Caros,
estes dias precisei elaborar alguns relatórios estatísticos pesados com dezenas de gráficos, tabelas, matrizes e análises estatísticas,
foi nestes dias que descobri uma metodologia interessante para automatizar a produção destes gráficos.
A sacada vem com o uso de ferramentas consagradas de livre uso, LATEX (editoração de textos científicos) e Project R (ferramenta de análise estatística).
vou descrever o método para automatizar de forma simplificada:
01. Um documento é escrito em LATEX, mas salvo numa formato de texto comum (por exemplo .RNW, ), tags especiais indicam quando existe código R a ser executado, o código R inicia com "<<>>" e finaliza com um "@",
um exemplo deste código é apresentado abaixo:
<<echo=TRUE>>=
x <- c(1,2,3,4,5,6,7,8,9,10)
xm <- mean(x)
xm
@
Os comandos acima imprimem a média entre 1 e 10
02. Dentro do R, utiliza-se o pacote de tradução SWEAVE que transforma os comandos R num arquivo .TEX, basta ndo para isto chamar o comando sweave passando como parâmetro o nome do arquivo .RNW gerado (o pacote de tradução SWEAVE já vem instalado por default no R).
03. Em qualquer editor LATEX comum, WinEdit é um muito utilizado no windows, para o linux sugiro o Kile, pode ser realizada a geração do arquivo PDF, ou mesmo em outras extensões como RTF e HTML. Mas em minha experiência o formato RTF para abertura no Word ou mesmo no BrOffice não foi muito boa.
O aumento de produtividade com a automação da geração das análises estatísticas em conjunto com o documento final, permite que mudanças na base de dados da pesquisa não gere um imenso retrabalho, pois as análises são reexecutadas a cada tradução realizada no passo 02. De modo que a replicação das análises é feita de modo ágil e com o excelente padrão do LATEX.
Mais ajuda pode ser encontrada no seguinte referencial:
http://www.statistik.tuwien.ac.at/public/filz/students/SweaveExa.pdf
http://stat.epfl.ch/webdav/site/stat/shared/Regression/EPFL-Sweave-powerdot.pdf
0sem comentários ainda