Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Software Livre e Democracia Direta

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 2626 comentários | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 6609 vezes

Como o Software Livre pode ajudar a Democracia Direta  acabar com a corrupção no Congresso Brasileiro ?


Democracia Direta é a exercício da cidadania pelas pessoas comuns, sem os representantes políticos profissionais: vereadores,deputados e senadores. Os mercadores da corrupção, que semeiam a miséria, o analfabetismo e a alienação política na Nação”.

Anilton Oliveira

O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter e dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons.”

Martin Luther King


www.democraciadiretaja.net


Tags deste artigo: democracia direta corrupção congresso

2626 comentários

Enviar um comentário
  • 661d171ea55ed4c7a56ce235c3696fb0?only path=false&size=50&d=404Anilton Oliveira(usuário não autenticado)
    30 de Julho de 2009, 15:50

    Por que democracia direta ?

    Porque é a ÚNICA maneira de acabar com a CORRUPÇÂO e desperdício do dinheiro público no ESTADO.

    Os REPRESENTANTES ELEITOS perderam a função de representar as vontades do povo. Apenas defendem seus próprios interesses e dos partidos políticos. Presenciamos inúmeros casos de legislação em causa própria. A grande maioria dos partidos defende “grupos corporativos” com interesses privados, interesses particulares. Em detrimento do interesse público, do interesse coletivo,do interesse da sociedade, do interesse comum do povo. Gerando assim, um circulo vicioso maléfico à toda Sociedade e perpetuando a CORRUPÇÂO em larga escala.


  • Aurium minorAurium
    19 de Agosto de 2009, 14:03

    Já dizia Sérgio Amadeu...

    Sérgio Amadeu já disse que a internet possibilitará o exercício da democracia direta, como permite a interação de milhões em redes sociais de todos os gêneros.

    No passado a representatividade foi necessária porque não poderíamos levar debates e contabilizar tantos votos todos os dias. Hoje já poderíamos intervir muito mais nas decisões via internet ou celulares, caso os governos estivessem abertos para a participação pública.


  • Aurium minorAurium
    19 de Agosto de 2009, 14:11

    Software Livre e Democracia

    O movimento de Software Livre é fundamentalmente democrático o que já cria um bom vínculo com a idéia. Para viabilizar a participação o software não precisaria ser livre (vide Orkut), mas como confiar os rumos da sociedade em um código oculto? É preciso dar a sociedade a capacidade de validar o código. Então o software livre, mais que uma boa idéia, é essencial para a democracia direta.


  • 8f93fb445472595fa2bd8a7c3d781f93?only path=false&size=50&d=wavatarNelson Ferraz
    19 de Agosto de 2009, 15:22

    e-Government

    O software livre pode ajudar a criar um ambiente de maior transparência.

    Para começo de conversa, todas as Câmaras (municipais, estaduais e federais) deveriam publicar um Diário Oficial online, com feeds RSS e sistema de pesquisa e indexação. E não apenas cópias dos documentos de papel, como é feito hoje.


  • Rodrigo south park minorRodrigo Souto
    19 de Agosto de 2009, 15:35

    Software Livre

    Usar software proprietário para sustentar uma sociedade de Democracia Direta é cometer o erro de brigar por liberdade e fugir para dentro de uma prisão. Para o movimento se tornar realmente consistente e robusto, ele precisa ter as bases livres e não depender de nada a não o bem inerente dos seres humanos. Pelo menos de uma coisa nós temos certeza: se esse modelo de sociedade que depende somente da bondade, honestidade e ética das pessoas não funcionar, estamos todos perdidos...


  • Www.perlmonks.org minorruoso
    19 de Agosto de 2009, 18:13

    Entender como funciona o estado

    Acho que um dos problemas é que pouca gente entende como funciona a máquina pública. Vão aqui umas dicas dos documentos que você deve buscar na administração do seu município (para começar):

    - Lei de Diretrizes Orçamentárias: Esse é um documento super genérico, mas que dá o norte de como devem ser priorizados os investimentos (você consegue ele na camara municipal).

    - Plano Pluri-Anual: Esse é talvez o documento mais importante da administração pública. É nele que são definidos os programas e ações, e quanto poderá ser dispendido nos mesmos, mesmo que os programas não sejam todos executados, gastar mais dinheiro do que está ali, ou gastar dinheiro em coisas diferentes exige uma mudança no PPA. Você consegue esse documento na secretaria de planejamento.

    - Lei Orçamentária Anual: Essa é a concretização anualizada do PPA, e nesse caso é descrito em detalhes quais são os órgãos que vão receber esses recursos, e qual o destino que esse recurso deve ter. Esse documento você também consegue na secretaria de planejamento.

    Uma vez que você entenda esses três documentos, você vai conseguir tirar alguma informação útil do portal da transparência, onde vai ter a informação de quanto foi efetivamente executado (executado no poder público é o mesmo que gasto), e daí você pode conferir se o benefício está condizente com o valor gasto, senão você pode acionar o Tribunal de Contas do Município, do Estado ou da União (dependendo da origem do recurso).


  • Www.perlmonks.org minorruoso
    19 de Agosto de 2009, 18:15

    Documentos de orçamento

    Existe um local no softwarelivre.org que possamos subir os arquivos de LDO, PPA e LOA que conseguirmos?


  • 661d171ea55ed4c7a56ce235c3696fb0?only path=false&size=50&d=404Anilton Oliveira(usuário não autenticado)
    20 de Agosto de 2009, 12:55

    Sistema Olha Vivo

    É viável desenvolver um Super Portal com todas as informações de todos os funcionários públicos,câmaras legislativas, legisladores, governantes, membros do judiciário, partidos políticos, fornecedores dos municipios, estados e União, cartórios, detran´s, justiça eleitoral, ou seja , tudo que se refere a Nação ?

    Anilton Oliveira
    São Paulo-SP
    www.​demo​crac​iadi​reta​ja.n​et


  • Mao2011 minorDemocraciaDireta
    20 de Agosto de 2009, 13:15

    Sistema Olha Vivo

    Se for viável, como fazer para que o Sistema detecte qualquer "movimentação" dos agentes públicos.

    Anilton Oliveira
    São Paulo-SP
    www.​demo​crac​iadi​reta​ja.n​et


  • Aurium minorAurium
    21 de Agosto de 2009, 14:13

    Re: Sistema Olha Vivo

    Desenvolver o "Super Portal" é viável, mas de onde viria a informação? Melhor se pudermos coleta-la via internet. "Existem várias origens..." Não importa podemos coletar a informação como faz o bot do google.

    Bom início: Listar as fontes de informação.

    Se pudermos coletar a informação, poderemos notificar a atualização destas ou seus novos relacionamentos o que caracterizaria a "movimentação" dos agentes públicos que nos interessa.


  • Www.perlmonks.org minorruoso
    21 de Agosto de 2009, 15:08

    Re: Sistema Olho Vivo

    Se pensarmos ainda na questão do orçamento público, existira como fazermos um sistema que pega as informações dos Planos Plurianuais e Leis Orçamentárias Anuais e coloca elas todas em um formato estruturado que permita a análise.

    Existem algumas definições sobre como orçamentos devem ser preparados. Por exemplo, programas de governo podem ser de Gestão, de Apoio Administrativo ou Finalísticos. E eles tem que se enquadrar em uma classificação definido pelo governo federal:
    www.​teso​uro.​faze​nda.​gov.​br/l​egis​laca​o/do​wnlo​ad/c​onta​bili​dade​/por​tari​a42.​pdf

    Um sistema poderia então mostrar quanto que cada município/estado está planejando investir em cada uma das funções.

    Depois disso, a Lei Orçamentária Anual irá dizer qual unidade orçamentária (secretaria, instituto etc) vai gastar o dinheiro de cada um desses programas, e no final o portal da transparência mostra quanto foi efetivamente executado.

    Esse sistema podia permitir navegar isso em detalhes.


  • Rodrigo south park minorRodrigo Souto
    24 de Agosto de 2009, 12:08

    Sistema

    Se esse sistema fosse feito seria possível, ainda, fazer analises estatísticas dos benefícios e malefícios de um governo e as pessoas poderiam saber exatamente qual foi a eficiência deste governo. Com isso o número de pessoas desinformadas que votam de olhos vendados diminuiria drásticamente, além do mais, os políticos teriam medo de obter baixos rendimentos e gorvernariam adequadamente para conseguir um bom "score".


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.