Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Organizações de software livre de vários países formalizam colaboração

1 de Agosto de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1387 vezes

Organizações empresariais e sociais relacionadas com Software Livre/Código Aberto de ambos lados do Atlântico formalizam sua colaboração através do Acordo Atlântico no dia 29 de Junho de 2011.

As seguintes associações empresariais e sociais do âmbito do Software Livre/Código Aberto:

  • AGASOL: Asociación Galega de Empresas de Software Libre – Galicia, España.
  • ASL:  Associação SoftwareLivre.Org – Brasil.
  • ASOLiF: Federación Nacional de Empresas de Software Libre  - España.
  • CAdESoL: Cámara Argentina de Empresas de Software Libre – Argentina.
  • ESOP: Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas – Portugal.
  • SoLAr: Asociación Civil Software Libre Argentina – Argentina.

estiveram ao longo dos últimos meses a trabalhar conjuntamente com a finalidade de  estabelecer acordos e canais de comunicação como passo prévio para a realização de um Plano de Ação conjunto a ser executado em ambos os lados do Atlântico ao longo dos próximos anos. Estas atividades estarão orientadas para a geração e exploração de oportunidades de negócio, assim como melhorias de caráter social, difusão, apoio e assessoramento em questões  que afectam cada uma das entidades.

O Software Livre/Código Aberto propõe a geração e transferência de conhecimento de igual para igual. As organizações que firmam o Acordo Atlântico, que hoje se torna público, pretendem levar este princípio de âmbito empresarial e social para além dos respectivos ambientes em que operam.  Propõem-se também a aproveitar a experiência acumulada no desenvolvimento e exploração de tecnologias livres, bem como na geração de riqueza através de modelos de negócio baseados em Software Livre/Código Aberto, para a realização de projetos e ações conjuntas com impacto global.

O Acordo Atlântico constitui, portanto, a primeira pedra colocada por estas organizações para consolidar processos de internacionalização durante os próximos anos. Representa uma prova de maturidade e visão global das organizações participantes do acordo, que reforça o ponto alto pelo que o Software Livre/Código Aberto está a passar em todo o mundo e, particularmente, nos países hispânicos e lusófonos.

Fonte: Asl.org


Tags deste artigo: código aberto acordo atlântico software livre empresas

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.