamento de animais marinhos e crimes ambientais ocorridos na região.O site está disponível aqui. Por enquanto tem pouca informação, mas pelo que entendi eles esperam receber contribuições de forma colaborativa. Também não vi nenhuma informação técnica: não entendi sistema é livre está baseado em alguma tecnologia que já existia, se faz uso de tecnologias livres ou se está integrado a outras iniciativas. Nem de que forma se prevê sua sustentação futura. É uma iniciativa interessante, mas espero que não seja mais um daqueles projetos feitos por instituições que não estão enraizadas no cenário local e que depois de algum tempo simplesmente desaparecem.


Cursos Pronatec em Ubatuba

12 de Março de 2014, 16:32, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Este post foi agregado por RSS. Link original:
---

Repassando comunicado da Prefeitura:

Pronatec abre inscrições para cursos gratuitos em Ubatuba
Objetivo do programa é ampliar oferta de cursos de educação profissional e tecnológica
As inscrições para cursos gratuitos de formação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Ubatuba encontram-se abertas.
Podem se inscrever trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; pessoas com deficiência; pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda; estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA); e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Confira no fim da matéria os detalhes sobre cada curso e sobre como fazer a inscrição.
Pronatec
O Pronatec foi criado pelo em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Segundo o Ministério da Educação, desde a criação, o programa atendeu a 2,5 milhões de brasileiros.
Até 2014, a meta é oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões de estudantes e trabalhadores. Em Ubatuba, são 30 vagas oferecidas em cada módulo.
Os cursos são gratuitos, ministrados pela equipe do Instituto Técnico Federal em diversas áreas tecnológicas: ambiente e saúde, produção cultural e design, gestão e negócios, informação e comunicação entre outras. O material didático também é gratuito e é fornecida ajuda estudantil. Conheça mais sobre o Pronatec: http://pronatec.mec.gov.br/
Inscrições
Os interessados devem dirigir-se à unidade demandante para fazer a pré-inscrição até o dia 19 de março. As vagas são preenchidas respeitando o público prioritário (descrito acima), os pré-requisitos de cada curso e a ordem de chegada dos interessados.

É obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:
• RG original e cópia simples (não pode ser carteira de motorista);
• CPF original e cópia simples (caso o número conste no RG não é necessário apresentá-lo);
• Comprovante de escolaridade – certificado de conclusão de curso, histórico escolar ou declaração de escolaridade original e cópia simples, conforme pré-requisito do curso;
• Comprovante de conta bancária no nome do candidato.

Confira abaixo os cursos oferecidos em Ubatuba:
Os cursos têm início em 7 de abril, com aulas teóricas e práticas às segundas, terças e quartas-feiras, das 18:30 horas às 22:30 horas.

EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios / Auxiliar de Recursos Humanos
Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios.
Escolaridade: Ensino Médio Incompleto.
Demandante: Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social Rua Paraná, 374 – Centro. Tel.: (12) 3834-3516

EIXO TECNOLÓGICO: Ambiente e Saúde / Cuidador de Idosos
Cuida da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zela pela integridade física do idoso, presta primeiros socorros e promove atividades de entretenimento.
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.
Demandante: Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social Rua Paraná, 374 – Centro. Tel.: (12) 3834-3516

EIXO TECNOLÓGICO: Produção Cultural e Design / Operador de Áudio
Realiza edições e mixagem de áudio, utilizando softwares e equipamentos digitais e analógicos, para atender a diferentes tipos de eventos, tais como teatro, cinema, publicidade, televisão, danças, festas populares, ou eventos correlatos, de acordo com as exigências estéticas, culturais e históricas do projeto.
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Demandante: Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – FUNDART
Praça Nóbrega, 54 - Centro. Tel.: (12) 3833-7000 l 3833-7001

Repassando comunicado da Prefeitura: Pronatec abre inscrições para cursos gratuitos em Ubatuba Objetivo do programa é ampliar oferta de cursos de educação profissional e tecnológica As inscrições para cursos gratuitos de formação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Ubatuba encontram-se abertas. Podem se inscrever trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; pessoas com deficiência; pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda; estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA); e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Confira no fim da matéria os detalhes sobre cada curso e sobre como fazer a inscrição. Pronatec O Pronatec foi criado pelo em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Segundo o Ministério da Educação, desde a criação, o programa atendeu a 2,5 milhões de brasileiros. Até 2014, a meta é oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões de estudantes e trabalhadores. Em Ubatuba, são 30 vagas oferecidas em cada módulo. Os cursos são gratuitos, ministrados pela equipe do Instituto Técnico Federal em diversas áreas tecnológicas: ambiente e saúde, produção cultural e design, gestão e negócios, informação e comunicação entre outras. O material didático também é gratuito e é fornecida ajuda estudantil. Conheça mais sobre o Pronatec: http://pronatec.mec.gov.br/ Inscrições Os interessados devem dirigir-se à unidade demandante para fazer a pré-inscrição até o dia 19 de março. As vagas são preenchidas respeitando o público prioritário (descrito acima), os pré-requisitos de cada curso e a ordem de chegada dos interessados. É obrigatória a apresentação dos seguintes documentos: • RG original e cópia simples (não pode ser carteira de motorista); • CPF original e cópia simples (caso o número conste no RG não é necessário apresentá-lo); • Comprovante de escolaridade – certificado de conclusão de curso, histórico escolar ou declaração de escolaridade original e cópia simples, conforme pré-requisito do curso; • Comprovante de conta bancária no nome do candidato. Confira abaixo os cursos oferecidos em Ubatuba: Os cursos têm início em 7 de abril, com aulas teóricas e práticas às segundas, terças e quartas-feiras, das 18:30 horas às 22:30 horas. EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios / Auxiliar de Recursos Humanos Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios. Escolaridade: Ensino Médio Incompleto. Demandante: Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social Rua Paraná, 374 – Centro. Tel.: (12) 3834-3516 EIXO TECNOLÓGICO: Ambiente e Saúde / Cuidador de Idosos Cuida da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zela pela integridade física do idoso, presta primeiros socorros e promove atividades de entretenimento. Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Demandante: Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social Rua Paraná, 374 – Centro. Tel.: (12) 3834-3516 EIXO TECNOLÓGICO: Produção Cultural e Design / Operador de Áudio Realiza edições e mixagem de áudio, utilizando softwares e equipamentos digitais e analógicos, para atender a diferentes tipos de eventos, tais como teatro, cinema, publicidade, televisão, danças, festas populares, ou eventos correlatos, de acordo com as exigências estéticas, culturais e históricas do projeto. Escolaridade: Ensino Médio Completo. Demandante: Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – FUNDART Praça Nóbrega, 54 - Centro. Tel.: (12) 3833-7000 l 3833-7001Repassando comunicado da Prefeitura: