Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Redes

Tela cheia

Apresentação

6 de Maio de 2015, 2:54 , por Paulo Santana - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 139 vezes

A comunidade de Software Livre em Curitiba sempre foi bastante ativa, e desde 2004 organiza eventos que tratam desse tema por meio de palestras, painéis/mesas-redondas, oficinas/workshops e install fests, sempre com inscrições gratuitas.

Nos últimos anos os membros da Comunidade Curitiba Livre assumiram a organização de alguns destes eventos como o FLISOL - Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre, o SFD - Software Freedom Day, o EFD - Education Freedom Day, e o Debian Day. No site da Comunidade é possivel ver uma lista completa de eventos de Software Livre que aconteceram em Curitiba desde 2004.

A Comunidade Curitiba Livre é um grupo de estudo que atua em prol do movimento de Software Livre na cidade de Curitiba e Região Metropolitana. Nossas atividades sempre são focadas no incentivo ao uso e desenvolvimento de Software Livre além de promovermos a liberdade do conhecimento.

Durante alguns anos a Celepar desenvolveu um projeto chamado Circuito Paranaense de Software Livre, que buscava organizar pequenos eventos de Software Livre nas cidades do interior do Paraná, dessa forma descentralizando as atividades.

Inspirados neste projeto, os membros da Comunidade Curitiba Livre estão desenvolvendo um projeto chamado Circuito Curitibano de Software Livre que consiste em, ao invés de termos apenas um grande evento de Software Livre aberto a todo o público da cidade acontecendo em uma data específica, pretendemos organizar pequenos eventos de Software Livre nas Faculdades/Universidades de Curitiba com foco no público local.

O objetivo é fazer uma ou duas noites com pessoas da comunidade palestrando e tendo os alunos da Faculdade/Universidade onde o evento está acontecendo como público alvo. O evento será totalmente gratuito, ficando sob responsabilidade da Comunidade elaborar a programação e convidar os palestrantes e sob responsabilidade da Faculdade/Universidade que está sediando o evento fazer a divulgação para os seus alunos.

A princípio o evento está sendo planejado para acontecer em Faculdades e Universidades, mas estamos disponíveis para organizar em qualquer outro local como escolas, empresas, associações, sindicatos, espaços de coworking, etc. Para acontecer, basta ter uma sala com projetor multimídia e cadeiras para a platéia.

Os membros da Comunidade e os palestrantes são todos voluntários, ou seja, não será cobrado qualquer tipo de remuneração pelo trabalho realizado. Nosso desejo é realmente estimular o uso e desenvolvimento de Software Livre, não estamos buscando fazer desses eventos uma fonte de renda.

Se você tiver interesse em receber um evento, entre em contato conosco através do email: contato@curitibalivre.org.br

Também estamos nas mídias sociais: